Entrevista Pplware a Gregorie Diaconu (Detroit: Become Human)
Desde o momento do seu anúncio oficial que o Pplware tem acompanhado o desenvolvimento de Detroit: Become Human com muito interesse. Este jogo foca algumas temáticas que nos são particularmente interessantes e que, de uma forma geral, adquirem uma crescente importância na sociedade real.
No passado mês de abril (ver aqui), foi feita em Lisboa a apresentação oficial do jogo e o Pplware teve ocasião de colocar algumas questões a Gregorie Diaconu, Game Director.
Pplware: A temática de Detroit: Become Human não é novidade, pelo menos no cinema e ficção científica. O que vos levou a querer transportá-la para o mundo dos videojogos? Como surgiu a ideia?
Gregorie: Detroit é um jogo que fala de diferentes assuntos, entre eles a Inteligência Artificial. Quando controlamos estes andróides percebemos o impacto que têm na sociedade e no funcionamento das nossas vidas, e achamos que esse ponto de partida é bastante estimulante para o desenrolar de qualquer videojogo.
Pplware: No decorrer do jogo iremos nos deparar com variadas questões/dilemas éticos. É esse um dos objetivos do jogo? Fazer as pessoas pensar nos riscos/problemas (e também virtudes) da presença da IA na sociedade moderna?
Gregorie: Também claro. É importante que façamos uma reflexão sobre o impacto da inovação tecnológica não só no futuro como no presente. Grande parte da nossa vida é neste momento "suportada" por uma forte componente tecnológica, e é fundamental estarmos cientes disso e percebermos como potenciar os aspetos fortes dessa componente, e reduzir / eliminar os aspetos mais negativos.
Pplware: A mecânica de jogo, no qual não existe um Game Over com a ação a continuar a desenrolar-se, é algo relativamente novo nos videojogos. Acham que este será um modelo a seguir no futuro, não só pela Quantic Dreams mas pela indústria em geral?
Gregorie: Detroit é um drama interactivo, no qual o jogador terá um papel directo e fundamental no desenrolar da história. Colocar o jogador no centro das decisões dos videojogos é um estímulo interessante, e acreditamos que o público continuará a responder com satisfação a este tipo de jogos.
Pplware: Na vossa perspetiva, acham que a sociedade moderna pode caminhar numa direção semelhante ao que se pode encontrar no jogo, num futuro próximo?
Gregorie: Será interessante ver como a IA evoluirá nos próximos. Na sociedade atual já existem andróides semelhantes a pessoas, com quem podemos interagir, etc. A IA retratada no jogo ainda não é uma realidade, mas se pensarmos na forma como interagimos com o nosso telemóvel, já se trata de uma relação mais complexa. Acredito que a tendência será para que essa relação se fortifique, e que num futuro próximo a realidade de Detroit possa ser a nossa.
Pplware: Pela descrição do enredo do jogo e por aquilo que já conseguimos ver dos gráficos e jogabilidade, é possível identificar Detroit: Become Human como um dos jogos em maior destaque de 2018. Acham que se pode vir a tornar num dos melhores jogos de 2018?
Gregorie: Esperemos que sim (risos). Neste momento a prioridade é que o máximo de pessoas experimentem Detroit: Become Human, se apaixonem pela história, pelas personagens, e pelas várias ramificações.
Pplware: O que podem os jogadores esperar de Detroit: Become Human assim que começarem a jogar?
Gregorie: Podem esperar uma experiência única, sem histórias restritas, e onde cada decisão dará um rumo diferente à história. No fundo teremos um jogo que será em simultâneo diferentes jogos, consoante o ponto de vista de cada personagem que escolhamos.
Pplware: Dado que a Quantic Dream não tem o hábito de fazer sequelas, haverá espaço para uma no caso de Detroit: Become Human?
Gregorie: Neste momento estamos centrados em acabar este jogo e entregá-lo da melhor forma possível no dia 24 de maio.
Não podemos deixar de deixar os nossos agradecimentos a Gregorie pela sua amabilidade e disponibilidade e à Sony Playstation por nos ter proporcionado esta entrevista.
É assim, portanto, que Detroit: Become Human acelera a passos largos para a sua data de lançamento. Convém relembrar que o jogo será lançado em exclusivo para a Playstation 4 a 25 de Maio.
Demo
Entretanto a Demo de Detroit: Become Human já se encontra disponível, e podem ver o respetivo trailer aqui:
Este artigo tem mais de um ano
A avaliar pela Demo é demasiada seca junta…