O Renascimento da lendária Sierra
Quem se lembra de Police Quest? Space Quest? E de King's Quest? E das aventuras do atrevido e carismático Leisure Suit Larry?
Bem ... se se lembrarem, certamente se recordarão também do nome da equipa que estava por detrás desses jogos, a Sierra.
A Sierra está de volta e King's Quest é uma das pérolas da coroa que podem assim voltar a ver a luz do dia.
Com uma história de grande valor no Universo dos Videojogos e que trouxe ao Mundo alguns dos mais carismáticos e interessantes jogos (e personagens) de sempre, a Sierra renasce das cinzas e este é um momento que todos os fãs que acompanharam a marca na década de 80/90 deverão celebrar.
Jogos como Leisure Suit Larry, Space Quest ou King's Quest foram alguns dos primeiros jogos que muitos de nós jogámos e, de certa forma, moldaram a forma como os jogos modernos se desenvolveram.
o foco desta "nova" Sierra aponta para estúdios de desenvolvimento de jogos Indie inovadores e tecnologicamente evoluídos, incluindo novos IPs e relançamentos de alguns dos mais amados e emblemáticos jogos da Sierra. A atracção principal da linha de jogos Indie desta "nova" Sierra é King's Quest (nova versão a ser lançada em 2015) e um novo jogo, Geometry Wars ainda com expectativas para ser lançado este ano, em tempo de férias.
Adicionalmente a equipa da Sierra encontra-se empenhada em descobrir e apoiar o desenvolvimento de projectos Indie, para lançamentos ainda este ano, 2015 e no futuro.
Em desenvolvimento pelo estúdio The Odd Gentlemen (The Misadventures of PB Winterbottom), Quest King apresenta-se como sendo uma versão totalmente reimaginada do clássico jogo da Sierra. Sendo grandes fãs de King's Quest, os elementos de The Odd Gentleman encontram-se a criar uma nova aventura com um novo estilo de arte inspirador, com quebra-cabeças envolventes, e uma narrativa interactiva maravilhosa e cheia de humor. Nesta nova história, o Rei Graham - referenciado como o maior aventureiro de todos os tempos - partilha as aventuras da sua vida com a sua neta, Gwendolyn. É através destes contos que Gwendolyn descobre a verdadeira grandeza do seu avô. O lançamento de King's Quest está previsto para 2015.
As notícias sobre o regresso e futuro da Sierra foram recebidas com grande entusiasmo pelo seu fundador original, Ken Williams. "Estamos muito orgulhosos do que criámos ao longo de todos esses anos com a Sierra Online e as notícias sobre o relançamento da Sierra como apoio de projectos Indies é muito encorajador", referiu Williams. "Estamos ansiosos para ver o espírito independente da Sierra renascer, e aguardamos ansiosamente por ver o que The Odd Gentlemen vai fazer com King's Quest."
A Sierra foi fundada em 1979 por Roberta e Ken Williams que, com a sua paixão por contar histórias, um único microcomputador 8-bit Apple II e com as tecnologias ao seu dispor na altura ajudaram a criar jogos de aventura com uma paixão e intensidade que revolucionaram para sempre a indústria dos videojogos. Hoje, uma nova geração de artistas e empresários independentes encontram-se a usar essa mesma atitude inventiva com as mais recentes tecnologias para criar experiências de jogo incrível, e é aí que Sierra entra em campoo.
Com a popularidade e acessibilidade das plataformas de distribuição digital, como o Xbox Live, a PlayStation Network ou Steam, a nova Sierra vai tentar atender às necessidades de cada estúdio Indie, ajudando desde o desenvolvimento dos jogos, como relacionamento com outras entidades importantes no ciclo de produção, bem como apoio ao nível de marketing e distribuição digital/físico.
"O objetivo da Sierra é encontrar e trabalhar com equipas de desenvolvimento de jogos Indie que tenham projectos próprios com valor, ou apaixonados pela marca e história da Sierra, aproveitando a nossa experiência para os ajudar a trazer essas divertidas e excitantes experiências para os jogadores com o nível de visibilidade e consciência que elas merecem", referiu Bob Loya, Sr. Diretor de Desenvolvimento Externo. "Além da Lucid Games e The Odd Gentleman, estamos em conversações com um grande número de outras equipas de desenvolvimento Indie, e mal posso esperar para partilhar mais detalhes com os fãs num futuro próximo."
