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Vodafone obrigada a restituir valores cobrados por serviços não solicitados

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. mojorisin says:

    finalmente.
    quantas vezes é activado o pacote extra de dados sem que as pessoas o queiram.
    a mim acontecia-me imensas vezes, tinha dois cartões no telemóvel um com dados outro sem, as vez por qualquer motivo o cartão sem dados passava a principal, la ia 1€ para dados não solicitados

    • Joao Ptt says:

      Aconteceu-me o mesmo na Vodafone, quando ligava uma aplicação de GPS aquilo fazia com que a Vodafone automaticamente me cobrasse 1 € ou coisa parecida, mesmo com os dados explicitamente desactivados no smartphone.
      A única solução foi mesmo telefonar para o apoio ao cliente e pedir para desactivar os dados no cartão.

    • jp says:

      1 Euro!? 2 Euros quer voce dizer! Por cada 100mb esses ladroes da Vodafone cobram 2 Euros!

    • K says:

      Acho bem. Quando foram as alterações da neutralidade de Internet, vários operadores disseram me que o que isso significava é que agora em vez de barrar podiam cobrar adicionalmente quando o tráfego acabava. O que não tem NADA a ver com o que net neutrality significa, foi uma maneira de pervertetem algo de forma a ir tirar mais uns trocos aos clientes.
      Acho bem. Paguem.

  2. Tó Coelho says:

    Como é que se exige a restituição dessas cobranças dos serviços não solicitados?

  3. Crav says:

    Tenho de fazer alguma coisa para me serem restituídos os valores?

  4. Trainspotting Portugal says:

    Só a Vodafone?

    Pressionem também as outras operadoras!

  5. cross says:

    o que eu gostava era de por exemplo contratar só internet e mais nada. Não, tenho que levar com pacotes de canais, video clube, telefone fixo, box..

  6. João says:

    Onde podemos pedir o reclamar o nosso dinheiro?

  7. NelsonR says:

    Expliquem lá melhor isso. Como se acede a essa reclamação? Quem pode aceder a essa restituição? Tem limites?

  8. José Ferreira says:

    Comigo aconteceu a mesma coisa ou idêntico a Nos estava a cada minuto a debitar na internet Móvel 800MG, e recebia SMS a informar do debito dos MEGAS, LIGUEI para o serviço de clientes da Nos e eles fizeram o crédito depois com a ajuda deles fui á área de Cliente e aonde tenho os telemóveis associados, desactivei os consumos adicional de internet Móvel parra 0 MEGAS. assunto resolvido e simples.

  9. BRUNO ASC says:

    Até cheguei na altura a fazer reclamação no livro de reclamações. Uma vergonha as vezes que me roubaram. Até hoje ainda ando na rede 2G/3G só para evitar o acionamento automático dessa porcaria. Quem vive no interior é só faltar a rede que os dados acionam logo automaticamente, só com o 2G/3G é que ficamos protegidos.

    • Joao Ptt says:

      Pode pedir para desactivarem os dados no cartão. Eu tive de fazer isso porque mesmo com os dados desligados no smartphone cobravam-me quando abria uma aplicação de GPS (devia estar a fazer algum pedido que não é considerado dado de Internet para o android, mas que é considerado dados para o operador.. tipo pedir a localização da antena ao qual se está ligado para o GPS encontrar/ calcular os satélites mais rapidamente).

  10. Try says:

    Há anos que cobram pacotes adicionais de tráfego, sem serem aceites, sem questionarem, nada.
    Há valores que nunca teria tencionado gastar com pacotes de Internet, que me foram debitados continuamente.
    Como posso exigir a restituição destes valores?
    Agradecido

  11. Manel Costa Rocha says:

    Aconselho a não reclamar pois a vodafone presta um serviço bom e depois ainda aumenta os precos e ficam todos a perder. Olhem que reclamacoes infundadas podem dar aumento de mensalidade em mais de 30 euros por mes. Tenham cuidado, sei disto porque ja trabalhei na vodafone

    • BRUNO ASC says:

      Esse comentário só pode ser para rir.

      1° A Vodafone não presta um bom serviço.

      2° Se aumentar o preço perde clientes para a concorrência e quem fica a perder é a Vodafone.

      3° Isto não é uma reclamação infundada, foi um roubo em larga escala agora reconhecido em tribunal. Para uma empresa tão grande como a Vodafone é uma vergonha, eu tinha vergonha de defender estas práticas.

