Primeiro jogo português para PlayStation®3…
… Under Siege …. Já tem Site Oficial. No Mundo dos Videojogos, relativamente poucos têm sido os projectos portugueses a verem a luz do dia, e menos ainda os que tem tido considerável aceitação pela parte da comunidade gamer. Isto deve-se a muitos e diversos factores, que provavelmente dariam um outro artigo no site.
No entanto, existe uma companhia portuense que se encontra a remar contra a maré, a Seed Studios. A Seed Studios encontra-se neste preciso momento a braços com um projecto que promete ser bastante aliciante, Under Siege. Como uma cereja em cima do bolo, lançou esta semana o site oficial do jogo.
Under Siege é o primeiro título desenvolvido em exclusivo para a PlayStation®3 pela Seed Studios. Aliás, é o primeiro título desenvolvido em Portugal, exclusivo para a PlayStation®3. Com o lançamento do seu site oficial, http://www.undersiegegame.com/, a mesa está posta. Só falta servir o prato principal.
Ainda não tendo data oficial de lançamento prevista (último trimestre deste ano?) trata-se dum jogo de estratégia e acção que se desenrola num ambiente medieval de fantasia e que tem como objectivo controlar um pequeno exército de soldados que, ao avançar pelos níveis, vai recrutando novas facções de aliados das mais variadas espécies de soldados presentes no mundo de Under Siege. Cada um destes aliados acrescenta novos elementos à jogabilidade: desde os habituais soldados que servem para o combate mais directo, arqueiras para o combate à distância, outros que plantam bombas no solo e que explodem quando em contacto com o inimigo, curandeiros que tratam dos feridos, entre muitos outros.
Até ao lançamento do jogo é no site oficial de Under Siege, que se pode encontrar toda a informação sobre este jogo de estratégia, as últimas novidades, diversos conteúdos multimédia para download e um fórum de discussão.
«É neste sítio que será concentrada toda a informação e novidades sobre o jogo e também o ponto de encontro da comunidade Under Siege. Queremos que seja um espaço de partilha de opiniões e dicas sobre o jogo, onde estão desde já convidados a deixar o vosso feedback», refere Pedro Flores, Marketing Manager, da Seed Studios.
O portal aposta na qualidade gráfica, na fácil e intuitiva navegação e na selecção equilibrada dos conteúdos. É composto pelos menus: Home onde se encontra um resumo e as notícias mais recentes acerca do Under Siege; Game onde é feita uma descrição das principais características técnicas do jogo assim como parte da sua mecânica; World onde se encontra a base da história do jogo e dos principais heróis; Units onde é possível visualizar algumas das unidades do jogo em 3D e ficar a conhecer algumas das habilidades de aliados e inimigos; Community onde decorrerá o fórum, com presença assídua dos produtores do jogo; Media uma área com conteúdos multimédia para download como screenshoots, gameplay vídeos, wallpapers e avatars.
O site conta ainda com links para as redes sociais Twitter, Facebook e Flickr onde o jogo também marca presença. Assinado pela Miscode e com design gráfico da Púrpura o site Under Siege foi desenvolvido ao longo de um ano e contou com uma equipa de 15 profissionais.
É em http://www.undersiegegame.com/ que, a partir de hoje, os utilizadores «vão pela primeira vez tomar conhecimento dos heróis do jogo e das unidades que podem controlar, onde vão ter acesso a novas imagens do jogo e da arte conceptual, e acima de tudo, a apresentação do primeiro vídeo de gameplay que decorre e que foi gravado tal como se fosse um jogador a jogar, e também um vídeo do editor que vem incluído com o jogo onde se demonstra todo o seu potencial», acrescenta Filipe Pina, Produtor do Under Siege.
