Gran Theft Auto 3 chega ao Mac
Um dos grandes jogos lançados nos últimos anos, foi sem dúvida, qualquer um dos Grand Theft Auto. Com uma pitada de polémica à mistura, que eventualmente até chegou a beneficiar os próprios jogos, Grand Theft Auto foi um sucesso desde o primeiro titulo lançado há mais de 10 anos, tanto para PC como para as consolas.
Agora chegou a vez de ser lançado para Mac.
Recentemente a Rockstar Games lançou Grand Theft Auto 3 na Mac App Store e isto por apenas $14.99 e requer o OS X 10.6.6 ou posterior. Com este lançamento, todos os entusiastas deste jogo passam a poder usar os seus computadores Mac para terem o mesmo divertimento que conseguiam ter no PC ou nas consolas.
Segundo fontes da Rockstar, a companhia ainda pretende lançar Vice City (25 de Agosto) e San Andreas (1 de Setembro) na MAc App Store, alargando assim a sua proposta a todos os títulos que compõem este jogo.
O jogo que tanta polémica causou nas consolas e no PC chegou agora ao mundo dos Mac. Será que vai atrair tanta atenção como aconteceu nas outras plataformas?
Poderá também ser um sinónimo de que as próximas versões de GTA lançadas no futuro podem também elas vir já com edições para Mac ... será? Que a RockStar vai abrir os seus jogos à plataforma Mac e disponibilizar mais títulos que fazem as delicias dos amantes do jogos isso temos certo!
Licença: Pago (11,99 €) Sistemas Operativos: Mac OS X 10.6.6 + Download: Grand Theft Auto 3 [Mac App Store - 705 MB] Homepage: Grand Theft Auto 3
Este artigo tem mais de um ano
É uma óptima notícia (apesar de ser anunciada muito tarde em relação a quem tem PC)!
Muito tarde? achas?
Sim, o que quero dizer é que à anos que o GTA é jogado por quem tem PC e não estava disponível para quem tinha MAC!
Txiiiiiiii a sérioooooo?
E se fizesses um comentário construtivo?
troll alert
Os meninos da Rockstar fizeram um péssimo serviço com a conversão do GTA4 de consola para PC, ainda hoje o jogo tem problemas graves de compatibilidade e de texturas mesmo com hardware topo de gama os foruns ficam atolados com conversas interminaveis e patches não oficiais para resolver o problema mas nunca ficou a 100%.
A ver se para a próxima respeitam mais quem paga + de 60€ para ter o jogo.
1º. Não são os mesmo developers do GTA 3, GTA – Vice City e GTA – San Andreas.
2º. Chamas aquilo conversão? Um port mal feito, posto no programa e ta bom.
3º. Qualquer computador de classe média hoje em dia aguenta o GTA IV no máx.
4º. Se o GTA V tiver um port igual, a serie GTA vai morrer no PC
vai morrer no PC? acho que estás bem enganado. O GTA é um dos jogos mais desejados de hoje em dia. o Port pra PC não estava assim tão mau como dizem… comprei a versão PC e estava perfeitamente jogável. Até porque não é só no PC que temos problemas de texturas e algum “flickering” em certas zonas e objectos do jogo.
concordo que é inaceitavel visto que a versão consola tinha muito menos falhas… mas é aí que voltamos ao tal tema já muito debatido:
se o PC não vende, porque é que a rockstar se há de dar ao trabalho de converter minuciosamente os seus jogos…. já que as consolas têm uma taxa de pirataria infinitamente inferior à do PC?
Ficam aqui os meus “two cents”
Tu andas a dormir só pode.
Ya sure, vou ali a loja compro o gta iv e jogo a +60fps limpos, mas quando o jogo saiu esquece.
E vai-te informar.
PC: 3M de Vendas
Consolas: 20M de Vendas
Geralmente são essas as vendas, e a rockstar sabe muito bem disso, por isso que red dead red dead remington nem viu o pc, e a probabilidade de isso acontecer com o gta é alta, como qualquer outro jogo da rockstar, ja ninguem ganha dinheiro no pc.
Uma boa noticia sem duvida. Apesar de estar em crescendo nos últimos tempos, a seleção de jogos disponíveis para o Mac ainda é bastante limitada, pelo que quanto mais empresas de “renome” aderirem melhor!