      4° Você sofre de síndrome de Estocolmo. Ter cuidado de quem abusa de si? Haja coragem.

    • Tiago says:

      Pois eu recomendo que reclamem até à última instância em caso de qualquer faturação indevida e fundamentada ! Assim o fiz no passado recente e valeu a pena a vodafone perdeu o caso ! O mesmo para os outros operadores.

    • Tiago says:

      O típico português e roubado enganado mas não faz queixa com medo das represálias … por isso temos o pais que merecemos devido a estas mentalidades analfabetas ….

    • Pedro says:

      Até parece que não existem outras opções. Deixei a Vodafone no telemóvel pela Lyca, tenho mil minutos e 20gb por 15€. Deixei a Vodafone em casa pela Meo, os mesmos +100 canais e Fibra 500mb/s por 38€. Deixei e já não volto.

    • Luis Lousa says:

      Que medo, como se não houvesse concorrência o ideal é estar caladinho é aceitar o assalto que nos fazem á carteira, caladinhos é quietinhos …

  12. Rita says:

    COMO EXIGIR À VODAFONE OS VALORES COBRADOS ILEGALMENTE?

    Apresentar uma reclamação no livro de reclamações eletrónico acessível em:

    https://www.livroreclamacoes.pt/Pedido/Reclamacao

    Escolher como prestador a Vodafone.

    Sugerimos que reclame utilizando o texto abaixo. Em caso da Vodafone recusar a devolver o dinheiro, solicitamos que nos informe para podermos ajudar.

    VODAFONE PORTUGAL – Comunicações Pessoais, S.A.
    Av. D. João II – Lote 1.04.1 – 8.º, Parque das Nações, 1998-017 Lisboa

    Exmos Senhores,

    Em resultado da sentença proferida no acórdão do Supremo Tribunal de Justiça de 03.02.2022, processo 22640/18.1T8LSB.L1.S1, acção popular promovida pela CITIZENS’ VOICE associação de defesa do consumidor, venho exigir que me sejam restituídos imediatamente (por transferência para a conta de que sou titular com o IBAN [indicar IBAN]) todos os valores cobrados por serviços adicionais nos últimos 4 anos, nomeadamente, mas não exclusivamente, pelos serviços de Internet extra (activados todas as vezes que o “plafond” do pacote de serviços foi totalmente consumido) e conversão de mensagens voz para texto.

    Como certamente é do conhecimento de Vossas Excelências, eu não me excluí da aludida acção popular, tendo por isso passivamente aceite estar representado/a na mesma [cf. Artigo 15 (1) in fine da Lei 83/96], com os efeitos previstos no artigo 19 (1) da aludida Lei, designadamente o de aproveitar a sentença transitada em julgado proferida no âmbito do processo supra identificado que tem por objeto a defesa de interesses individuais homogéneos.

    Caso os valores agora reclamados não me seja devolvidos nos 5 dias após o trânsito em julgado da sentença supra referida, darei início à execução judicial da sentença, com todos os inconvenientes que dai resultem para Vossas Excelências.

    Sem mais de momento, subscrevo-me.

    Com os cordiais clientes,

    Nome
    Cliente Vodafone nr

    • jose says:

      obrigado Rita pelo texto

    • Ricardo says:

      Rita, sabes dizer-me se aquele valor que a Vodafone retira por “mais um dia de comunicações” também se poderá refletir nesta sentença? Porque na verdade, eu nunca fiz o pedido para que me retirem 1,99€ para ter comunicações por mais 1 dia. Aliás, se me avisassem por sms, eu carregaria o telemóvel. entre 3,99 por semana ou 1,99 por dia, acho que não preciso de me explicar muito
      Confesso que muitas das vezes foi distração, mas é como digo, uma sms e eu carregaria o saldo na hora. Mas às 00:00 já estava a ser “roubado”

    • Ricardo says:

      E desculpa a minha má educação.
      Muito obrigado pela ajuda

    • Rita C says:

      Obrigada Rita,

      “… Em caso da Vodafone recusar a devolver o dinheiro, solicitamos que nos informe para podermos ajudar.”. Caso a Vodafone se recuse, quem deveremos contactar?
      Obrigada mais uma vez!

    • Fernando says:

      Será que isso que a RITA disse é fiável visto que não temos ajuda por partes deles neste assunto, porque eles de certeza que não vão fazer isso a não ser que peçam ou reclamem mas isso de reclamar online dá resultado ou temos que enviar para o apoio ao cliente a saber informações?
      Obrigado pelo texto.
      Cumprimentos.

