Pokémon GO: Será que a Nintendo criou um espião?
Desde que foi lançado, o Pokémon GO, o jogo de realidade aumentada criado pela Niantic Labs em parceria com a Pokemon Company, tem sido um enorme sucesso. Segundo os últimos dados, este jogo fez já crescer as acções da Nintendo (que detém um terço da Pokemon Company) em mais de 35%.
Mas nem tudo têm sido boas notícias.
De acordo com dados recentes, o Pokémon Go está instalado em mais equipamentos Android do que o popular Tinder e até tem mais utilizadores activos que o Twitter.
Dados da SimilarWeb indicam que o Pokémon Go é jogado em média 43 minutos por dia, um valor superior ao associado ao WhatsApp ou ao Instagram.
E a privacidade, é garantida?
Uma das coisas que certamente muitos utilizadores não se aperceberam aquando da instalação é o facto do jogo solicitar acesso completo à nossa conta Google. A questão que se coloca é se, de facto, a Niantic e a Nintendo têm algum objectivo em obter dados dos utilizadores ou simplesmente se trata de um “descuido épico”, tal como refere o analista Adam Reeves.
Now, I obviously don’t think Niantic are planning some global personal information heist. This is probably just the result of epic carelessness. But I don’t know anything about Niantic’s security policies. I don’t know how well they will guard this awesome new power they’ve granted themselves, and frankly I don’t trust them at all. I’ve revoked their access to my account, and deleted the app. I really wish I could play, it looks like great fun, but there’s no way it’s worth the risk.
Mas o que significa total acesso à conta Google?
Em traços gerais, com estas permissões, é possível:
- Ler todo o e-mail
- Enviar e-mail
- Aceder a todos os documentos do Google Drive (podendo até apagar os mesmos)
- Ver histórico de pesquisas
- Aceder às fotografias presentes no Google Photos
- … e muito muito mais.
Se tem actualmente o Pokémon GO instalado e lhe faz confusão este nível de permissões, basta que se autentique no site da Google (aqui), procure por Pokemon Go Release e remova as permissões. Curiosamente, a remoção das permissões faz com que o jogo deixe de funcionar (apesar de existirem vários utilizadores que já indicaram que o jogo continua a funcionar).
Depois de remover estas permissões pode criar uma conta no Pokémon Trainer Club, que não requer o acesso a tantas permissões. Em alternativa, pode criar uma nova conta Google com os dados mínimos. Até ao momento ainda não há qualquer reacção por parte da Niantic Labs.
Além da questão da privacidade da app original, é obrigatório ter cuidado também com os apks maliciosos que têm surgido e que estão disponíveis na Internet.
Actualização: Segundo algumas informações, este é um problema que afecta mais os utilizadores do iOS. Entretanto, a Niantic já respondeu a Adam Reeve.
So Niantic have come out with a statement which you can read over at Polygon. The summary is that they acknowledge the issue and are working on a fix for the app. Google are also working to change the privileges given to existing users so hopefully it should be resolved for everyone soon.
I’m really happy they’re addressing the problem promptly, my intention was only ever to get some attention after my initial attempts to contact the developers failed.
Now everyone go catch some Pokemon 🙂
Este artigo tem mais de um ano
Ler todo o e-mail ???
Existe pessoal mesmo crente, com o meu xiaomi só lhe dou o acesso especifico, as APPs tentam aceder a certas permissões, mas a miui não deixa antes de me informar 😉
Que bom, só tens de entender que nem todos têm um Xiaomi não é? 😉
Nem toda gente quer um Xiribi.
Que bom, só tens de entender que nem todos têm um Xiaomi não é? 😉
Comentário mesmo à fanboy e ignorante.
Não é acesso ao teu telemovel, é acesso à tua conta da Google.
O teu telemovel até pode estar desligado!
A permissão é solicitada no telemóvel para o app que está sendo instalado. Portanto é o app que têm a permissão de utilizar ou não as permissões que solicitou.
Eu também tenho a MIUI, que é o Android da Xiaomi, e o S.O. pergunta se eu quero mesmo deixar alguns apps usar a permissão que eles próprios pediram. Ou seja, o app já instalado com as permissões, mesmo assim é comum o S.O. me perguntar se quero mesmo deixar tal app usar o GPS, por exemplo.
Quanto ao caso específico do Pokemon Go, não estou por dentro de como é feita a instalação ou o pedido de permissões. O pedido padrão de permissões é feito pelo S.O., reportando o que está nas configurações do app, ou seja, não é o app que pede permissão ao usuário, pois o app ainda não foi instalado, é o S.O. que informa quais permissões são solicitadas para o app e se o utilizar quer mesmo instalar o app. Se o app posteriormente pede outras permissões, aí é outro caso.
Não é nada a App!
É o serviço online que está a ser autorizado.
