Eis o momento esperado… UEFA Euro 2016 anunciado
Já aqui ou aqui o Pplware tinha revelado que o jogo oficial da maior competição europeia de selecções iria ser desenvolvido pela Konami. Numa intervenção cirúrgica, a Konami conseguiu arrecadar para si, o privilégio de desenvolver a simulação digital do Campeonato Europeu de 2016, uma competição tradicionalmente associada ao seu grande rival.
Desde o primeiro momento que ficou claro que PES 2016 seria o motor de arranque de UEFA Euro 2016, pelo que algumas dúvidas e suspeições ficaram no ar aquando do anúncio. Agora já temos datas oficiais de lançamento e mais algumas novidades.
Hoje a Konami fez o anúncio oficial de UEFA Euro 2016, bem como alguns detalhes sobre a versão stand-alone do jogo, bem como do DLC para possuidores de PES 2016 foram ainda revelados.
UEFA Euro 2016 terá o motor de PES 2016 por detrás, o que indica que vamos ter uma jogabilidade mais táctica e mais exigente, se tivermos em conta o jogo Pro Evolution Soccer 2016 (que o Pplware aqui analisou).
Uma jogabilidade mais táctica e mais exigente
Tal como a nossa análise revelou, Pro Evolution Soccer 2016 correspondeu a um grande salto de qualidade do jogo da Konami pelo que se espera que UEFA Euro 2016 mantenha e aumente ainda mais esse salto.
24 equipas estarão em França e 24 equipas estarão em UEFA Euro 2016 da Konami, lutando entre si pelo ceptro de Campeão da Europa. Centenas de jogadores reais, estarão representados no jogo e o nível de realismo irá ser levado ao rubro com a tentativa de representação foto-realista das faces da maior parte deles.
Equipamentos oficiais de 15 selecções
Foi ainda confirmado que os equipamentos oficiais mais recentes (que têm vindo a ser divulgados pelas Federações de cada país) de 15 das selecções presentes nesta fase final, encontrar-se-ão totalmente licenciados. Poderemos encontrar os equipamentos oficiais das selecções de Inglaterra, País de Gales, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Ucrânia, República Checa, Croácia, Eslováquia, Islândia, Turquia, Albânia, Irlanda do Norte e dos anfitriões França.
A Konami já referiu por várias ocasiões a preocupação que a equipa irá ter em tentar representar os estilos de jogo e tácticas de cada uma das 24 equipas, via Team ID, bem como os estilos de cada jogador, via Player ID.
Adicionalmente, irão ser lançados variados eventos em simultâneo com o Euro, nomeadamente promoções e iniciativas no modo MyTeam.
UEFA Euro 2016 e Pro Evolution Soccer 2016
Para todos os possuidores de PES 2016, a competição do Euro será disponibilizada via DLC (Downloadable Content). Após o download deverá aparecer um novo Menu com o título dedicado a UEFA Euro 2016.
Quem optar pela compra do disco físico de UEFA Euro 2016, poderá estar descansado que o disco tanto compreenderá a competição do Euro 2016, como o próprio jogo Pro Evolution Soccer 2016.
Segundo Erik Bladinieres, European Brand Director of Football da Konami Digital, "todos os olhos do futebol encontram-se posto em França, na maior competição europeia de selecções que terá início em Junho. A Konami sente-se tremendamente orgulhosa e deliciada com este anúncio agora oficializado.
O director avança ainda que a sua "equipa na Konami se encontra empenhada na criação da melhor, mais excitante, mais realista e mais profunda simulação de um campeonato da Europa de Futebol, com este Euro 2016", garantindo aos fãs que se podem sentir seguros de que irão "trazer o melhor Euro que já jogaram."
Os fãs de PES são os mais entusiastas e fieis que jamais algum jogo de futebol pode aspirar a ter e encontramos-nos deliciados em oferecer-lhes todo o conteúdo de UEFA Euro 2016 completamente gratuito.
