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Última hora: Vodafone Portugal alvo de ciberataque

Tal como o Pplware informou, os serviços da Vodafone começaram a apresentar problemas no dia de ontem. Aparentemente seria apenas um problema na rede como já aconteceu no passado. No entanto, a operadora confirmou agora que foi alvo de um ciberataque.

Segundo a Vodafone, as falhas de serviço são resultado de um “ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações”.


Vodafone: serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis apenas disponíveis na 3G…

Desde o dia de ontem que a Vodafone tem estado a informar os seus clientes sobres o que está a acontecer ao nível dos serviços. De acordo com a comunicação enviada ao Pplware, a Vodafone informa que:

foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações.

Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.

A operadora informa ainda que os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G…

Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira.

A operadora confirma que não há, até à data, quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos. A Vodafone pede desculpa a todos os clientes pelos incómodos causados e assim que justificável refere que irá proceder a nova atualização da informação.

Tal problema com os serviços teve início no dia em que a Vodafone foi obrigada a restituir valores cobrados por serviços não solicitados.

Os clientes da Vodafone a quem tenham sido cobrados valores nos últimos anos pela ativação de serviços de Internet extra – que é ativado automaticamente quando excedem os dados disponíveis no pacote subscrito – ou o serviço automático de conversão de mensagem de voz para texto podem exigir receber esses montantes.

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