Estás a dar um certificado à Niantic para aceder à tua conta quando quiser.
E no iOS, achas que não tem permissões granulares?
Achas que é com esse diálogo da Google que vais autorizar alguma coisa?
Já pareces os fanboys dos iphones….
Tenho o jogo instalado e não tenho entrada nenhuma de permissões na página de segurança do Google.
Aliás, no artigo do Adam Reeves que referem, ele já actualizou com esta mensagem:
“Quick update – this seems to be inconsistent. It only seems to happen on iOS, but it doesn’t happen for everyone on iOS. If you fancy helping out join the conversation on Twitter! “
Com a mudança de conta não vamos perder todo o progresso que já temos no jogo?
Em princípio não, visto que a conta Google não muda, os dados estão lá armazenados. (especula-se isto)
Bom dia, queria deixar este link.
http://www.androidcentral.com/pokemon-go-security-concerns-are-ios-only
Demonstra que esse “erro” só acontece em iOS, e está supostamente a ser corrigido, não confirmei no meu Android ainda, mas pronto, foi o que encontrei acerca do assunto
Ora um site pro-Android a botar as culpas para a Apple!
Que novidade!
Não tem nada a ver com a Apple, é só mais uma falha da Google, aguentem-se
Mas ao menos leste sequer o artigo do link?
Ninguém está a colocar as culpas na Apple. E a culpa também não é da Google, é da Niantic (que já assumiu o erro publicamente).
E sim, neste momento o problema apenas afecta dispositivos iOS. Se não acreditas na fonte que foi colocada vai tu procurar outras, que não faltam outros sites a reportar o mesmo.
Vê lá se deixas de ser fanático…
A falha é da criadora do jogo e só afecta iOS, mas em nada a Apple tem culpa, e muito menos a Google.
Não afecta os dispositivos iOS, afecta a versão para iOS, mas também há quem diga que afecta algumas versões para Android.
Ninguem coloca as culpas em cima da Apple, mas isto é um bug que só afecta iOS, até sites pro-Apple o dizem
http://www.macworld.com/article/3092458/ios/pok-mon-go-for-ios-requires-full-google-account-access.html
Se fossem só eles a serem espiões estávamos nós bem..
curiosamente, apesar de ter login feito com a conta google, nessa página não me aparece a app… é estranho.
Nem a mim me aparece.
Esse problema está a ser corrigido pela empresa do Pokemón e da Google em conjunto, apenas não disseram para quando.
Dizem que nenhuns dados estão em causa pois não são sequer usados.
Ter android, e falar em aceder as nossas informações de um jogo é até ironico xD
Visto que o Próprio android faz mt bem já essa função, basta analisar um pouco o trafego que se passa na rede com o nosso android.
Acontece principalmente em iOS , mas em android 6 também há relatos , e a inconsistência é comum. O que vi foi os de android a afirmar que sendo a niantics é uma spin off da Google , logo não é problema
Abc
A Google teve essa empresa durante uns anos, como não conseguiram tirar nada, venderam-na no ano passado…
Gestão Google…
Ainda tem. Investiu 30 milhoes em capital.
Uma falha de segurança que só tem a ver com a Google, acontece o previsível: botar as culpas para a Apple!
Mete nojo!
É azia meu caro. Esta tua obsessão é azia, não “botes” as culpas em mais ninguém.
Passas a vida nisto…wtf!
Que excelente oportunidade de estares calado que acabaste de perder.
Isto basta a Google lancer uma actualizacao do iOS e acabam-se os problemas
O jogo nao pertence a nintendo
Pokémon pertence à Nintendo através de várias holdings, o jogo em questão é desenvolvido por outra empresa em parceria com a Nintendo, evidentemente.
Não encontro o jogo na APPStore Portuguesa… já há?
Até curtia experimentar!
Ena, tanta gente a arranjar desculpas. Imagino como seriam os comentários se o jogo fosse feito pelos mauzões. 😛
http://gizmodo.com/can-pokemon-go-really-read-all-your-emails-1783479136/amp
TLDR: não, não consegue. Quem já usou a API da Google sabe que há permissões específicas para cada uma das suas Apps. De qualquer das formas, ja foi investigado que o token de acesso não permissões para o Gmail
Atenção que foi lançado ontem um update para a versão iOS do jogo que corrige isto. Quem estiver a usar é favor fazerem o update na Apple Store do país que usaram para descarregar o jogo.
full google account access. Isso é para os parvos que clicam em aceitar tudo…….
Não vi, não quero ver nem instalar essa crap…. nem poketrouxa do passado nem pokeignóbil do presente. Mas cada um responde por si. E pelo que aceita para “jogar” com uma app…. dita gratuita, mas que tem demasiados entrelinhas e segundas intenções……….
Boas.. no meu caso aparece “tem acesso a informações básicas da conta” será que no entretanto mudaram?