LOL Passando 10 anos, vão lançar para mac. e dps dizem que mac é SO do futuro. lol
Vê pelo lado positivo, à 10 anos não vias evolução e agora já vez. Apesar do atraso de 10 anos sim.
E antes que digas alguma coisa sou anty-mac.
É bom existir concorrência para os preços baixarem e a qualidade aumentar.
Tens razão! 🙂 Mas lançar um jogo 10 anos depois foi um fail.
Fail? É um clássico… O preço é que é um bocado elevado mas não deixa de ser uma boa aposta, a meu ver.
Além do preço elevado, estão a refilar que só foi lançado 10 anos depois no mac, e no linux? 100 anos depois?
Eu não me posso rir que arranquei o dente do Siso ontem, mas ao ler esta notícia não pude deixar de rir. 10 ANOS DEPOIS???? loooooll
LOL!
Sempre ouvi dizer mais vale tarde que nunca. E as series GTA 3, GTA – Vice City e GTA – San Andreas, foram os unicos GTA’s de jeito.
O primeiro GTA, esse sim, era “de jeito”… 🙂
mas ja ha versoes do gta 3 gta vc e san andreas portadas com o cider
Podiam era lançar o GTA4 para mac. Isso sim seria uma boa noticia. Oh wait! O mac não tem poder gráfico para o GTA4 LOL
Não tem poder gráfico para o GTA 4 ? Deixa-me rir… LOL
Pode ter poder a nível de hardware…a nível de software nem pensar!!!
Não chega aos calcanhares do directX
Tenho um iMac com uma AMD 6970 com 2GB de GDDR5 que corre o Crysis 2 no máximo e não há mac’s que corram o GTA4? É mesmo paleio de ceguinho….
Jogas crysis 2 no mac? Oficial não existe!!! Ou seja, jogas um jogo portado…nunca é igual ao original!!!
É mesmo paleio de ceguinho…
Um jogo “portado” nunca é tão bem optimizado como um original. Portanto se ele o corre significa que o Mac dele até tem um bom “poder gráfico” tanto a nível de hardware como software.
Muitos pontos de exclamação para ti e aquela coisa do ceguinho,
InteRessadU
Em primeiro lugar existem n exemplos de jogos portados que funcionam melhor que os originais por isso esse “nunca é tão bem optimizado” não se aplica.
Em segundo lugar o jogo foi modificado para funcionar em mac. O “corre ao máximo” dele pode ser inferior ao máximo do original!
Eu passei o GTA4 todo num iMac, e nunca tive problemas de gráficos, ou outro problema qualquer…Tudo no máximo.
A unica desvantagem é ser obrigado a ter bootcampo com o 7 Janelas…
tao pra ai a dizer 10 anos depois e entao que tem? Nunca é tarde pra jogar jogos desses genero, ja ha pouco tempo comecei a jogar simcity4 e zelda ocarina of time jogos antigos. . ..
+1
Os mans não devia ter que fazer nestas tardes de calor e “meh, vamos adaptar isto para MAC.”
Bem, isso leva-nos a pensar numa coisa…sendo actualmente a Apple a marca mais valiosa do mundo, ter jogos para Mac pode ser uma boa aposta
Foi por momentos.
o san andreas é que será de valor
já ha!:.., n na app store, mas já ha!.., eu tenho!..,
gostava de ver esses jogos no ubuntu software center, mas já se sabe que estas companhias não se dão ao trabalho de fazer uma versão compatível, o que vale é que os jogos indie como os que aparecem no “humble indie bundle” são feitos para as três plataformas.
@dbrenha: era algo que também gostaria que acontecesse. No entanto os ambientes Linux são ambientes muito diversificados e compreendo que seja dificil garantir o correcto funcionamento de um jogo em ambientes deste tipo. Para além dos vários fabricantes com níveis de suporte bastante diferentes (apesar de NVidia, AMD/ATI e Intel terem um suporte razoável), tens as drivers opensource que infelizmente ainda não têm o mesmo nível de suporte/qualidade no que diz respeito aos perfis de opengl que as suas congéneres proprietárias. No que diz respeito ao áudio o problema é ainda mais grave.
