Cepheus, o jogador de poker imbatível
A inteligência artificial é um tema que nem sempre é consensual no mundo das tecnologias da informação, contudo este é um campo que continua a chamar a atenção de muitos programadores e de muitos estudiosos.
Um grupo de investigadores da Universidade de Alberta criou um “jogador artificial” capaz de bater qualquer indivíduo em qualquer parte do mundo num jogo de Poker.
Chama-se Cepheus e consiste num programa de inteligência artificial capaz de vencer qualquer ser humano num jogo de Texas Hold’em, tendo mesmo os seus criadores afirmado não ser possível a qualquer ser humano vencê-lo.
Este projecto tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 10 anos, demorou apenas 2 meses para ser treinado e está preparado para vencer qualquer sere humano num qualquer jogo de Poker entre duas pessoas.
Para conseguir ensinar as regras de jogo ao Cepheus foi necessário utilizar 4000 CPU’s, o que faz com que este programa consiga considerar mais de 6 mil milhões de jogadas por segundo. Quanto à sua aprendizagem, ela foi melhorando ao longo dos dias, aprendendo com cada vitória e com cada derrota. Todo este acumular de conhecimento leva estes investigadores a afirmar que o Cepheus pode fazer um jogo perfeito.
Este não é o primeiro sistema de inteligência artificial capaz de bater os seres humanos em jogos criados pelos próprios, mas com certeza que vai trazer muita curiosidade, principalmente aos amantes de um Texas Hold’em. Para já não existe qualquer plano para comercializar o Cepheus, contudo os seus programadores estão a pensar coloca-lo online, onde qualquer utilizador possa desafiar a sua capacidade de jogar Poker.
Estaria interessado em tentar bater o melhor jogador do mundo de Poker?
Por Hugo Sousa para Pplware
Este artigo tem mais de um ano
É sempre possível vencer. Basta o humano ter sempre a melhor jogada. Sempreeeeee! Deve ter a mesma probabilidade de ganhar o euromilhões 2 vezes seguidas 😉
Ele deve ser suficientemente inteligente para ver que tu podes ter um melhor jogo que ele, e não ir contigo a jogo, não perdendo o dinheiro todo.
O que mais lixa o humano é o pensar que o outro está a fazer bluf e o “pagar para ver”. As máquinas não sofrem disso, não sofrem de ganância.
Invariavelmente, a máquina ganha…
+1
é sempre ASSIM em todos os jogos virtuais. é por isso que os jogos que tu nao consegues “controlar” (até mesmo um simples tetris) eu nao gosto e até odeio certos.
Mas a sorte vai variando entre maquina e humano, talvez a maquina consiga gerir melhor a sorte, quando deve ou não ir a jogo.
Lá está… Basta ter sorte sempre, e sempre é “sempre”… LOL
Inteligência Artificial já começa a ir longe de mais para a compreensão do SER HUMANO!
Já se devia ter criado limites a investigação em Inteligência Artificial.
Como foi criado limites para a investigação científica para a Medicina!
A capacidade de evolução humana é uma baixa… São necessários dezenas de milhares anos para se evoluir!
Depois não se queixem que estão a ser mortos por MAQUINAS!
FUTURO é já amanha!
NESTE SECULO IRA EXISTIR UMA GUERRA ANIQUILADORA OU EXTERMINACAO DO SER HUMANO PELA MAQUINA.
1. FASE MAQUINA NO AMBIENTE FAMILIAR – JA TEVE INICIO
2. FASE DESPEDIMENTO EM 90% DOS SERES HUMANO DO EXERCICIO LABORAL
3. FASE ANIQUILAR A AGRICULTURA PARA SOBREVIVENCIA HUMANA
4. FASE EXTERMINIO DA SER HUMANO COMO ACONTECEU COM OS DINOSAUROS
5. FASE TRIUNFO DA MAQUINA ARTIFICIAL
skynet – a revolta das maquinas 😀
Para poker online é que dava jeito… Onde é que se compra? 😀
afinal não consegue vencer, eles dizem que pode conseguir mas a variante sorte mais, bluffs por exemplo torna logo o jogo outra coisa
No poquer quando se diz vencer é levar a melhor no longo prazo. E longo prazo são milhares de mãos jogadas.