Novidades para Android e iOS
Foi ainda revelada que a parceria entre Konami e UEFA se vai estender um pouco mais além que PES 2016, incluindo novidades no que respeita a equipamentos móveis (Android e iOS). No entanto, mais novidades ficaram adiadas para os próximos tempos.
As versões físicas de UEFA Euro 2016 serão lançadas para Playstation 4 e Playstation 3 a 21 de Abril enquanto que os DLCs previstos para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360, e PC chegarão a 24 de Março (gratuitamente).
Este artigo tem mais de um ano
o pes da konami promete o sol e entrega-nos asteróides, simplesmente mais do mesmo e com engine sem grandes melhorias há 1 década.
já era altura de deixares de jogar pes 2005
O Renato tem razão. E se calhar nas consolas os PES estão bons mas para PC, que é vendido como se fosse igual às consolas, tem gráficos de há 6 anos atrás.
Noto uma certa desilusão nas tuas palavras, certo?
Apenas com PES ou também com o rival?
Isto é marketing ja gasto e vomitado ainda por cima quem percebe de programação vêm valorizar uma programação recauchetada ja usada de raiz na ps3 e Xbox 360 que foi optimizada paras as novas consolas alguma vez terá um potencial de se destacar das versões anteriores???
Claro que não seja o pes ou fifa os monopólios da bola ja habituaram a lançar updates e mais uns pixels na tela a preço de ouro…
Quando fizerem críticas à sequelas por favor tenham em conta ao que já foi feito antriormente é que infelizmente tal como acontece em jogos de fórmula 1 alternativas nos tempos de hoje simplesmente não existe!
Então pode-se depreender das tuas palavras que não acreditas no jogo UEFA Euro 2016???
E já agora, permite-me adensar um pouco mais o assunto …
Pelas tuas palavras dá para perceber que consideras que, tanto a Konami (PES) como a Electronic Arts (FIFA), deveriam pensar em desenvolver novos motores de jogo para os seus jogos futuros de futebol… é isso?
Permite-me perguntar-te … em que outros aspectos poderiam/deveriam ainda investir?
(atenção que esta minha questão é no sentido de promover um diálogo saudável sobre o assunto)
Caro Paulo Silva, vamos ver se me faço perceber por texto, mas terei que recuar para me fazer entender e escrever um testamento 😀 pois sou um apaixonado pelo trabalho já efetuado e leva me a ser um pouco exigente nos tempos de hoje.
Pela minha (alguma) experiência ( acompanhei a industria nas consolas em 1996 com a minha playstation sem nunca ter tido a possibilidade de ter outras consolas) mas principalmente desde 1998 que a industria dos jogos era algo realmente fresco e inovador, é difícil de contar esse sentimento, pois claro que havia o PC que tinha aquela qualidade gráfica bem superior e (invejável) lá em casa, mas o pc na altura era mais para o pai trabalhar do que para jogos…
Talvez pela quantidade de empresas que se aventuraram nas consolas, quase todas elas tiveram títulos que realmente eram viciantes tenho a certeza que o segredo primava por realmente ter um produto com qualidade, fresco, inovador, sem copiar muito os outros e com o mínimo de bugs pois se bem te lembras se fosse um jogo que na sua sequela fosse pior traria uma má receção logo más vendas o que levaria a que provavelmente fechasse.
Estou me a lembrar por exemplo o viciante e ambicioso Formula 1 97 que tinha o motor do primeiro F1 mas em alta resolução que infelizmente não se fala mas foi um estrondo de vendas com muito sucesso incluido no nosso pais esteve meses no top 1, mas com com a mudança para a VS o resultado foi catastrófico e todos eles eram muito maus jogos sem sucesso algum mesmo depois apoiado dela sony.