A boa notícia é que com o lançamento para Mac e o porte dos jogos para opengl, estes ficam mais perto do Linux, faltando apenas a vontade para que o porte para este sistema aconteça.
dbrenha não tenhas dúvida que vão aparecer grandes títulos também para Linux, não há como parar esta tendência, porque cada vez mais o público está a adoptar várias plataformas e os jogos têm de ser vendidos para cobrir os vários nichos de mercado.
Penso que a EA devia seguir o exemplo e dar aos utilizadores mac a possibilidade de jogar Fifa 2001!
Ironias à parte, é uma boa iniciativa. As empresas de jogos não perdiam em nada abranger mais plataformas, até mesmo para linux. É certo que isso dá trabalho e nem sempre é fácil fazer com que o jogo fique sem bugs. E tivemos o exemplo disso quando saiu o GTA 4 para pc. Como o Paulo já tinha comentado mais acima, foi necessário recorrer a patchs não oficiais para corrigir bugs graves (lembro-me daquele em que a porcaria da camera não parava de rodar, tive para desistir do jogo).
Será que ainda alguém se lembra do maior easter egg de todos os tempos em jogos, a cidade fantasma do GTA 3?
Perfeitamente…. tinha aqueles dois tuneis na montanha… a cidade ficava por trás disso no meio do mar…
TROLOLOLO
Adoro estes membros do pplware que insinuam que as pessoas compraram macbooks para jogar. Para jogar nada melhor que uma boa consola que tem jogos feitos dedicadamente para o hardware em que vai correr. Cada vez mais as third parties lançam mais para consolas do que para pc, muitas vezes até ignoram e nem portam para o pc. Os unicos jogos que ainda são feitos a pensar em raiz para o computador são feitas pela Valve, Blizzard e poucas mais. Não me entendam mal eu tenho PC e Mac, e quando tenho jogos que são exclusivos a pc como Diablo 2 jogo nele. Mas muitas das vezes ou jogo nas minhas consolas ou jogo no macbook os jogos da Valve que é o que mais jogo no computador.
Em relação ao Gta, #### de alto, já o joguei na ps2. Não percebo porque a Rockstar se lembrou se portar agora, mas pronto se quiser jogar tenho ali uma ps2 prontinha.
Dedicadamente feitos*
Pelo que parece Diablo 2 não é exclusivo de PC, afinal tb posso jogar no mac e nem tinha ideia 😛
Não percebi nada do que quisesses dizer… mas não, nenhum de nós acha certamente que se compram MACs para jogar. É uma ilação tua 😀
O paradigma da distribuição está a mudar, repara nos jogos já disponibilizados para o iOS, principalmente para p iPad 2, é um novo mundo que atrai os developers para uma estrutura mais rentável.
Como consumidor, agrada-me os preços controlados e mais atractivos que são apresentados na App Store.
Estava a falar dos usuários mais amantes do sistema operativo do Windows que gostam de vir sempre comentar as noticias relacionadas à apple.
No post o que quis dizer foi isto: Ninguem comprar um macbook para jogar. Para jogar o melhor é comprar uma consola pois fazem jogos a pensar no próprio hardware da tal e portanto os jogos funcionam sempre de uma forma optimizada.
Falando do iOS, eu gosto bastante dos jogos de consolas. Infelizmente não tenho Iphone nem Ipad mas já joguei alguns titulos partilhados com o Android e posso dizer que são jogos que é para jogar quando estou a espera de alguém na rua (lembram-me até muito os jogos de flash de há uns anos atrás) porque para jogar prefiro mesmo uma consola com jogos com um bom investimento em história, grafismo, jogabilidade e etc. Como Portal 2
Aaa ok ok, percebi. Sim tens razão sim, alias o Android é outra plataforma que está a receber grandes títulos, por isso é que acredito que o mercado está a mudar, em termos de plataformas abrangidas.
Obviamente que as consolas são um meio dedicado e, claro, têm um conjunto de elementos mais atraente… excepto a portabilidade.
Como o mundo está a adoptar a portabilidade como denominador comum entre comunicações e laser… abre-se portante o novo mercado, o mercado dos portáteis, dos tablets e, principalmente, o mercado dos smartphones.
