Crytek lança CryEngine 3
Por Miguel Patinha para o Pplware O CryEngine 3, talvez o motor gráfico mais esperado dos últimos anos, já está disponível para todos os programadores, quer de PC, quer das consolas caseiras de nova geração (leia-se Playstation 3 e Xbox 360).
Desenvolvido como uma versão de consolas do CryEngine 2 (visto contar com poucas melhorias em relação a este), o CryEngine 3 apresenta-se como sendo o único motor gráfico preparado tanto para a actual geração, como para a próxima.
Sendo o CryEngine 2, o motor gráfico mais exigente no PC (usado apenas em Crysis e Crysis Warhead da mesma produtora, a Crytek, e no MMO recentemente lançado na mesma plataforma, Aion), é de esperar que agora que a terceira versão chegou às produtoras de consolas este seja muito mais utilizado na criação de gráficos quase foto-realistas.
Todavia, este não é o único benefício do uso deste motor gráfico. Segundo o presidente da Crytek, os produtores poderão contar com um desenvolvimento muito mais rápido dos seus jogos, sendo que podem jogar e experimentar os elementos que acabaram de criar. Para além disso anunciou o fim das barreiras de criação de jogos multi-plataformas (o que deve agradar sobretudo os jogadores de Playstation 3), sendo que o motor gráfico converte automaticamente as diferenças entre plataformas de forma a optimizar cada experiência.
Fiquem então com o vídeo promocional do já lançado CryEngine 3.
Este artigo tem mais de um ano
Sendo assim é open source?… acho muito bem, abre algumas portas ao mundo gráfico dos videojogos.
Não é open source.. isso era bom.
O motor é propriedade da Crytek
Não é para ser lançado ao publico mas a equipas de programadores…..
se fosse ao publico era só mods do crysis
open source?! isso mudaria o mundo tal como o conhecemos.
espero que façam algo mais do que FPS com isto.
k maravilha…..
lindos gráficos….
cumps.
E pronto, mais mês menos mês, lá sairá da forja o Far Cry 3!
Contudo, por muito bons que sejam os gráficos e a interação com os cenários, ainda não consegui ver motor gráfico com melhor naturalidade de movimentos que no jogo Heart of Darkness:
https://www.youtube.com/watch?v=U_YYRVk5ur4&feature=related
Esse jogo é realmente um mimo estranho até nunca ter sido muito conhecido muitas horas de diversão me deu isso
parece o abe’s odyssey chapado mas com um puto em vez do abe
Crysis 2 queres tu dizer já que a Crytech deixou de fazer Far Cry.
O Far Cry 2 foi feito pela Ubisoft.
E quanto ao comentário do Pedro Vicente Pinto,
motores de jogo de milhões de euros nunca ficam open source.
errado, queres-me dizer que o motor id tech 3 do quake 3 não custou milhoes a desenvolver?
E no entanto é open source, tal como daqui algum tempo será o id tech 4.
Não depende dos milhões que rende só, mas sim da política das empresas.
K loucura este jogo… foram horas muito bem jogadas e um dos meus jogos de eleição. Realmente não percebo a razão deste jogo não ter sido um marco na história, só descansei quando cheguei ao fim lol acho que até sonhava com o jogo 😀
Provavelmente motion capture – o problema é que não há grande variedade de movimentos.
é possível mas estava muito bem conseguido
Claro! É essa a razão de ser do motion capture: os movimentos não são realistas, são reais (são capturados de actores com fatos especiais com reflectores/marcadores que são detectados por câmaras de vídeo e transferidos para modelos 3d.
A limitação é que só os movimentos gravados é que podem ser reproduzidos – nesse caso são mesmo muito limitados (1 para correr, 1 para agachar-se, 1 para saltar e pouco mais).
Boas,
Parece-me que tem um excelente ambiente grafico entao mas e quem comprou uma xbox ou uma playstation 3 à dias, vai ficar com um motor grafico pior? coisa injusta!
Espero que este motor saia lá para o ano assim ja compensa eu ter comprado a Xbox e não me obrigam a devolver e esperar já o novo motor grafico!!!
Os motores gráficos vêm com os jogos e são processados pelas consolas…
O teu comentário está um pouco confuso…., mas não precisas de trocar de consola.
acho que ele quis dizer, que o Xbox 360 ou PS3 nao conseguiram rodar jogos com CE3, e com isso ele tambem diz que os jogos nao utilizaram CE3 pq nao rodaram no ps3 xbox360, e tambem ele acha que esse eh a melhor Engine, entao caso ps3 nao tenha jogos com CE3, consequentemente utilizaram uma Engine “pior”.
Refletindo um pouco … isto apenas altera a maneira que os programadores trabalham os seus jogos certo????