Comprei uma dreamcast adorei a consola mas claro quando saiu a ps2
foi inevitável pois as revistas fixeram marketing agressivo e claro na altura fiquei encantado, mas depois adquiri a xbox era horrorosa mas em qualidade era muito supreior á da sony, o grande problema e é ai que queria chegar era o raio das conversões!!
Pois achei estranho muitos jogos que eram feitos, eram igualinhos aos da ps2, pois claro comecei a procurar informação em revistas sem ser da propria playstation e xbox e logo percebi que ter 2 consolas de topo tinha coisas boas, e más pois eles apostam e programam de raiz na consola que sai primeiro e a que dá mais garantias de vendas.
Mas o curioso é por exemplo nunca saiu nenhu, jogo que se jogava na psx 1 com o mesmo motor de jogo para uma ps2 pois além de eles realmente quererem impressionar e mudar a consola era realmente muito mais poderosa que a anterior.
Na Xbox/ps2 para ps3/xbox60 já começaram a usar os mesmos motores e tanto fifa e pes eram pouco diferentes no inicio.
Claro que assim que fizeram de raiz o jogo melhorou, mas a diversidade ai parou fazendo excertos a pixeis refinar a jogabilidade e actualização de informação, mas sempre sem inovar o motor por completo.
Hoje mantenho a psx a ps3 e a X360 e claro que já joguei numa One e na Ps4 e dou conta que realmente os jogos a solo estão a perder espaço e aposta clara é online e remasters, a maior parte dos jogos são melhores graficamente mas não impressiona tanto como as anteriores mudanças e achei um leque bem mais vazio tanto de empresas a lançar jogos novos, mas sim as mesmas a trazer mais sequelas do mesmo.
O que quero dizer é que este titulo de futebol poderá ser bom ser programado de raiz para a consola eu defendo isso porque o mercado se não tivesse já ganho com toda a certeza ai isso não aconteceria como antes agora já que isso acontece não devemos estar impressionados com imagens imóveis ou vídeos de apresentação, pois isso é irrelevante o jogo vale sim por se jogar e sentir o jogo.
Infelizmente só existe a EA e a Konami a lançar jogos de futebol e antes havia muito mais concorrência e foi graças a ela que eles se diferenciaram deles mas no momento isso já não acontece e ficamos limitados a essas duas dai ser crucial quando se fixar uma critica fazer comparação não só ao rival mas sim ao anterior que foi feito e ai encontramos muitas desilusões e falta de empenho por não ser realmente diferente do anterior.
Faltaria me acrescentar inúmeras situações e não só mas penso que me fiz entender e sim sem duvida que os gráficos agora conseguem camuflar um mau jogo, mas se há jogos que realmente tem um modo carreira real sao os de futebol apesar de achar estranho como é que a nossa liga es´ta tão mal representada até o sencible soccer 2006 tem a segunda liga tudo direitinho 😉
Desculpa este testamento, mas tinha que ser ,grande abraço e alguma duvida responderei sempre que aqui vier!
Obrigado Go. É sempre bom ouvir (neste caso, ler) palavras de, quem sabe o que diz e que em simultâneo também se sabe pronunciar!
Realmente a indústria, com a urgência de lançar todos os anos produtos novos (independentemente de serem efectivamente novos) acaba muitas vezes por lançar para o mercado, actualizações … ou camuflagens de jogos novos.
Há quem diga que é o mercado …
Obrigado e abraço!
Peço desculpa é a falta de pontuação e os erros ortográficos, mas escrever no telemóvel numa caixa de texto minúscula enquanto se trabalha é muito complicado 😉
O mercado sem dúvida que está saudável mas é como tudo na vida nesta altura do campeonato o marketing e Merchandising agressivo está saudável com lucros bem altos, mas penso que tal como na Europa o capitalismo está em profundo colapso, a industria dos jogos terá também ela que a curto prazo mudar de rumo a não ser que a gente feixe os olhos ao passado…
Grande abraço Paulo Silva.