Quem tem medo do escuro?
4 anos depois e com muita ansiedade e polémica à mistura, eis que chega finalmente às bancas portuguesas o tão aguardado e auto-denominado thriller psicológico de acção, Alan Wake.
O título desenvolvido pela Remedy Entertainment, é um exclusivo Xbox 360º, e apresenta-se como uma forte aposta da Microsoft para o ataque em 2010, ao reinado de consola dominante.
O jogo assume-se como sendo um misto de jogo de acção e um thriller psicológico, um mix que apresenta já vários títulos no seu cardápio, que vão desde o antigo Alone in the Dark, aos mais recentes Silent Hill passando pelos Resident Evil, com uma mecânica de missões ou capítulos muito à semelhança de X-Files ou Twin Peaks. No entanto é um género que ainda não se conseguiu impor definitivamente no panorama dos videojogos. Talvez pela ausência de acção fervilhante, ou pelo facto de grande parte destes jogos serrem baseados numa narrativa mais pesada e lenta, o certo é que, embora largamente aclamados pela crítica, este género não tem sido agraciado com novos títulos como seria de prever.
O título da Remedy, não tenta não fugir a estes conceitos e pretende colocar o jogador num ambiente de pressão psicológica constante, pintada aqui e acolá duma sensação de asfixia claustrofóbica durante a aventura. Tudo isto assente no grande protagonista do jogo, a História.
E a história começa precisamente quando Alan Wake, um escritor de sucesso que se apresenta com sinais de esgotamento, se refugia em férias com a sua esposa, Alice, na pacata e bela vila de Bright Falls (Washington), para descansar e fazer um reset. No entanto, o que prometia ser uma estadia tranquila e revigoradora, depressa se transforma num pesadelo culminado pelo desaparecimento de Alice. No papel de Alan Wake, temos a missão de salvar a nossa esposa e descortinar que Escuridão assola Bright Falls, ao mesmo tempo lutamos com outros humanos que entretanto foram assimilados pelo terror negro que assola Bright Falls.
Importa assinalar que a o jogo utiliza numa mecânica arrojada e algo inovadora a luz enquanto elemento de combate. À medida que Wake vai penetrando no mistério de Bright Falls, as sombras envolvem-no cada vez mais. Quando a escuridão cai sobre si, a luz torna-se o seu único aliado na luta por um novo amanhecer. Isto coloca um grave problema a Alan Wake, já que os inimigos ganham forças nas sombras e desde cedo a luz passa a ser o seu melhor aliado. Para ultrapassar estes desafios, os jogadores têm de combinar habilmente a utilização da luz com armas mais convencionais.
Estão então lançados os dados para uma aventura tensa que, segundo a equipa de desenvolvimento, se traduz em mais de 10 horas de longevidade e onde no seu decorrer se poderão aperceber de inúmeras influências do género, que nos fazem remontar não só aos títulos acima referidos como também a grandes obras cinematográficas, como “The Birds” ou mesmo “Poltergeist”.
Destaque para o facto de existir um cartão com um token que se encontra no interior de cada cópia nova de Alan Wake para receber o episódio do primeiro add-on do jogo. O episódio, que terá como título “The Signal”, estará disponível a 27 de Julho de 2010 no Xbox LIVE.
A história é interessante, e o jogo atira-nos para um imaginário quase sobrenatural … resta saber se na realidade as promessas se cumprem, portanto ... não percam a Análise do jogo em breve, aqui no PPLWARE.COM.
Este artigo tem mais de um ano
Já tinha visto no LikeTotallyAwesome e fiquei com vontade de jogar… mas não tenho Xbox 360º.
Este jogo era para ter saido para PC… Em fim tanta complicação ao torno deste jogo… Creio que foi ele que demonstrou as novas capacidade dos CPU’s intel nunca conferencia qualquer e agora só sai para Xbox… Buahh queria tanto jogar-lo 😀
Ya, devia vir com “Game for Windows” on it! 😀
É mesmo… que pena cancelarem a versao para PC… bah 😐
Vamos culpar a pirataria,
Porque saisse para PC seria bastante pirateado.
Na xbox foi o que se viu,.
Na verdade a “pirataria” também é culpada da crise mundial. Se as pessoas não fizessem copias digitais precisavam de as comprar, claro que a maioria das pessoas não iam comprar porque não tem dinheiro. Estas pessoas iam ter mais tempo livre que poderiam gastar a trabalhar para arranjar dinheiro para estes conteúdos(ou então gastavam no em coisas que os faziam esquecer os problemas que vivem). Estas pessoas ao trabalharem mais diminuíam a quantidade de trabalho aumentando o desemprego. Pessoas desempregadas não gastam dinheiro neste tipo de conteúdos(a não ser que vivam do crime).
“Pirataria” vs não comprar vs caos financeiro.
A melhor solução contra a “pirataria” é o bom senso.
PS. Eu sei que dramatizei muito.
XD que enrredo 😛
Mas tipo a pirataria não é justificação, eu não sou santo mas compre um bom jogo de tempos a tempos… Os outros se nao fosse a dita pirataria nem me daria ao trabalho de jogar.
Pode ser que mais tarde lancem para PC
@kekes
É exactamente isso que acontece(no geral) com as pessoas, não compram sempre original porque não tem dinheiro(não acredito que alguém prefira ilegal se tem possibilidade de ter o produto “bom”).
Os copyright owners pensam que produto “pirateado” é dinheiro que não entra no bolso deles, mas em mais de 90% dos casos não entrava de qualquer maneira e assim as pessoas ganham cultura, fogem dos problemas(de maneira saudável), etc.
Sou de opinião que sempre que possível se deve usar produtos licenciados, mas se não há outra hipótese…
Segundo a Remedy ainda pode ser a vir lançado, basta as palavras mágicas por parte da Microsoft xD
X360 ON POWER! 😀
“(…) mais de 10 horas de longevidade (…)”
Mais de 10 horas podem ser 11 ou 100…
Se forem 11 parece-me muito pouco.
x2, se forem só pouco maisde10 não vale a pena. Para mim um bom jogo tem de ter pelo mais de 32 horas de longevidade (coisa muitissimo rara nos dias de hoje 🙁 )
Joga Mass Effect 2 então, dos jogos mais recentes deve ser o que tem mais horas, depende da dificuldade, mas passar na dificuldade máxima podes ter até mais de 32 horas, Assassins Creed 2 tenho 30 horas e um archivement por completar, depois tens o GTA 4 juntamente com os dois Episódios, podes ter umas 50 horinhas, eu tenho perto de 90 horas.
Isto é “Copy&Paste” ao Silent Hill… puro e duro! Ao menos os gráficos estão melhores. Até a ideia da luz espantar monstros.
Pensava que só o cinema asiático era copiado pelos americanos, parece que chegou a vez dos jogos.
Sem a menor das dúvidas…
Não joguei o jogo, mas pelos trailers in-game que vi não me parece que seja igual ao silent hill, e os silent hill acho que só não joguei o ultimo. Parece-me a mim que dizerem que é copy past é mesma coisa que dizerem todos os FPS são iguais…
Tenho este jogo desde sexta feira que foi o dia que saiu, a versão Limited Collectors Edition xD
Adorei http://img291.imageshack.us/g/imagem107.jpg/
O ambiente fez-me lembrar a série twin peakes
Excelente jogo.
Está na minha lista de jogos a adquirir futuramente.
🙂