ZON@FON – O Fonera associa-se à ZON
Rodrigo Costa, director executivo da ZON Multimédia, assinou uma parceria alargada com Martin Varsavsky, fundador e director da FON, empresa gestora de uma comunidade de partilha de hotspots Wi-Fi privados, para a criação da maior rede Wi-Fi portuguesa, a ZON@FON Wi-Fi Community. O objectivo da ZON Multimédia é massificar a actual oferta de redes Wi-Fi acessíveis, aproximando a rede Wi-Fi ZON@FON dos acessos internet de banda larga móvel, quer em questão de conveniência, quer em termos de acessibilidade generalizada, através da aplicação do modelo de partilha da FON.
A FON, financiada por investidores como a Google ou a Skype, entre outros, gere a maior rede internacional de Wi-Fi partilhada, para além de produzir e disponibilizar o software e serviços essenciais à manutenção da comunidade.
Os equipamentos da FON permitem que os utilizadores partilhem, com outros utilizadores, a sua ligação doméstica ou comercial à internet, via Wi-Fi, através da criação de duas redes sem fios independentes, uma delas segura e estanque, para utilização pessoal do utilizador que partilha, denominado Fonero, outra aberta, para utilização livre.
Ao partilhar a sua ligação à internet, é conferida ao Fonero a possibilidade de aceder gratuitamente a todos os hotspots Wi-Fi FON do mundo. Os hotspots Wi-Fi da FON podem ainda ser utilizados por utilizadores que não partilhem a sua ligação, denominados 'aliens', mediante pagamento. Nalgumas modalidades, os Foneros recebem, ainda, uma percentagem dos valores pagos pela utilização do seu hotspot.
A FON possui já acordos semelhantes com alguns fornecedores de acesso Internet europeus, como a British Telecom ou a francesa Neuf Cegetel.
Com a assinatura do acordo entre a ZON Multimédia e a FON, todos os utilizadores ZON Netcabo passam a poder beneficiar, durante 6 meses, de acesso gratuito aos 2500 hotspots FON já existentes em Portugal.
Findos os 6 meses da experiência ZON@FON, os utilizadores poderão adquirir o equipamento necessário à manutenção do serviço, o router Wi-Fi La Fonera +, por cerca de 40 euros e a partir de Setembro, o ZON Home Media Gateway, um equipamento totalmente integrado, englobando todos os serviços ZON e a funcionalidade ZON@FON, por cerca de 50 euros.
O ZON Home Media Server incluirá algumas funcionalidades ZON@FON exclusivas, começando pela preservação da totalidade de largura de banda na rede pessoal do Fonero, sendo a largura de banda dedicada ao acesso público, cerca de 2 Mbps no período inicial, inteiramente independente.
Apesar de todos os serviços e produtos FON em Portugal assumirem a designação ZON@FON, os actuais utilizadores portugueses FON não serão afectados pela transição, mantendo-se as condições de utilização gerais da FON, independentemente do seu fornecedor de acesso internet, excepto as exclusivas ao ZON Home Media Server. Tek
Quantos de nós temos um La Fonera em casa? Eu tenho! Router sem-fios, pequenino, barato, e já com a filosofia de dar e receber... Para quem nunca ouviu falar dê uma olhada no mapa de utilizadores em Portugal.
O que acham desta parceria?
Este artigo tem mais de um ano
@Offtopic saiu o DAEMON Tools Lite Version 4.30.0
changelog:
– Updated and improved images engine;
– Adware free! (no more “ad sponsor” check box in setup)
– Languages updates;
– Some minor GUI bugs fixed.
@Lando
Muito Obrigado!
Vou já actualizar!
Os pontos de acesso FON já existentes em Portugal passam a contar pros números da FON e da ZON mesmo que as pessoas nada tenham a ver com a tvcabo, que coisa mais ridícula, passamos a fazer publicidade á tvcabo e seus serviços sem mais nem menos.
Mesmo antes da noticia ter saído já os pontos de acesso estavam convertidos para ZON@FON e a publicidade á ZON metida nas páginas de login, isto é um abuso por parte da FON, aliás eles neste momento fazem de tudo para terem mais pontos de acesso, o próximo negocio vai ser com o Starbucks.
Cumprimentos do Fonero 76003 😉
Livro o código da zon fibra
Voces têm cá cada uma…
O ke é k o Daemon tem a ver com o FON?
OMFG.
Enfim, adiante.
Sou utilizador de FON e tenho o meu hotspot disponivel…
Devo dizer que comprei o meu equipamento (La fonera + La Fontena) por 11Eur (portes incluidos) e é um maquinão.