O primeiro título definido para iniciar sob a marca Sierra é Geometry Wars3: Dimensions da Lucid Games. Geometry Wars3: Dimensions corresponde à evolução da frenética jogabilidade de Geometry Wars, e vai apresentar em acção 3D os modos multiplayer cooperativo e competitivo, pela primeira vez na franchise. Além de uma campanha singleplayer completa com mais de 50 desafios únicos e mais de 10 modos de batalha - dos quais cinco são novos para a série - Geometry Wars3: Dimensions apresenta uma progressão dinâmica e persistente, oferecendo aos jogadores uma nova experiência de cada vez que jogar o jogo. Geometry Wars3: Dimensions está previsto ser lançado ainda este ano.
"Graças à Sierra, estamos a planear o lançamento de Geometry Wars3: Dimensions em mais plataformas do que nunca", adiantou Pete Wallace, Studio Head da Lucid Games. "Estamos entusiasmados em poder trabalhar com a equipa Indie da Sierra para trazer a próxima geração de jogabilidade Geo Wars a todos os nossos fãs, apaixonados e leais, e estamos ansiosos para vos ver a todos online!"
Homepage Sierra
Este artigo tem mais de um ano
Fantástico! Sierra, LucasArts e outras editoras fizeram parte de um número infindável de horas de puro prazer e entusiasmo.
Recentemente voltei a jogar Police Quest 4, um dos famosos jogos Point&Click da Sierra, é algo que me traz um efeito nostálgico muito bom, contudo com o tipo de ecrãs e resolução que obtemos é relativamente difícil digerir a baixa resolução da altura.
Outro jogo que voltei a jogar recentemente foi o Day of the Tentacle, é também relativamente difícil digerir o grafismo mas o gozo pela aventura gráfica é brutal.
É com muito agrado que vejo este tipo de relançamentos Indie, recentemente comprei o Broken Sword 5 (lançado em 2 episódios) via Steam, este jogo só viu a luz do dia pq foi lançado via Indie, as grandes editoras hoje em dia só apostam em blockbusters que lhes garantam retorno.
Este post (quase) me fez entrar em êxtase: foi a melhor altura para os jogos e sem dúvida essas companhias foram as grandes visionarias! La vou eu gastar dinheiro em jogos outra vez…
Felizmente eu e os meus primos (algo) mãos velhos fomos felizardos: vivemos o temp do Commodore Amiga 500/1200, CGA, EGA, VGA, SVGA, Sound Blaster, do começo de jogos em CD e dvd, etc e o “boom” da informática. Aí foi a altura de jogos INTELIGENTES e cheios de magia, algo escasso hoje em dia.
Ja não me lembro de comprar jogos de consola/PC visto que as grandes editoras (e os jovens) apostam em jogos “originais”: Zombies a 720p + pum pum o um + troca arma +nova arma + pum pum pum. Depois compras outro jogo e…..Aliens + pum pum o um + nova arma + pum pum pum…ahhhhhhh mas desta vez a 1080p e muitas explosões! Fenomenal …
Adorei os jogos da Sierra.
Joguei todos os Space Quest e o tão famoso Leisure Suit Larry 😀
É bom voltar a ver a equipa no ativo
Eu adoro o Ceaser III
Verdade Marisa, a quantidade de horas que passei a jogar Caeser. Alem da nostalgia que esta editora nos trás pelos seus Point&Click 🙂 bom saber.
Hoje em dia é criada uma grande expectativa em tornos dos jogos, principalmente nos grandes título.
Criam grandes campanhas de marketing que envolvem certamente o pagamento a revistas para falarem bem dos seus jogos e criar aquele “Hype” que leva os gamers a comprarem muitas das vezes sem jogar ou terem que esperar meses ou até sem previsão de lançamento, (falo por experiencia própria).
Saudades dos bons jogos.
Concordo totalmente, actualmente (tirando o sims eheh) apenas consigo jogar os antigos… O Caesar ainda tenho em CD, o Age of Mythology, Unreal Tournament.. opa… e adorava o lemmings e goblins… concordo totalmente quando falas das expectativas, para mim hoje os jogos são 100% imagem e gráficos e nada em interesse, adrenalina, descoberta, surpresa…
Ainda me lembro de jogar o 1º GTA… bem que brutal… esmagar os homenzinhos vestidos de laranja, conduzir o comboio e o autocarro.. eheheh.. agora.. o jogo até incentiva à prostituição, violação, etc…
Repito contigo… saudades dos bons jogos 🙂
Eu desconfio que nós, os nostálgicos, devemos ser todos mais ou menos da mesma idade (30 – 45) 🙂
Pergunta se calhar algo inocente: é possível conseguir esses jogos e jogá-los em Windows 8.1? (Sem problemas de gráficos, som etc). Isto sem grandes aventuras (ou seja, sem meter-me com máquinas virtuais, e instalações demoradas) quero dizer.
eheh 29 here, tive a sorte de começar muito cedo a gostar de computadores, pelos 12/13 anitos eheh.
por acaso não sei… eu tenho o windows 7 e nunca teste no windows 8
Age of Mythology o que me lembras-te… Que vicio!