Aparte de lançarem o jogo dez anos depois é uma boa notícia para quem tem Mac. Lancem também o Vice City.
E quem acha que para ter performance gráfica de topo, é preciso DirectX, desenganem-se. O Mac( e já agora, o Linux) não tem DirectX nem precisam. Tem OpenGL que é uma tecnologia equivalente senão mesmo superior. Aliás, que eu saiba todas as consolas de jogos à excepção das Xboxes, usam OpenGL e não a tecnologia da Microsoft.
Vai-te informar, onde é que o OpenGL é superior ao DirectX? Andas a bater mal, sem ofensa lol.
11 euros por um jogo com 10 anos?! okay…
Vale mais do que alguns de hoje que custam 60€
Há que seguir o mercado, o jogo devia custar no máx 5€, não 11€. Sempre a cravar como sempre.
E os 60€ estás a falar em Portugal, lá fora compro com menos 10/20€.
É um começo mas em breve terás os grandes títulos também por 11 euros ou pouco mais 😉 vais ver.
Uma boa forma de manter jogos clássicos é através de lojas online, como a App Stores..
Desde que o preço seja razoável, não vejo o porquê de não ser feito isto, até porque este GTA é o único dos 3 (3, VC e SA) que não completei.. 🙁
Tou a 20 minutos a rir-me sozinho com esta noticia…
Ja fui ao fim de todos os gta (menos o 1 e o 2) e so agora chega o 3 ao mac… e pagar 11€ ??
VIVA A APPLE…
Sim porque até foi a Apple que fez este jogo ;D
Sim compreendo que estás admirado como é que um jogo que lá fora, para outras plataformas, custa 60 euros e para Mac, via Mac Apple Store, custa apenas 11 euros.
Isso é simples de explicar… tem a ver com os custos de distribuição e com os compromissos firmados entrea Apple e as empresas produtoras dos jogos.
Um GTA III custa quanto? Já nem à venda se encontra em PT…
Estava a referir-me, em modo genérico, aos jogos que a Apple tem distribuido para iOS e Mac OS X, via App Store em comparação aos mesmos títulos para outras plataformas.
A Apple é hoje um importante desafio para o mundo dos jogos. Com a plataforma iOS a crescer exponencialmente nessa área, as empresas de desenvolvimento de jogos querem estar presentes também no Mac OS X porque este também está a crescer no mercado doméstico.
Depois, o modelo de negócio que a Apple apresenta, com a App Store e a Mac App Store, permite um público fiel e pagador, podendo as marcas vender a mais baixo preço, com muito menos intermediarios e com isso ter um maior retorno financeiro.
Não se admirem portanto que, nos próximos meses, sejam apresentados pelas grandes empresas os mais sonantes títulos também para Mac (a serem apresentados para o Natal de 2011)… são os sinais dos tempos 😉 são os ventos da mudança.
Pessoalmente acho bastante boa a ideia de começarem “finalmente” a sair jogos (em quantidade e qualidade significativas) para os Macs. A saída dos Ipads e Ipods e afins veio movimentar e bem o mercado de jogos portáteis sendo complementado pelos Androids. A Sony e a Nintendo finalmente tremeram com os seus monopólios em risco, onde já não faz sentido dar 40 ou 50 euros por um jogo para uma consola portátil (uma grande margem desse dinheiro ia para a Nintendo/Sony directamente). A ver se isto faz movimentar a qualidade dos jogos que são lançados, e aumentar a concorrência.
Quanto ao GTA 3 … foi um bom jogo no seu tempo. Deu-me largas horas de diversão, mas hoje em dia olhar para aquelas texturas … já o GTA 4 tem umas texturas pouco adaptadas à época em que saíu … mas é sempre um clássico, eu próprio já dei uns tiros recentemente no 2 e no 1 que se sacam (ou sacavam) directamente do site da Rockstar 4free.
Próximo lançamento em Mac … o Pong … original 😀
Heheh… pelo menos o Arkanoid 😉 sempre dá para passar uns minutos a jogar…
Mas atenção, os chamados jogos sociais foram quem “abriu”, por assim dizer, a porta ao mundo gaming que vemos agora nos dispositivos móveis e serão esses quem destronarão as consolas.
