PplWare Mobile

SimCity já chegou ao Mac OS X

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Rochita says:

    Alguém me sabe explicar qual é a dificuldade das empresas de jogos a criar jogos compativeis com mac? Porque razão é que a apple não se esforça de maneira a queseja possivel instalar qualquer coisa? Acho que seria benéfico para a marca…

    • Não me parece que o problema aqui seja da Apple.

      As empresas de software é que acham que os mac não são um mercado que interesse.

      Mas esta tendência começa a ser invertida.

      Com o aumento de vendas de mac’s e com um publico cada vez mais jovem é natural que este comece a ser um mercado interessante e que depois os jogos apareçam.

      • Curioso says:

        aumento de vendas?

        aonde isso está escrito?

        é que os macs são tão caros e nada personalizáveis…

        • Nunes says:

          Em termos de vendas os Mac têm ganho cota de mercado desde há pelo menos 6-7 anos! Vendem-se 3x mais Macs do que se vendiam há 7 anos
          Nos últimos trimestres as vendas não têm aumentado mas as vendas de PCs têm caído muito mais do que as vendas de Macs, e por isso o Mac continua a ganhar cota de mercado
          Quanto a personalização, enganas-te! Tens menos escolha, é verdade, mas tens vários modelos que podes configurar na loja da Apple

    • Carlos says:

      Há várias razões, a principal é a dificuldade em criar código que funcione tanto no Windows como no OS X, porque, entre outras coisas e ignorando as enormes diferenças entre o C++ da Microsoft e o Objective C da Apple, as APIs são completamente diferentes.

      Não é por acaso que muitos dos jogos que existem para ambas as plataformas usam motores de jogos como o Unreal ou vários outros…

      • Carlos says:

        Ah, e não vamos esquecer o fator mercado… É que mesmo que se *todas* as pessoas que têm um Mac comprem o jogo, mesmo assim seriam menos que se só 10% das que tem um PC Windows o comprassem.

        Não é por acaso que para os telelés os jogos geralmente são inicialmente sempre para o iOS e só mais tarde é que aparecem as outras versões.

      • Nunes says:

        Não tem nada a ver com a linguagem pois o que interessa é a compilação final e a ligação ao SO e placa gráfica! Os grandes jogos são desenvolvidos com ferramentas próprias, que podem usar diferentes linguagens.
        De qualquer maneira o próprio C++ tb é suportado na ferramenta de programação da Apple, até podes usar no mesmo projecto com o Objective-C e C com as devidas precauções!

    • Rochita says:

      Não estou a par dos sistemas da linux ataulmente nem percebo sequer qual a dificuldade em adaptar os programas para esses sitemas, mas é onde muitos jovens torcem a orelha, é nessa incompatibilidade. Windows leva uma grande fatia do mercado só por causa disso. Sem pecar diria que metade dos jovens gosta de videojogos. A outra metade joga no facebook… por isso não lhes faz diferença.

    • Nunes says:

      O OS X suporta o OpenGL, no Windows é DirectX/Direct3D! A diferença de APIs implica investimentos extra para suportar mais do que uma plataforma. Durante muito tempo esse investimento não compensava por causa do tamanho de mercado.
      Agora, com o aparecimento de melhores ferramentas capazes de suportar várias plataformas, e com um mercado bastante maior no Mac, mais a sua associação ao iOS, muitos dos jogos já chegam ao Mac, alguns até ao mesmo tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.