Não vai impor diferenças numa xbox futura e na elite do momento …
Os graficos vão melhorar em ambas pois este tipo de motor serve apenas para quem programa os jogos .. ou estou errado?
Exactamente… Este motor gráfico não interfere em nada com o hardware da consola.
É uma mais valia para os programadores, que irão conseguir “desenhar” os jogos com mais qualidade e em menos tempo.
Cumprimentos
Bom dia,
Utilizei a 1ª versão e gostei muito.
Esta nova versão promete, vou testar.
Obrigado pela noticia.
Cumprimentos,
Henrique Graça
Ana Narciso, mas isto não foi lançado ha seis meses, conforme o proprio site da Crytek ? http://www.crytek.com/news/news/?tx_ttnews%5Btt_news%5D=143
Não, uma coisa é anunciar, outra é lançar.
http://www.crytek.com/news/news/?tx_ttnews%5Btt_news%5D=160&tx_ttnews%5BbackPid%5D=9&cHash=06d1d92eb5
Parece que o link não funciona bem, mas podem ver aqui: http://www.crytek.com/news/
A Ana Narciso só está “atrasada” 2 dias… e não 6 meses…
O CryEngine3 já foi anunciado a cerca de 1 ano senão mais, mas só agora (14 outubro 2009) é que foi lançado.
ah ta ! eu sabia que não era possivel tanto delay por parte da Ana… esclarecido e certificado !”!
Na verdade, eu atrasei-me 2 dias, mas o autor da notícia, o Miguel Patinha, tal como indicado no artigo apresentou-ma bem a horas.
Temos um público bem exigente, hein?
mal habituados… 😉
Ai Ana, Ana, tens ai uma falha grave, ou nem tanto :D, o CryEngine foi usado tambem no Far Cry 2, e o Aion usa a verso anterior, usa o simplesmente CryEngine :D, o mesmo da versao original de Far Cry, de 2006. Eu disto ainda sei, já imaginas-te um MMO a usar um engine de ultima geração que nem as mais potentes maquinas o aguentam 😀 , um jogo que é para massas ninguem jogava.
PS: nao é por nada mas vou esperar por jogos a usar tal motor, é que tive a uns tempo a ver umas imagens e o PC e a Xbox possuiam uns melhores graficos em relacção a PlayStation, no entanto já podem ter melhorado a coisa, que pelo que tenho lido por ai fora desde que nasceu é muito dificel programar para esta consola.
One de lê 2006 é 2004, ando com a cabeça na lua sorry 🙁
O FarCry 2 não utiliza o motor CryEngine, utiliza o Dunia que foi desenvolvido pela Ubisoft e baseado no motor da CryTek.
Eu sei esse permenor, mas é baseado então de certo modo usa a mesma tecnologia, foi por isso que disse isso.
Exactamente.
Motor gráfico Dunia que utiliza partes do CryEngine.
Se jogarem o Crysis e FarCry2 nota-se logo a diferença entre os motores gráficos. 😉
Acho que o ppware anda atrasado uns dias.
As vossas noticias andam com atrasos.
Cheguei a trabalhar com o CryEngine2 que foi (e continua a ser) o melhor motor 3D da Crytek. Mas é um motor que requer muito processamento gráfico e fisico para todos aqueles efeitos, a quem por ex, conhece o jogo Crysis.
Basicamente o CryEngine3 foi uma versão mais light do 2 e não faz tantos efeitos como o CryEngine2, em especial efeitos fisicos. Esta redução teve que ser feita em especial por causa das consolas porque elas têm muito menos memoria ram que qualquer computador de “Hardcore Gamers” …
O 2 continua a ser melhor a nivel gráfico e fisico (arvores a partir, pequenas folhas que movem ao passar..etc..etc..) mas para uma melhor experiencia de jogo a nivel de bons frames por segundo e com uma maior fluidez o 3 é a melhor opção. Foi melhorado alguns aspectos e foi reduzido os pormenores para que tornasse este motor mais “leve”.
Já agora deixo um video nessa altura que tive a oportunidade de participar na fase “closed beta” do Crysis, em que em conjunto com outros programadores, através de chat e forums fomos trocando ideias e informações e reportar erros à Crytek sobre o Crysis.
Altura essa que também foi descoberto os “Tweaks” para que o jogo fizesse os efeitos prometidos exclusivamente para Directx10, correr igualmente no Directx9.0c
No video que fiz nessa altura foi mesmo para testar/mostrar o Crysis no Windows Xp 64-bit com Dx9 com optimização de efeitos DX10.
http://www.gametrailers.com/user-movie/crysis-dx9-tweaked/214986
JESUS CRIST !!! com isto o ceu é o limite para as produtoras de jogos
Não, também se podem fazer jogos de exploração espacial 😉
xD LOL
Realmente assustador!