O Under Siege está a ser desenvolvido em Portugal há mais de dois anos e em breve estará disponível em exclusivo através da PlayStation® Network. Até lá, este jogo desenvolvido pela Seed Studios vai partilhar todas as novidades em http://www.undersiegegame.com/
Entretanto foi lançado também um outro vídeo que nos mostra algumas potencialidades do Editor de Under Siege:
Sobre a Seed Studios:
A Seed Studios é uma empresa portuguesa, sedeada no Porto. Foi criada em 2006 com o objectivo de desenvolver jogos para as mais variadas plataformas. Os anteriores projectos da Seed Studios incluem 3 jogos para a Nintendo DS:
- Toyshop
- Sudoku for Kids
- Aquatic Tales
Site Oficial de Under Siege aqui.
Site da Seed Studios aqui.
Este artigo tem mais de um ano
so uma correcçao: a hiperligaçao o sitio esta errada
Isto de escrever antes do pequeno almoço…
“A hiperligaçao para o sitio do jogo esta errada ”
😉
Ainda bem que tomei o pequeno-almoço antes de fazer a correcção … 😛
Corrigido!
Obrigado pelo aviso!
Boas noticias entao!!
Desta vez ninguem veio comprar a ideia a Portugal.
Normalmente o que Portugal faz de bom, antes de exporem ao mundo, alguém vem cá e compra a ideia. Portugal inventa “um sistema robótico qualquer” vem os americanos apresentam os dólares e lá se vão os crédito de desenvolvimento para os portugueses.
Se bem que aqui nao tem muito a ver, mas pronto ao ler este post veio-me à cabeça este assunto. 🙂
Desta vez Portugal foi buscar a ideia a outro lado.
Age of Empires para ps3…
Deves tar a brincar. Ainda por cima foste buscar o pior exemplo possível, enfim…
É que isto não tem mesmo nada a ver com Age of Empires.
Só por ser um RTS agora é copia de Age of Empires, antes de AoE já haviam centenas de RTS, por isso AoE também é uma cópia desses jogos?
E ainda por cima, AoE é muito mais baseado na construção da base, recolha de recursos, só para depois haver as batalhas, mas o Under Siege só foca mesmo as batalhas em si.
Pior exemplo as in AoE é um mau jogo? LOL… Em que mundo vives? No das cavernas só se for… AoE é um clássico, que certamente toda a gente/quase toda a gente jogou na adolescência… Mas realmente ver o trailer, traz à memória o Aoe, sem dúvida… Mas daí a ser um mau exemplo, lol.
das duas uma…ou não leste este artigo ou nunca jogaste age of empires…
So para informar a quem gosta de AOE, que irá sair em breve a versão gratuita e bastante melhorada desse grande jogo e online
É verdade. Age of Empires Online foi recentemente re-confirmaddo pela Microsoft.
Podem ler tudo no seguinte artigo do Forum:
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=6883
De AOE não tem nada…
Concordo… vende-mos tudo o que é bom e o que é mau ficamos com eles.. enfim!!!
Mas vá ainda existem exçeções!!!!
Parabens à empresa!!!!! espero que continue assim o jogo parece estar muito fixe!!!
Parabens Seed Studios!!!!
É perfeitamente normal isso acontecer. Cá em Portugal ninguém tem capital e interesse para investir nos nossos.
Os Americanos como são mais “vivos”, aproveitam e bem as ideias, e quem as vende não tem grandes opções senão ficam cá a ganhar teias de aranha.
Importante é que os Portugueses aprendam uma coisa… saber vender bem as ideias. Em vez de ceder os direitos totais, vender o produto a boas distribuidoras norte-americanas, mantendo SEMPRE os direitos sob o produto. Com o tempo, para além de dinheiro, ganham notoriedade nesse mercado.
Todos os que fizeram isso, que conheço, foram trabalhar lá para fora (onde lhes dão valor) e têm grandes vidas. E voltar para Portugal? … só mesmo para visitar a familia e mesmo assim preferem pagar a passagem para eles lá irem…
Este país não merece muitos talentos que tem e acho bem que procurem a sorte lá fora, porque cá ninguém lhes dá valor… a não ser que fale “Prontus.. eu acho que.. prontus…” e jogue à bola.
concordo contigo, mas olha que também não falas muito melhor que os dos “prontos”. lol
diz-se ” a não ser que DIGA “Prontus.. eu acho que.. prontus…” e jogue à bola. ”
e não percebi aquela do pagar a passagem. bilhete, talvez?
isto do acordo ortográfico dá cabo da cabeça ao pessoal. não o usem e pronto. lol
http://www.priberam.pt/dlpo/firefox.aspx?pal=passagem
http://www.priberam.pt/dlpo/firefox.aspx?pal=fale
Ps. Tudo antes do acordo ortográfico.
