Análise: Street Fighter IV
Por Luís Perfeito - LusoGamer - para o Pplware Hoje voltamos a falar de jogos. Esta rubrica tem ficado um pouco afastada dos nossos diários, mas vamos tentar que estas análises sejam mais assíduas. Então hoje apresentamos uma análise do Street Fighter IV.
Depois de muita especulação, imagens divulgadas, vídeos entre outro tipo de informações, a Capcom colocou no mercado Street Fighter IV, um dos melhores, se não o melhor beat´em up de todos os tempos. Um jogo que conta com uma história já muito longa, recordo que Street Fighter nasceu há 21 anos atrás, esta quarta série é um luxo para os jogadores veteranos e não só.
Os novatos que agarram pela primeira vez este título vão-se deliciar com toda a acção que o jogo consegue proporcionar. Recordo-me como se fosse hoje, as minhas idas aos salões arcade e passar tarde e tardes a jogar ao comando de Ryu, Blanka ou Ken, os meus lutadores predilectos, já lá vão uns “aninhos largos”.
A Capcom, produtora do jogo, conseguiu pegar em todo o êxito alcançado em Street Fighter II e transportou-o para esta quarta série introduzindo elementos novos como também apresentou uma lufada de ar fresco ao design, um design alternativo cheio de cores e ao mais estilo cartoon. Referi a segunda série, pois a terceira para além de não ter saído no nosso país, teve um fracasso total apresentando um elenco de lutadores completamente novos esquecendo o êxito do passado. E vamos começar pelos intervenientes da acção.
Para os mais veteranos, vamos ter acesso a lutadores como os tão conhecidos Ryu e Ken, entre os restantes, Chun-Li, Guile, E. Honda, Blanka, Dhalsim, Zangief, Balrog, Vega, Sagat e M. Bison. Estes estão inicialmente todos desbloqueados e prontos para a acção. Temos também entradas novas, como o conhecido Abel (correu muita tinta na imprensa), um lutador completo, com truques exemplares, mas peca por ser algo lento e pesado, e as outras três caras novas, C. Viper, El Fuerte (um Mexicano malabarista e muito ágil ao mais estilo Rey Misterio) e Rufus. No que toca aos bosses temos o Akuma, Seith (diabólico) e Gouken (mestre de Ryo e Ken). É claro que defrontar os bosses não será tarefa fácil, vão ter que usar e muito esses dedos a ponto de os ultrapassar. Os três bosses possuem efeitos estonteantes e desbloquear estes três não será de ânimo leve. Preparem-se… E para finalizar a lista temos mais uns quantos lutadores como, Dan Hibiki, Fei Long, Cammy White, Sakura Kasugano, Gen e Rose.
O resultado deste elenco a nível técnico é tão bom, que até os seus comportamentos, golpes e os truques especiais resultam na perfeição, um ponto que irei referir mais à frente nesta minha análise. Para já, começo pela excelente jogabilidade arcade que Street Fighter IV nos proporciona durante muitas horas, horas e horas.
. O sistema de jogabilidade mantém-se, ou seja, temos disponíveis seis botões, divididos em murros e pontapés e pela sua velocidade de acção, médio ou forte. A deslocação dos lutadores será a mesma, deslocando-se na horizontal e na vertical, mas sempre num sistema bidimensional (2D), coisa que se assemelha há 21 anos atrás, simplesmente maravilhoso. É por estas e por outras que a Capcom conseguiu mostrar a todo mundo e à indústria em geral, de como se deve fazer um “remake” de um título que no passado teve um êxito brutal e que até há pouco tempo ninguém se lembrava dele. Por vezes o grafismo e o realismo empregue nos dias de hoje, não será fundamental para a apresentação de um jogo simplesmente magnífico.
Mas voltando à jogabilidade, cada lutador terá os seus golpes especiais e isso torna a acção mais intensa e mais alternativa. No canto inferior do ecrã vamos visualizar uma barra de preenchimento e que serve, quando cheia, para executar movimentos e truques de arregalar os olhos. Temos ao serviço quatro técnicas que irão derrotar o vosso adversário: Focus Attack, Ultra Combo, Super Combo e EX Special Moves.
