PplWare Mobile

Cepheus, o jogador de poker imbatível

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pedro Gomes says:

    É sempre possível vencer. Basta o humano ter sempre a melhor jogada. Sempreeeeee! Deve ter a mesma probabilidade de ganhar o euromilhões 2 vezes seguidas 😉

    • Não Não says:

      Ele deve ser suficientemente inteligente para ver que tu podes ter um melhor jogo que ele, e não ir contigo a jogo, não perdendo o dinheiro todo.

      O que mais lixa o humano é o pensar que o outro está a fazer bluf e o “pagar para ver”. As máquinas não sofrem disso, não sofrem de ganância.

      Invariavelmente, a máquina ganha…

      • mimesis says:

        +1

        é sempre ASSIM em todos os jogos virtuais. é por isso que os jogos que tu nao consegues “controlar” (até mesmo um simples tetris) eu nao gosto e até odeio certos.

    • Marshall2k says:

      Mas a sorte vai variando entre maquina e humano, talvez a maquina consiga gerir melhor a sorte, quando deve ou não ir a jogo.

    • vitor martins says:

      Inteligência Artificial já começa a ir longe de mais para a compreensão do SER HUMANO!

      Já se devia ter criado limites a investigação em Inteligência Artificial.
      Como foi criado limites para a investigação científica para a Medicina!
      A capacidade de evolução humana é uma baixa… São necessários dezenas de milhares anos para se evoluir!

      Depois não se queixem que estão a ser mortos por MAQUINAS!

      FUTURO é já amanha!
      NESTE SECULO IRA EXISTIR UMA GUERRA ANIQUILADORA OU EXTERMINACAO DO SER HUMANO PELA MAQUINA.

      1. FASE MAQUINA NO AMBIENTE FAMILIAR – JA TEVE INICIO
      2. FASE DESPEDIMENTO EM 90% DOS SERES HUMANO DO EXERCICIO LABORAL
      3. FASE ANIQUILAR A AGRICULTURA PARA SOBREVIVENCIA HUMANA
      4. FASE EXTERMINIO DA SER HUMANO COMO ACONTECEU COM OS DINOSAUROS

      5. FASE TRIUNFO DA MAQUINA ARTIFICIAL

  2. LP says:

    Para poker online é que dava jeito… Onde é que se compra? 😀

  3. eleck says:

    afinal não consegue vencer, eles dizem que pode conseguir mas a variante sorte mais, bluffs por exemplo torna logo o jogo outra coisa

  4. Miguel says:

    O que o torna o poker mais que um jogo de estatísticas é a capacidade de jogar o jogador e não o jogo, por isso, qualquer profissional seria capaz de tirar partido do “pensamento” de uma maquina e vencer. apesar disso, acho que esta maquina era capaz de ganhar a muito boa gente.

    P.S. quando afirmam ganhar, suponho que falem num numero considerável de mãos, de modo a diminuir consideravelmente a variância.

    • racpxt says:

      Exacto. Mas se a máquina usa os CPU’s que usa, o sistema deve bem conseguir uma adaptação considerável ao adversário também.

      Lembro-me de no final dos anos 90 o Kasparov ter perdido contra o Deep Blue da IBM e dito que era impossível aquilo ser uma máquina e que tinha intervenção humana por trás, porque, achava eles, algumas jogadas revelavam um poder de adaptação só possível aos humanos. A verdade é que aquilo era mesmo uma gigantesca máquina com um poder de processamento brutal com capacidade de analizar milhões de situações e tomar decisões estratégicas complexas.

      Se este sistema conseguir determinar o leque de mãos do adversário com alguma exactidão, facilmente calcula a melhor jogada a tomar e se vai readaptando a mudanças no jogo do adversário, o que o torna um vencedor a longo prazo. E o outro factor humano que resta é impossível de tirar proveito: uma máquina nunca vai entrar em tilt e baixar o seu nível de jogo por motivos emocionais.

  5. João Fonseca says:

    Faz-me lembrar daquela maquina de xadrez que supostamente era quase imbatível que foi vencida porque o jogador fazia jogadas muito más.

  6. tony da silva says:

    Alguém me pode explicar uma coisa… Como pode ser invencível se ele aprende com as derrotas… Mesmo que me digam que a máquina não page allin’s há de chegar a um momento que poderá a stack remanescente ser inferiror a uma small blind ou mesmo big blind e perder aí…aí é 50/50 de ganhar… É não acredito que ganhe todas..

    Outro cenário e o oponente fazer sempre allin se a máquina faz gestão de stack e não quer arriscar tudo folda sempre… Mesmo que tenha AA pode perder na boa…

    Por isso não acredito nesta máquina a não ser que a máquina faça tudo jogue e dê as cartas se é que me entendem

  7. WPMM says:

    O computador conta as cartas, coisa que é ilegal neste jogo, portanto, o comoutaxor ganha, mas com batota! 🙂

  8. André Pires says:

    “”Este projecto (…) está preparado para vencer qualquer ser* humano num qualquer jogo de Poker entre duas pessoas.”

    Artigo interessante. Quero um destes a fazer guito por mim, preciso é de um supercomputador para tal…

  9. mimesis says:

    que hahahas

    gostava de ver um jogo deste genero em que nós APENAS inseriamos as nossas cartas que temos e as que saiam na mesa 😐 nao sabia NEM as cartas dos outros jogadores NEM as do baralho que iriam sair – queria ver o “Cepheus, o jogador de poker imbatível” a jogar 😐

  10. Luís Teófilo says:

    Como investigador na área do Poker, posso dizer que conheço muito bem este projecto e até já usei algumas das metodologias utilizadas na universidade Alberta para desenvolver os meus próprios bots.
    A solução é realmente notável, mesmo sendo a estratégia fixa. No entanto, a notícia está algo “exagerada”. O programa em causa só joga LIMIT Texas Hold’em e em head’s on (2 jogadores). No No-Limit Poker ou com mais jogadores é completamente impraticável aplicar este tipo de soluções.
    Mais ainda, dado a estratégia gerada ser fixa, não é possível otimizar os ganhos contra determinados jogadores. Isto é, o “bot” mesmo jogando contra jogadores muito fracos, apesar de ter lucro garantido, vai ganhar dinheiro mais lentamente do que ganharia um humano com um pouco de intuição.
    Em resumo: resultados notáveis, mas ainda estamos longe destes programas conseguirem ultrapassar certas características humanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.