Análise: Nelly Cootalot – The Fowl Fleet! (PC)
Com origem na plataforma de crowdfund Kickstarter e depois do sucesso do primeiro título da serie Nelly Cootalot: Spoonbeaks Ahoy!, Nelly Cootalot: The Fowl Fleet! conseguiu todo o financiamento necessário para a sua criação e publicação na plataforma Steam.
Vamos então conhecer este divertido jogo de aventura “point-and-click”.
O jogo original de Nelly Cootalot (Nelly Cootalot: Spoonbeaks Ahoy!) foi criado por Alasdair Beckett-King como um presente de aniversário para a namorada, a qual serviu de inspiração para a personagem principal.
Depois de conseguir arrecadar cerca de 25.000€ em financiamento pelo Kickstarter (do original objetivo de 20.000), esta nova aventura de Nelly tornou-se realidade, estando disponível a partir de hoje na plataforma Steam e é compatível com PC Windows, Mac e Linux.
História
Tal como referido, este jogo foi criado pelo comediante britânico Alasdair Beckett-King que junta muito do seu humor à história e às personagens que vamos conhecendo.
Em Nelly Cootalot: The Fowl Fleet! o infame barão Widebeard hipnotizou uma “frota” de pássaros e partiu em busca do tesouro dos 7 Mares. Para evitar que o tesouro caia nas mãos erradas e para salvar os seus amigos pássaros, a jovem simpática pirata Nelly Cootalot parte à aventura.
Na sua viagem entre Port Rubicund e a ilha de Gloomholm, a nossa protagonista irá ter de interagir com variadas pessoas, piratas também eles singulares e como não podia deixar de ser, alguns pássaros…
Tal como deu para perceber, a história em si não é nenhuma epopeia épica, mas serve o propósito de nos manter suficientemente interessados no jogo, com a sua a narrativa simples e engraçada, com piadas para toda a família (algumas até mais indicadas para adultos), e várias referências a filmes e personalidades conhecidas.
Apresentação
Todo o visual de Nelly Cootalot: The Fowl Fleet! é composto de ilustrações 2D desenhadas à mão, sendo que as personagens principais estão em 3D usando a tecnologia Cel shading e se misturam muito bem com os cenários. Os fundos ilustrados estão bem caracterizados e bem detalhados, conseguindo com sucesso dar a conhecer ao jogador este mundo onde a nossa pirata Nelly vive.
A banda sonora é leve e jovial, não apresentando grandes momentos musicais, servido apenas o propósito de entreter como música de fundo.
O jogo brilha verdadeiramente é nos diálogos, onde actores de voz profissionais fazem as personagens ganhar vida. Entre esses actores temos de destacar a presença de Tom Baker, que alguns devem reconhecer como o quarto Dr. Who e aqui neste título dá voz ao nosso companheiro com penas Sebastian.
Mecanismo de jogo
Neste jogo point-and-click temos de analisar bem as localizações apresentadas, ter em conta as várias pistas apresentadas e dar utilidade aos objectos que vamos “recolhendo” ao longo do jogo.
É tudo muito semelhante à resolução de um caso de detective, com o cursor do rato temos de ir clicando em vários locais do fundo, nos objectos que vemos e em todas as personagens para que pequenas pistas nos revelem o caminho a seguir. Muitas vezes é necessário não só obter, mas combinar vários objectos para se obter a solução.
Os puzzles apresentados são também uma das marcas deste jogo, uma vez que são bem desafiantes, ao ponto de por vezes ser necessário ir buscar papel para notar certas combinações, mas não chegam a ser frustrantes o suficiente para desistirmos do jogo.
Outro ponto positivo dos puzzles é o facto de não serem repetitivos, algo que costuma assombrar os títulos deste género.
Veredicto
Nelly Cootalot: The Fowl Fleet! é um jogo divertido, com personagens bem-humoradas, que é completado com bons puzzles e visuais bem conseguidos.
Por vezes existem situações em que o caminho ou a possibilidade de interacção com os elementos não é bem explícita, o que resulta por exemplo em ficámos muito tempo “presos” num determinado nível, apenas para mais tarde se descobrir que a nossa personagem podia (e devia) ir até determinado local que parecia não ser acessível…
Outro ponto que poderá afastar alguns jogadores de experimentarem o título, é o facto de ser necessário dominar bem o inglês para se poder usufruir por completo do jogo, uma vez que tudo assenta na história e nas pistas que vão surgindo. O jogo tenta colmatar essa falha disponibilizado também o áudio em alemão e legendas em francês, castelhano e italiano.
Apesar de os controlos por toque não estarem bem implementados (foi mesmo apenas pensado para uso com rato), ficámos com a impressão de que talvez fosse bom o seu lançamento para as plataformas móveis, facilitando ainda mais a possibilidade de o jogar em qualquer lugar.
Nelly Cootalot: The Fowl Fleet! é uma boa proposta e facilmente recomendável a todos que querem ter várias horas de entretenimento para toda a família.
Este artigo tem mais de um ano
é um spin-off do Monkey Island? é super parecido.
O Monkey Island serviu de inspiração para fazer este jogo (o próprio criador o disse), mas não é um spin-off.
Se é fan de Monkey Island, recomendo experimentar este jogo.
Perspetivas quanto ao preço?
Adicionei à lista de desejos, parece um jogo interessante 🙂
Actualmente está em promoção no Steam a 16,99€ (-15%, até 29 de Março).
Definitivamente recomenda-se para fans de point-and-click.