O Focus Attack é activado quando pressionamos ao mesmo tempo o Pontapé e Murro médio, em que absorve um ataque ou na quebra da defesa do nosso adversário. Super Combo que será activado consoante os golpes que aplicamos ao nosso adversário e quando a barra estiver preenchida, executa golpes poderosos. Temos também o EX Special Moves que utiliza a mesma barra do Super Combo e que são os mais poderosos golpes de cada lutador e por fim o Ultra Combo, uma técnica que poderá virar o jogo a nosso favor quando o combate não está a correr da melhor maneira.
1 2
Este artigo tem mais de um ano
um verdadeiro classico
Aparentemente nem uma resposta educada a dizer não dos emails do pplware se recebe… 🙄 Whatever…
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
“Street Fighter II” – Velhos tempos…
Se a apreciação do Vítor M. for realmente imparcial( e eu não tenho razão para não acreditar nela ), esta nova versão do Street Fighter vai deixar muita gente agarrada ao ecrã … bons jogos
_______________________
http://poupar-energia.iespana.es/
Eu ando cheio de saudades de jogar isto…
Não o vou comprar agora pq não tenho muito tempo livre, mas será certamente uma compra obrigatória para a minha x360. Talvez mais lá para o verão quando já tiver descido de preço e tiver mais tempo livre… hehehe já estou a imaginar… vai ser só pancadaria com a minha irmã! ^_^
Acho que foi uma boa análise… É sempre agradável ver isto no pplware. Parabéns!
Algo deste género para pc é que era…
Este jogo vai sair para PC em “Q2 2009”
Ví a versão para XBox 360, e realmente é maravilhoso.
Mas para o pessoal novo, que tem menos de 20 anos pode parecer estranho jogar um 2D, não é verdade ??
Lembro-me que quando saiu a versão para SNES (ainda no Japão), ainda em 1992, foi um estrondoso sucesso, e o SF II tinha uma coisa que nenhum outro jogo tinha: não enjoava. este IV parece que também é assim.
@malcriado
Este jogo vai sair para pc! Já foi confirmado por Christian Svensson, vice-presidente da Capcom! Em princípio estará à disposição dos gamers neste Verão!
http://pplandtek.co.cc/
Excelente iniciativa do Pplware, sim senho faltavam os jogos e que começo… um jogo histórico e uma analise muito bem escrita 🙂
Um jogo destes é que faz falta… Até me arrisco a dizer que Street Fighter (qualquer uma das versões) foi o melhor jogo que já joguei até hoje… Ainda me lembro do que era jogar as primeiras versões desse jogo… Já lá vão uns aninhos…
Apenas não gostei muito da terceira versão…
Mas isto é que é um jogo de valor! Dá pra passar umas boas horas a jogar contra outra pessoa…
E este parece que vai trazer os bons velhos tempos de volta… 😛
Vai ser uma boa compra quando sair a versão pra PC…
pplware no seu melhor… Parabéns… Que continue sempre assim…
A sério?? Para PC??
Bem parece impossível!!!
Obrigado pela informação!
É Ryu, não Ryo…
Bem, vou comprar uma x360 só para jogar a isto! É irresistível!
Passava tardes e tardes em salões de jogos ou em cafés a jogar ao Street Fighter II e assim que saiu a Super Nintendo fui a correr comprar uma só por causa deste jogo! A par do Sensible Soccer e do PES este é o jogo em que gastei mais horas de vida.
E agora, no séc XXI, está lindo!
Escrever que ninguém se lembrava do Street Fighter é o mesmo que dizer que ninguém se lembra o Pac-Man ou do Tetris…
Street Fighter 2…
Era um vício…
🙂
http://alhoscombogalhos.blogspot.com/
este e o tekken sao os meus favoritos 😉
STREET FIGHTEEEEEEEEEEEER!
Se ao menos a capcom não tivesse sido idiota e tivesse metido isto na Wii também… AAH POIS mas o Dead rising já pode meter, não é?