O que o torna o poker mais que um jogo de estatísticas é a capacidade de jogar o jogador e não o jogo, por isso, qualquer profissional seria capaz de tirar partido do “pensamento” de uma maquina e vencer. apesar disso, acho que esta maquina era capaz de ganhar a muito boa gente.
P.S. quando afirmam ganhar, suponho que falem num numero considerável de mãos, de modo a diminuir consideravelmente a variância.
Exacto. Mas se a máquina usa os CPU’s que usa, o sistema deve bem conseguir uma adaptação considerável ao adversário também.
Lembro-me de no final dos anos 90 o Kasparov ter perdido contra o Deep Blue da IBM e dito que era impossível aquilo ser uma máquina e que tinha intervenção humana por trás, porque, achava eles, algumas jogadas revelavam um poder de adaptação só possível aos humanos. A verdade é que aquilo era mesmo uma gigantesca máquina com um poder de processamento brutal com capacidade de analizar milhões de situações e tomar decisões estratégicas complexas.
Se este sistema conseguir determinar o leque de mãos do adversário com alguma exactidão, facilmente calcula a melhor jogada a tomar e se vai readaptando a mudanças no jogo do adversário, o que o torna um vencedor a longo prazo. E o outro factor humano que resta é impossível de tirar proveito: uma máquina nunca vai entrar em tilt e baixar o seu nível de jogo por motivos emocionais.
Faz-me lembrar daquela maquina de xadrez que supostamente era quase imbatível que foi vencida porque o jogador fazia jogadas muito más.
Alguém me pode explicar uma coisa… Como pode ser invencível se ele aprende com as derrotas… Mesmo que me digam que a máquina não page allin’s há de chegar a um momento que poderá a stack remanescente ser inferiror a uma small blind ou mesmo big blind e perder aí…aí é 50/50 de ganhar… É não acredito que ganhe todas..
Outro cenário e o oponente fazer sempre allin se a máquina faz gestão de stack e não quer arriscar tudo folda sempre… Mesmo que tenha AA pode perder na boa…
Por isso não acredito nesta máquina a não ser que a máquina faça tudo jogue e dê as cartas se é que me entendem
O computador conta as cartas, coisa que é ilegal neste jogo, portanto, o comoutaxor ganha, mas com batota! 🙂
Contar cartas é no blackjack, não no poquer.
Referi conta cartas como batota geral, no caso do poker sim, não é o contar cartas que ajuda, mas sim o facto de conseguires rapidamente analisar as odds e por isso não podes usar auxiliares que te façam isso.
“”Este projecto (…) está preparado para vencer qualquer ser* humano num qualquer jogo de Poker entre duas pessoas.”
Artigo interessante. Quero um destes a fazer guito por mim, preciso é de um supercomputador para tal…
que hahahas
gostava de ver um jogo deste genero em que nós APENAS inseriamos as nossas cartas que temos e as que saiam na mesa 😐 nao sabia NEM as cartas dos outros jogadores NEM as do baralho que iriam sair – queria ver o “Cepheus, o jogador de poker imbatível” a jogar 😐
Como investigador na área do Poker, posso dizer que conheço muito bem este projecto e até já usei algumas das metodologias utilizadas na universidade Alberta para desenvolver os meus próprios bots.
A solução é realmente notável, mesmo sendo a estratégia fixa. No entanto, a notícia está algo “exagerada”. O programa em causa só joga LIMIT Texas Hold’em e em head’s on (2 jogadores). No No-Limit Poker ou com mais jogadores é completamente impraticável aplicar este tipo de soluções.
Mais ainda, dado a estratégia gerada ser fixa, não é possível otimizar os ganhos contra determinados jogadores. Isto é, o “bot” mesmo jogando contra jogadores muito fracos, apesar de ter lucro garantido, vai ganhar dinheiro mais lentamente do que ganharia um humano com um pouco de intuição.
Em resumo: resultados notáveis, mas ainda estamos longe destes programas conseguirem ultrapassar certas características humanas.