Espero ter esclarecido as tuas dúvidas. 😉
@ a Friend® Na defesa da ignorância e mais além!
um tanto verdade isso que disseste….. mas desta vez não se trata só de uma empresa portuguesa, é portuguesa e do Norte (carago) 🙂
Resta-nos dar um empurrãozinho a empresas como estas, pequenas na dimensão (não minimizando! Isto quando comparada com gigantescas empresas internacionais), mas grandes na qualidade e inovação, Go SeedStudios 🙂
Muito bom. Esta área está pouco explorada em Portugal, com tantos e tão bons programadores é uma pena não se apostar mais.
Parabéns pela iniciativa, poderá ter um efeito positivo e despertar outros projectos.
Realmente Gilberto focaste um ponto muito importante …
Portugal tem efectivamente muitos e bons programadores … no entanto há inúmeras dificuldades (a maior parte financeira e negocial) para abarcar estes tipos de projectos.
Por outro lado, torna-se também necessário que as mentalidades equipas de desenvolvimento, de edição, de distribuição comecem a mudar um pouco as suas visões e mentalidades no que respeita ao mundo dos videojogos.
Um exemplo disto mesmo poderia ser o Advertisement in Game, que poderia potenciar mais income tanto para as equipas de projecto como para as marcas que nelas invistam.
mais noticias sobre software e tecnologia portuguesa é um must. talvez uma secção dedicada ?
Os meus parabéns aos criadores do jogo.
É de apoiar estas iniciativas!
a saucy question: já há rumores dos Ouros que vai custar? :-/ não que isso interesse muito lol
Gostei ^_^
Meus amigos, parece que já conseguem correr backups de jogos na PS3 simplesmente usando uma pen usb!
Boa iniciativa 🙂 mas tem um senão que vemos na jogabilidade do video. RTS não é para consolas. Se FPS ainda passa, RTS na consola é lento e frustante… Na minha opinião claro. Mas prontos que venha e que receba boas criticas é o que estou a trocer.
Sim kekes, há sempre aquela dúvida se de facto um RTS funcionará tão bem em consola como em PC… Mas o jogo será compatível com o PS MOVE, algo que me deixa com enormes expectativas. Teremos uma nova forma de interacção e controlo das unidades num campo de batalha…
A 13 de Agosto de 2009, a revista Visão publicou um artigo sobre este jogo e sobre esta empresa. Também fazia um levantamento sobre a indústria de videojogos e do caso português – na altura falavam da primeira pós-graduação em Design de Videojogos na escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos.
Falava-se, então, de um orçamento de 1 milhão de euros para a produção deste videojogo.
“outros que plantam bombas no solo e que explodem quando em contacto com o inimigo” = “outros que colocam minas no solo”
parabéns à equipa. parece-me interessante.
Tudo bem Kekes?
Este jogo será compatível com o novo comando para a PS3, o Move pelo que sei…Também estou curioso para perceber se a jogabilidade dos RTS´s resulta melhor neste tipo de comando.
Aguardo que o jogo chegue à PSN para o experimentar. Força Seed Studios! 😉
Sendo bom, e português, acho uma boa aquisição para poder impulsionar os developers nacionais 😉
o tipo de jogo não é a minha praia – demasiado entediante para mim
no entanto dou os parabéns aos developers
cumpz
hmmm…. um rts jogado com o commando PS3… tem tudo para dar torto… espero que me engane. talvez com MOVE
Sim, o Move poderá trazer algumas novidades interessantes quanto à jogabilidade…