>: (
muito porreiro Vitor ! (é assim que o pessoal fala né ?) beleza mesmo ! 😉
você gosta de engenharia ?
então veja: Masterpiece da engenharia
http://is.gd/l2bH
Nunca gostei desta coisa :s
sem duvida um dos jogos a trazer quando for comprar a ps3 🙂
I like nothing this game!!
Soul calibur and tekken are better
Morbus não sei a que te referes, eu não recebi absolutamente nada (que se refira a ti) no email do Pplware. Logo se não recebo como posso dizer sim ou não a o que quer que esteja no conteúdo???
Quanto ao post, espero que tenham gostado e esperamos que os próximos sejam também di vosso agrado.
Quero tanto jogar isto brevemente na casa de um amigo… mas queria jogar com um comando street fighter de jeito! 🙁 não queria usar um Dualshock 3!
Street Fighter II => horas e horas de pancadaria com os amigos! 🙂 Grandes tardes bem passadas! Espero que os stage themes estejam tão bons neste SFIV como estavam no SFII. Ainda hoje adoro os stage themes do Ryu e o do Guile.
Para quem gosta de SFII e de guitarra eléctrica:
Ryu: https://www.youtube.com/watch?v=D7zFRYcy5oE
Guile: https://www.youtube.com/watch?v=0kycQ4h9NAY
Cumps.
Muitas horinhas de vício já foram passadas com este jogo… 🙂
Bons tempos!!!
————
http://www.best-cine.com/
Finalmente temos um jogo de SF em 3D como deve de ser. (o Street Fighter EX Plus Alpha nunca me convençeu).
Tenho o Street Fighter 4 para a x360 e posso dizer que é uma BOMBA, está tudo melhor em todos os aspectos.!!!
Quanto ao SF4 nada a dizer, excelente. Agora há aqui com cada comentário… a 360 não passa de uma fckbox mas tudo bem, gostos não se discutem. Experimentem com o controlador arcade, vale a pena.
Uma pequena coisa a dizer sobre a review o nome da personagem é ryu e não ryo. De resto está execelnte
Ainda não lhe meti os cotos em cima, mas há-de chegar breve …
A SNK é que devia rever os seus Samurai Showdow’s e KOF que os 3D não eram lá grande m3rda. Também curtia um Guilty Gear em semi 3D. Ah … e um Mortal Kombat em condições que desde o Trilogy nunca mais curti os outros …
TÉCTÉCTÉCTÉCTORUGUÊM !
HADUKEM !
Haja teclado pra fazer os macetes !
É engraçado que o autor do texto que é um fã do jogo engana-se 2x no texto com o nome do RYU (é com U)!
Muita gente comete este erro… mas muita gente mesmo!!!
RYU
joguei ontem e sinceramente, para um fã como eu… (tantas tantas horas de sf e kof…) e nao gostei da jogabilidade… 🙁
foi um lapso que me deixa envergonhado… realmente trocar ryu por ryo… so tenho é que pedir desculpas pelo erro 🙁
eu ainda jogo sf kof etc online ou off no GGPO http://ggpo.net/ ;D
outro erro na analise foi o nao terem posto o fei long no lote de jogadores regressados (ao lado de blanka, vega, etc) ou ter tido a imprecisão de falar de gen, rose, sakura, etc como “outros jogadores”, não referindo a origem (street fighter alpha). outro erro foi terem dito que o street fighter 3 não saiu cá em portugal.
de resto bom artigo =) a ver se experimento o jogo
Se sair de facto para PC é excelente!!! Fico ansioso à espera!! 😀
Pra quem quiser conferir as histórias nos gibis lançado pela Udon, inclusive com histórias de SF IV
-> http://volcano.net46.net/viewtopic.php?f=1&t=53
To doido pra jogar ese jogo, mas sem grana.
semana passada voltei da espanha para o brasil, com o meu sf4 para PS3, o jogo eh maravilhoso, como dito no post…. pra quem jogou sf2, e outros da seria….. da uma grande saudade…… capcom acertou em cheio no game!