Gravity Forge: um jogo de plataformas português
Cada vez mais surgem inovações e criações tecnológicas vindas do nosso país. Significa que, para além de termos as capacidades de fazermos algo novo e diferente, também somos reconhecidos por isso, o que e um ponto muito positivo a nosso favor.
O Gravity Forge é um jogo de plataformas português, para computador, desenvolvido por 6 jovens estudantes, e que promete pôr à prova os jogadores mais experientes!
Gravity Forge é um jogo de plataformas português, criado por estudantes de Engenharia Informática, na Universidade de Coimbra. Os seus autores são Bruno Caceiro, João Oliveira e Joaquim Mendes, sendo que também fizeram parte do projecto outros estudantes como João Simões, Leonardo Toledo e David Cardoso.
Gravity Forge é um jogo de computador lançado recentemente que certamente vai pôr à prova até os jogadores mais experientes. Trata-se de um jogo de plataformas inspirado no espírito de Super Meat Boy, que tem como principal mecânica a possibilidade de inverter a gravidade.
Existem diversas zonas que testam a destreza do jogador, mas também zonas em que é a inteligência deste que é posta à prova.
O pormenor de poder inverter a gravidade, possibilita que o jogador pense de forma diferente, use as suas capacidades cognitivas e de orientação (direita/esquerda), o que torna o jogo mais interessante.
Durante o jogo, o jogador tem diversos objectos com os quais interage como portas, serras, picos, plataformas, escadas, lamas tóxicas em movimento, entre outros.
Cada nível tem um quebra-cabeças onde o jogador tem que descobrir como continuar e alguns pormenores e detalhes onde a sua habilidade é posta à prova.
O jogo foi criado para uma cadeira do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, no entanto os autores juntaram-se e criaram a primeira versão do jogo, desenvolvido em flash, que demorou apenas 2 semanas.
Inclusive já participaram na conferência Videojogos 2013, da Sociedade Portuguesa de Videojogos, com uma demonstração de uma versão beta do jogo, pela qual ganharam uma menção honrosa.
Pode jogar o GravityForge online aqui, ou também no site de jogos Kongregate, onde o Gravity Forge já está disponível!
Homepage: GravityForge
Este artigo tem mais de um ano
interessante.. como é que faço para escreverem um artigo sobre outro jogo, também é português, criado por 2 estudantes da Universidade do Porto
só azia…
Este anonymous… com este tipo de resposta, também deve ter azia.
Diogo, eu não sou da equipa do PplWare, mas julgo que se fizeres tu um artigo cuidado sobre o jogo e o submeteres à equipa eles farão a publicação.
Bem dito…
É bom saber, vou começar o artigo então 😉
btw: a pergunta inicial foi genuína, queria mesmo saber como fazer para ter o artigo
Vitor, já enviei uma mensagem em que questionei onde poderia submeter algum artigo para análise? Estou interessado em criar alguns sobre aplicações Windows 8 / Android.
Canto superior direito “DEI SUGA ALMAS”,posso confirmar isso
^THIS
E o jogo é bué fixe 🙂
Olá a todos,
por mais que goste de projetos deste tipo. Um coisa tenho lhes a recomendar: Sejam mais ambiciosos no proximo projecto!
Temos um muito bom exemplo de momento o Star Lords é 100%Portugues
Do que consigo ver os jogos não têm nada a ver. Eu pessoalmente gosto mais do tipo do Gravity Forge.
A primeira versão do Gravity Forge foi desenvolvida num semestre para uma cadeira, com um desempenho espectacular dos seus developers, por isso acho que nem se põe a questão de “ambição”: foram tão ambiciosos quanto possível dado o tempo e as outras condições para desenvolvimento do projecto.
Caro Diogo, se te informares melhor, o jogo foi inicialmente para uma cadeira, no entanto demos a continuidade, e decidimos então adicionar várias novidades, fazer um rework completo do Game Engine e lançar nos maiores sites de jogos flash. Por isso não são cunhas nem favorzinhos. Podes gostar ou desgostar, mas insinuações penso são desnecessárias.
tantos jogos (portugueses até) lançados todos os dias nesses tais sites de jogos flash e nenhum pára aqui contudo este aqui esta.. foi milagre
Foi o Bruno quem fez o artigo.
Existem muitos jogos? Claro que sim, mas nunca os vi escreverem uma apresentação do jogo, cuidada, completa, para que lançássemos.
Cumprimentos.
ok, obrigado pela informação.
Para quem devo enviar o artigo quando o acabar ?
geral@pplware.com
Eu acho que é que é falta de informação… por vezes contemplam “outros” canais de informação com metade do nosso impacto… mas isso é culpa nossa?
Não, como é obvio… há alguns que reluzem mas não são o ouro que pensam ser 😉
Nós cá no nosso cantinho queremos é empenho e bons projectos… este é um deles.
Boa tarde e parabéns pelo jogo!
Posso publicar no meu site?
obrigado
Boa tarde Bruno e parabéns a toda a equipa pelo jogo. Já estive a jogar e gostei muito 🙂 Posso publicar no meu site?
-http://www.tugajogos.pt-
Obrigado
Caro tugajogos.pt claro que sim! Teríamos imenso gosto! Pode enviar um e-mail para contact@gravityforge.net ou enviar uma mensagem na nossa página https://www.facebook.com/gravityforge com aquilo que precisar!
Obrigado Bruno! 🙂
Fiz download do jogo e ja passei os niveis , os alpha nao dão pra jogar … porquê?
Carlos, os Alpha só estão disponíveis tendo os 10 níveis passados e teres apanhado todas as nuts nesses níveis (150)
Eu e os meus colegas viciámo-nos neste jogo, mas agora já passámos os níveis , nao sabem um jogo deste tipo ou algo do género? Respondam de quiserem…
Experimenta o Super Meat boy, por exemplo