Lançamento Knights of The Frozen Throne
Foi no dia 10 de Agosto de 2017 que Hearthstone recebeu a sua nova expansão, “Knights of The Frozen Throne”.
Tal como referido na antevisão deste add-on, a Blizzard introduziu um conjunto de alterações que passaram pela adição de legendary death knight hero cards, uma nova keyword “Lifesteal” e 135 novas cartas.
À semelhança de expansões anteriores, com a chegada de um novo set surgem naturalmente mais opções e uma ânsia por encontrar os decks mais fortes que irão redefinir o novo metagame.
Passada a primeira semana da expansão, começam a definir-se os decks que têm vindo a ser mais populares entre a comunidade:
Jade Druid
Jade Druid é provavelmente o deck mais popular desde o lançamento deste add-on e rapidamente se estabeleceu como uma das escolhas de eleição. Uma arquitetura já conhecida e com resultados razoáveis durante o período de Un’Goro e Mean Streets Of Gadgetzan.
As novas tools que “Frozen Throne” ofereceu ao deck resultaram numa build significativamente mais forte e que provavelmente será alvo de algum tipo de acerto por parte da Blizzard de forma a balancear o jogo.
Ultimate Infestation representa um value enorme e uma alternativa mais consistente que o Auctioneer, mesmo custando 10 manas. Esta é uma carta que já está a ser comparada ao pre-nerf Call of the Wild para Hunter.
Spreading Plague é também uma tech card bastante eficiente permitindo criar uma board de taunts contra decks de aggro mas acima de tudo uma adição perfeita para o token/aggro druid que falaremos já de seguida.
É graças a cartas como Mark of the Lotus e a nova adição Strongshell Scavenger (que dá +2+2 a todos os minions com taunt) que é possível construir uma board repleta de minions 1/5, 2/6 ou 3/7 ao turno 5 ou 6.
Token Druid
Token Druid já era um deck muito bom em Un’Goro e agora só ficou mais forte. Crypt Lord substituiu Tar Creeper e os resultados têm sido muito positivos. Druid of the Swarm é outro add muito interessante que tem sido visto em variantes mais lentas.
Regra geral a decklist deixou de contemplar crabs mas a popularidade crescente do Murloc Paladin pode resultar numa rápida reintegração dos mesmos no deck.
Murloc Paladin
Como temos vindo a referir, Druid é uma classe muito forte e tem neste momento pelo menos 2 versões nos top tiers do jogo. Um dos decks que tem vindo a ter uma win rate positiva contra Jade Druid é precisamente o Murloc Paladin. Righteous Protector é um 1-drop que adicionou consistência ao deck e Corpsetaker anda a ver muito jogo o que resulta numa build muito sólida e com bons resultados no field atual.
Pirate Warrior
Os decks que já eram bons, ficaram mais fortes. Decks agressivos costumam ser uma boa opção no início das novas expansões e com “Frozen Throne” não foi diferente. O metagame foi algo greedy e lento durante a primeira semana e decks como Pirate Warrior continuam na ribalta. A decklist é praticamente a mesma com a adição do Phantom Freebooter pela Naga Corsair.
Em suma e como habitual, é importante referir que estes 4 decks são apenas um exemplo de alguns dos baralhos que começam a surgir com o lançamento da nova expansão.
Nas próximas semanas os jogadores vão continuar a criar e aperfeiçoar novos decks para subir na ladder definindo e consolidando assim a novo meta.
“Frozen Throne” foi lançado para PC; Windows; IOS e Android.
Este artigo tem mais de um ano