Chegou o Football Manager 2014 para Linux
Football Manager é, desde sempre, o expoente máximo dum jogo de simulação do que é ser um treinador de uma equipa de futebol. Seja numa equipa que luta pela manutenção, seja numa que luta pela subida de divisão, numa que luta pelo título europeu ou numa selecção, pode pode ser vivido no Football Manager.
Tal como estava previsto, o Football Manager 2014 chegou hoje ao Linux via Steam.
O Football Manager sofreu ao longo dos últimos anos inúmeras alterações que o trouxeram para mais próximo da realidade futebolística, bem como para um grau de complexidade que exige mais perspicácia por parte dos jogadores.
Desta vez uma das grandes novidades deste jogo é o suporte para Linux. Tal como estava anunciado, 31 de Outubro era o dia em que este jogo chegava ao mundo Linux através da Steam.
"Play on Linux for the first time, plus the inclusion of ‘cloud-save’ technology which means that managers can now pursue a single career from any computer, anywhere in the world. FM14 also includes integration with Steam Workshop making it easy for managers to create and share customized FM content such as photo/logo packs, new and custom competitions and tailor-made challenges using the new Challenge Editor."
Acerca do Jogo
Motor de jogo melhorado O motor de jogo 3D foi alvo de consideráveis progressos, incluindo uma IA melhorada, uma iluminação e animação dos jogadores aperfeiçoadas, personagens de jogadores individuais e modelos de kit, uma reacção dos jogadores mais realista a incidentes durante o jogo e uma série de otimizações que se unem para proporcionar o motor de jogo FM mais rápido e melhor de sempre.
Remodelação do sistema de tácticas Houve uma remodelação total na forma como as tácticas são criadas, seleccionadas e implementadas com as funções dos jogadores e as estratégias das equipas a tornarem-se mais proeminentes: funções definíveis para jogadores em posições múltiplas, novas funções de jogadores, instruções e melhorias para rivalizar com a IA dos treinadores para que estes possam adaptar as suas tácticas com mais facilidade com o passar do tempo.
Transferências e contratos mais realistas O FM 2014 apresenta um módulo de transferência renovado, onde os treinadores e clubes adversários adotam uma abordagem mais realista quando propõem ou respondem a propostas de transferência. Além disso, foi adicionada uma série de novas cláusulas de transferência do “mundo real”, tais como a facilidade de emprestar um jogador ao clube a que foi comprado e a opção de propor uma combinação de dinheiro e empréstimo de jogadores, bem como novas cláusulas de contrato tais como uma taxa de comparência no banco de suplentes.
Além de tudo isso, o antigo sistema de negociação de transferências por turnos pode agora ser executado de duas maneiras: o testado e comprovado sistema anterior e um novo sistema “ao vivo”, semelhante ao utilizado nas negociações de contratos do FM.
Interacção mais sofisticada com a direcção As negociações dos contratos são mais realistas no FM 2014, uma vez que os treinadores e as direções podem agora fazer exigências e apresentar as suas respectivas visões para o clube nas entrevistas de emprego iniciais ou nas discussões de renovação de contrato.
Os treinadores podem também tentar renegociar transferências e orçamentos para salários como uma recompensa por se manterem leais ao clube quando confrontados com uma oferta de um outro clube com o resultado a ajudar na decisão de permanecer ou não no clube.
Uma interacção mais complexa entre jogadores, treinadores, equipas rivais e comunicação social Existe agora uma melhor interacção entre jogadores, treinadores, os seus adversários e os meios de comunicação social. Por exemplo, agora os membros da equipa técnica dão feedback sobre o desempenho dos suplentes e da equipa juvenil.
Os treinadores podem também pedir aos jogadores principais para falarem com membros da equipa que estejam descontentes, enquanto a introdução de uma reunião de fim de época permite ao treinador transmitir à equipa informação acerca do seu desempenho e estabelecer objectivos para a época seguinte.
Sistema de notícias O sistema de notícias foi alterado para que os treinadores possam agora lidar com vários assuntos do clube directamente na sua caixa de correio. Além disso, as notícias têm agora um código de cores, baseado na categoria, e são mais detalhadas – por exemplo, os relatórios de observação de jogadores aparecem agora com um único item de notícias com um relatório de primeira linha sobre todos os jogadores observados e com a facilidade de pré-seleccionar ou fazer uma oferta para cada um destes jogadores.
Interface melhorado com o utilizador Foram feitas mudanças importantes no interface com o utilizador do FM 2014. As áreas principais foram reformuladas – incluindo a página de resumo do treino, o centro de transferências e a homepage das notícias – enquanto grandes alterações foram feitas no interface com o utilizador do jogo.
A linguagem utilizada ao longo do jogo foi também alvo de alterações e está agora mais próxima da linguagem do futebol do mundo real.
Evolução no Football Manager Classic Os treinadores podem agora escolher mais de três nações jogáveis no modo Classic para usufruírem de uma experiência mais envolvente.Além disso, o modo “fast play” do FM inclui agora o Transfer Deadline Day, um assistente de Match Plan e novos conteúdos desbloqueáveis.
Requisitos
Como requisitos mínimos, o Football Manager 2014 para Linux necessita de:
- CPU: +1,8Ghz
- Memória RAM: 1 GB
- Placa Gráfica: NVidia GeForce 7300 GT, AMD Radeon HD 2400 Pro, Intel HD 3000/4000: 128MB VRAM
- Espaço em Disco: 3GB
Preço
O Football Manager 2014 para Linux está disponível via Steam ou site por 49,99€. Podem também fazer o download de uma versão de DEMO
Este artigo tem mais de um ano
nao vai esta disponivel em dvd para PC, linux e mac osx para ir-se comprar a uma loja fisica ou so se pode comprar online?
Está disponível nos dois formatos…físico e digital.
Só falta saber quando é que sai para Android e iOS…
Tb gostava!
Funciona muito bem em linux 🙂 Tenho o jogo instalado no meu desktop com Ubuntu 13.04 e placa AMD e no meu laptop com Xubuntu 13.10 e gráficos intel HD4000.
onde arranjaste o FM para linux?
Comprei o disco físico e activei na plataforma Steam, mas também podes comprar directamente na Steam. Depois é só descarregar para Linux 😉
Nham nham nham nham… Agora é que vai ser difícil sair da gruta. Linux e Fm? lá vou eu ficar solteiro outra vez.
Já agora podiam também anunciar que saiu o Metro: Last Light para Linux, um dos poucos jogos AAA sem ser da Valve para Linux. Tem dos melhores gráficos que o Linux já viu e corre muito bem, com grande fluidez, seja com placas NVIDIA, quer com placas AMD com os últimos drivers beta.
Dá para correr o jogo num sistema linux sem usar a Steam? Se sim, alguém sabe como?
comprei o jogo nao consigo instalar,chega na parte so steam e diz que esta a processar, so que não anda.