Vemos isso nas novas apresentações das consolas, cada vez mais pequenas, portáteis e poderosas.
Bom Dia?
Este pessoal todo sabe ler a notícia em condições?
Onde é que diz no artigo que este título disponibilizado por 11€ tem mais de 10 anos?
O início do artigo fala num SUCESSO DESDE O PRIMEIRO TÍTULO LANÇADO HÁ MAIS DE 10 ANOS.
Leiam bem primeiro, antes de dizer Fails a torto e a direito!!!!!
Quanto ao GTA propriamente dito, foram horas e horas a jogar o GTA 1 e o GTA London, são outros tempos de jogos, quem os viveu sabe bem que foram grandes jogos….
Cumprimentos,
Paulo Pereira
Sim é um bom conselho.. ler bem antes de dizer disparates.
O que realmente está muito interessante na vinda destes títulos para o Mac é a forma de negócio que a Apple propõe, isso permite menos intermediários no meio do negócio entre a empresa que produz o jogo e o consumidor final, com isso há uma diminuição dos custos de distribuição e promoção, ganhando o consumidor, pois irá comprar jogos a preços muito inferiores aos que compraria se fosse para Windows ou para uma plataforma consola.
Vitor,
Está interessante no ponto de visto do consumidor que obtém preços muito mais baixos e sem dúvida que isso é favorável para a concorrência, mas agora imaginemos que os jogos para PC são todos disponibilizados pela Microsoft, num site qualquer online. E as empresas/lojas dedicadas ao comércio de Videojogos? Fecham?
Cumprimentos,
Paulo Pereira
Pois mas nesse caso beneficiam com outras plataformas. Um dos exemplos são os clubes de vídeo e audiotecas, eram um negócio lucrativo mas com a distribuição online, tiveram que se adaptar e muitos fecharam, mas isso sempre fez parte da modernidade e evolução do mercado.
Compreendo-te… mas é inevitável, pagar 60 euros por um jogo, na minha opinião, actualmente não faz sentido, isto porque esse mercado está muito popularizado e é lucrativo há mais de uma década.
Entendo a tua parte de modernização e evolução de mercado, mas nessa parte encaixo também a necessidade egoísta de adquirir mais nichos de mercados para os seus monopólios. Por mais benéfico que seja para o consumidor, neste caso de videojogos, coisa que é raríssimo usar, penso que toda a gente tenta “atropelar” toda a gente. Não acho “razoável” uma store de uma marca seja apple ou seja outra qualquer, vender um produto que não faz parte do mercado da mesma.
Dou-te um exemplo, acho impensável uma Loja de Bricolage e Jardim, vender ração de animais, outro exemplo, uma Padaria vender Fruta.
São exemplos diferentes mas é neste ponto de vista que me enquadro.
Não estou a defender seja quem for, até porque sou pouco consumidor de jogos, e os poucos que tenho são originais comprados precisamente em loja dedicadas ao seu comércio, apenas acho que estamos perante um egoísmo social em que todos querem tramar todos.
Cumprimentos,
Paulo Pereira
Paulo Pereira não percebi esta frase:
Não acho “razoável” uma store de uma marca seja apple ou seja outra qualquer, vender um produto que não faz parte do mercado da mesma.
Mas então qual é o produto que a Store da Apple vende que não faz parte do mercado da Apple?
Quando ao principio que julgo ser a tua abordagem… sim concordo, eu sou totalmente a favor do comércio tradicional, m,as esse foi o primeiro a não se especializar em nada e oferecer um pouco de tudo.
Quando ao que referes de monopólio… é utópico, comungo das tuas ideias mas de forma realista sei que é utópico.
Abraço.
Para quem ainda não sabe há um site “the porting team” que emulam os jogos para conseguirem correr em mac, desta forma já há muito muito tempo que tenho este joguinho instalado, quanto a ser oficialmente lançado para mac…vem muito muito tarde, pouco falta para para ser abandonware. Não era capaz de pagar 11€ por esse jogo já tão batido mas não se esqueçam que mac não é para jogos!
Quanto à notícia em sí, é novidade, envolve informática logo obrigatoriamente tinha mm de aparecer no pplware ;-P