Então depois de crackado com o DDWRT……….
Sem comments
Olá. Já vi que este comentário é de 2008. Sabes onde e se ainda posso comprar? Ainda vale a pena? Obrigada
@off topic
estranho ainda nao vi nenhum post sobre o Opera 9.5 Beta para o windows mobile gostaria de saber a opiniao do pplware ja q o achei pesado no Ndrive S300
lol… e continuam!!!
no nome do tópico tem as palavras ZON, FON e Fonera.
E vocês vêm falar de Opera em Ndrives, Dameon tools, etc…
mt bom… o Fonera… então com o DD-WRT é sempre a bombar 😀
e para não perder o “espirito” da FON, há também um plug-in
o bom das foneras é k por defeito vem com 5dbi se nao me falha a memória
Muito bom. Com cada vez mais equipamentos com WiFi é uma excelente ideia ter uma rede mundial de utilizacao gratis
@Canudo
Vê-se logo que só cá vens quando o Vitor (ups… Rei) faz anos!
Os off-topics são uma maneira rápida e fácil de fazer chegar aos outros que há actualizações de softwares, entre outras coisas… Desde que me lembro, sempre houve essa prática entre os utilizadores deste blog.
Excelente ideia.
Eu também tenho duas foneras (da altura em que eram grátis) a funcionar como bridges para o PC velho e a x360 e funcionam impecavelmente com DD-WRT.
Isto é um vergonhoso golpe de marketing.
A ZON passa a promover os seus produtos até mesmo em hotspots cuja ligação é fornecida pela concorrência.
Antes mesmo da ZON ter feito esta parceria, já havia muitos foneros clientes da netcabo.
Esta parceria beneficia a FON Wireless Limited, na medida em que os routers La Fonera passam a estar disponíveis para aquisição nas lojas Zon Tv/Netcabo.
Ou seja, exceptuando a maior visibilidade, a COMUNIDADE de foneros (não confundir com a empresa Fon wireless limited) não sai beneficiada em nada.
@CANUDO: podes explicar como crackaste o teu router la fonera?
Existe um firmware alternativo desenvolvido por um grupo de utilizadores descontentes com a FON e que permite adicionar funcionalidades extra, impede as actualizações automáticas, possibilitando melhor controlo sobre quem acede ao router. Mas nunca funcionou comigo.
Alguém sabe como fazer isto?
@ Anonimo #3
Existem vários firmwares alternativos e addons pro firmware oficial, tens as instruções nos sites respectivos, fóruns, wikis, etc. Recomendo-te estes addons http://en.freewlan.info/portal.php , segues as instruções e nem vais precisar de abrir o router. O processo de instalação é praticamente automatico.
Se queres um firmware poderoso mete o legend e caga pra FON, eles agora já nem ligam á comunidade, querem mostrar grandes numeros para receberem investimentos e realizar mais negocios como o da ZON.
A ZON faz publicidade enganosa!
Recebi um folheto publicitário junto com a factura a divulgar o serviço de internet por 16,79 €. Liguei para lá e depois disseram-me que afinal tinha de passar do modo económico para clássico e bla bla bla… conclusão teria de pagar mais de 50,00 €/mês para poder aderir ao serviço.
Disse-lhes que no folheto não era idicada qualquer condição de pré-adesão, logo o que estão a fazer é pura publicidade enganosa!
sou membro activo da comunidade fon desde há alguns anos, tendo mantido o minha fonera activa desde então.
a partida e tendo lido a informaçao divulgada na internet tenho de concordar com os que defendem que o acordo é claramente mais vantajoso para a zon que para a comunidade fonero.
sempre quero ver no final do ano qual o acréscimo de “zon-foneros” que vai haver.
Também estou a pensar aderiir à rede FON mas ter uma ligação à TVCabo não sei será boa ideia, pois já em tempos tive aquela ligação e para além dos cortes de rede tive bastantes problemas para conseguir anular o contrato. Por isso a quem tiver já alguma experiencia com a ligação pedia o favor de me dizer o preço e se a ligação tem qualidade.
Santos
Boas, gostava de saber se o router la fonera 2.0 da para capturar outras redes wifi com um adaptador wifi por usb?
Um meio off topic, eu tenho o fonera 2.on e a intençao era utilizar com a pen da kanguru , mas nao o consegui por a funcionar, nem com a e169 nem com a e180 da huawei. alguem tem um problema similar? ou alguem sabe alguma soluçao pra isto?