Lembro me de passar horas enquanto pequeno a ver os meus pais jogar, sim porque apesar de já terem quase 60 anos ainda são gamers, o meu pai viciado em jogos de estratégia e a minha mãe me plataformas e puzzles ao estilo terror, acabou todos os Tomb Raider, Resident Evil entre outros…
Quem sai aos seus não degenera. 😀
lemmings, the dig, captain commic, creature caves… xD
Marisa, mas no Windows 7 como fazes para jogar esses jogos de DOS ou Windows 95? Onde posso consegui-los?
Bem, eu tenho-os em CD… e consigo instalá-los/jogar, se os conseguires ‘sacar’ devem dar.
DOSBox: http://www.dosbox.com/
Thanks Hugo! Vou procurar isso 🙂
Quem é que se lembra do Phantasmagoria? 🙂
Grande jogo.
adorei, jogava novamente.
Disponivel no GOG. Aproveita.
Há coisas que nunca se esquecem 🙂
Disso e de meter o DOS/Windows 95 e ter que correr 1o o Setup, escolher VGA, SVGA ou que placa de som tinha (adlib, SB, SV Pro, SB AWE 32 …), o endereço da placa (algo…220) etc etc. Lol era complicado começar a jogar 🙂
O melhor jogo de todos os tempos da sierra : Jones in the fast lane. Que saudades…
Fantástico jogo! ainda no outro dia falei desse jogo a uns amigos meus lá na loja! As horas que passava a jogar isso 😀
tribuno a Sierra
https://www.youtube.com/watch?v=WIr-hxohfGo
Sierra !!!! Ainda tenho por aqui algures o “meu” Pharaoh …que de vez em qd, lá o instalo pra espairecer um pouco …e lá construir uma piramide 😀
Tanta hora que eu passei de volta do Pharao…
Arcanum of Steamworks and Magic Obscura. O jogo que mais horas passei a jogar quando era miudo. Joguei tanto ou tao pouco o que o cd partiu-se dentro da drive optica!!
Os jogos da Sierra, trazem saudades. Continuem, atuais, evoluidos mas com o mesmo espirito.
É caso para dizer, ‘ainda sou do tempo…’
Spaquest, larrys grande vicios. Lucasarts com o indiana jones. Jogos velhinhos que continuam a ser melhores que MUITOS da tralha que se vê.
Interesante seria adaptar esses joguitos para Android e/ou ios. Não me venham dizer que hoje em dia um telemóvel tem uma velocidade de relógio de 30 ou 40 Mhz, 4 ou 8 megas de ram…
Em parte, que eu conheça, tens o emulador SCUMM que te permite jogar alguns clássicos do indiana Jones, monkey island (também já adaptado em iOS), day of the tentacle, etc.
Mas sim seria fantástico para os “velhinhos” adaptarem.
Problema: são poucos os velhinhos a comprar, e a malta nova não se interessa por este estilo de jogos… (leia-se pum pum pum, nova arma, pum pum pum)
Eu tive o Hoyle’s Card Games no meu primeiro 386 em 1990, lembro-me de jogar old maid e crazy 8’s horas a fio.
Depois veio Goblins e claro, Larry!! Passar aquelas perguntas iniciais com 8/9 anos….ate um primo meu me ensinar o alt+ctrl+x…those were the days!!
Eu era o triste da família, tive um 086 (sim…zero 8 6) com CGA (4-6 cores lol) e ainda tinha alguns Joguinhos interessantes. Depois surgiu o EGA (16 cores creio) e foi uma revolução. Mas a verdadeira cereja no bolo foram os 286 com “turbo” de 16 ou 25 MHz (!) Ou os 386 sx ou dx, e 320×240 a 256 cores (wow).
Mais tarde tive um 486 DX 33, DX2 66 e SVGA onde jogava NASCAR a 640×480 porque tinha uns exorbitantes 8 MB RAM (lol). E passei por uns CPU Cyrix 686 133 MHz con pava Cirrus Logic, mais tarde P III com chip Matrox (ou Voodoo com o seu Glide).
Muito bons tempos passados a comprar hardware com e para amigos…
Eheheh Jones in the fast lane para Android! 😀
Sim, também sou um rapaz com os seus 30…
Ups, esqueci -me de deixar o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.danielpetrov88.jonesinthefastlane
Não se esqueçam que foi a SIERRA Studios que criou também o FPS mais jogado de sempre online que é o Counter-Strike… 🙂