    • jose says:

      Vodafone já respondeu a indicar que ainda não sabem como vao “tratar” esta situação

  13. joana says:

    Eu saí da vdf por caisa disso, como é que posso obter o reembolso já que estou a falar de pelo menos 4 cartões?

  14. João Pinto Meireles says:

    Os lucros milionários da Vodafone são conseguidos a tirar ilegalmente uns euros aqui e ali. Como são montantes pequenos que roubam de cada vez, as pessoas ficam chateadas, propestam mas deixam passar. O truque da Vodafone é ganhar com a passividade das pessoas. Só que aqui deu-se mal, pois houve um juiz ou juíza que percebeu a burla e arrumou com o esquema. A justiça portuguesa há muito que anda pela rua da amargura, mas desta vez foi uma lufada de ar fresco. Há esperança em alguns juízes. Espero que muitos clientes roubados reclamem.

  15. jose Baptista says:

    Aconteceu me em janeiro tenho 10gb de trafego + APPS.. tinha la ja os 22 euros para irem descontando nas proximas semanas fiquei sem os 10GB nem sei como …. ou seja quando reparei ja não tinha os 22 euros liguei para lá devolveram me os 22 euros e deram me mais 1gb para aguentar ao final do mês.. mas é triste ter q reclamar sempre q estas merdas acontecem…

  16. jaugusto says:

    Aconteceu com os meus pais, os velhotes tem um nº da UZO sem internet só com pré-carregamentos e de repente estavam sempre sem saldo, qdo reparei eles tinham sido comidos mesmo sem usar net em 1.99€ por dia de internet diária nacional pois agora tem de enviar um sms a dizer “diarianao”!!
    Alguém avisou, não!!

  17. DG says:

    O que é impressionante é os preços das mensalidades sempre a subir.
    Aqui na Polônia net 600mb + 39 canais tv a cerca de 18€ mês, cartão telemóvel 15gb (apps free… FB,Instangram , chamadas ilimitadas (na Polónia) 7 € mês.
    Estou apenas a constatar um facto.

    • Luis Lousa says:

      E ainda arranja mais barato aí, também sei do que falo pois já são 15 anos de Polónia e sempre a comparar com o roubo que se pratica em Portugal

  18. Indieano says:

    Só vejo é malta a dar hate na Vodafone forte e feio quando todos sabemos que todas as operadoras têm práticas bastante duvidosas com os seus clientes. Concordo que devem ir até às últimas instâncias para reaver o dinheiro e que cada vez mais os clientes tenham alguma palavra contra estes crimes. Mas e a ANACOM que posição teve sobre isto? Ou onde é que andava este tempo todo?

  19. Miguel says:

    Eu também fui cobrado indevidamente várias vezes por pacotes extra de dados após atingir o limite.
    Mas não é verdade que ” sem que o consumidor tenha a possibilidade de recusar tais serviços”. Eu desactivei a activação automática desses pacotes na app Vodafone e a partir daí nunca mais cobraram nada extra. Simplesmente ficava sem 4G após atingir o limite.

  20. Pedro says:

    Deixei de ser cliente Vodafone devido à péssima oferta de internet móvel. Por 15€ mês agora tenho 20 gigas em vez de 1. Deixar o processo desenrolar e tentar perceber o processo para reaver estes valores cobrados, mesmo já não sendo cliente.

  21. Augusto says:

    Deixei a Vodafone por causa disso

  22. João Morgado says:

    E onde posso obter todo o acórdão?

  23. Fernando says:

    Mandei um email a vodafone ao apoio ao cliente a expressar o meu desagrado com a situação atual na qual me referi à velocidade da Internet e do dinheiro extra que eles tiravam quando passava o limite que dizia, retiramos 0,50 cent para mais um dia de comunicações e se carregássemos o saldo eles retiravam o valor exato sem descontarem esses 0,50 cent do carregamento a meu ver inadmissível, eles deviame bloquear até carregar.
    Eles responderam o seguinte:
    “No seguimento do exposto, informamos que a Vodafone ainda está a analisar a veracidade da notícia publicada a 07 de fevereiro de 2022.

    Em relação ao valor cobrado por atraso de carregamento, para ter acesso às condições do seu tarifário por mais um dia, trata-se de uma condição inerente ao seu tarifário.
    (aqui sou eu a escrever – ou seja aqui eles querem se referir a meu ver, como mais de metade não lê os termos e responsabilidades, estamos aceitar que eles façam isso. Não sei se alguém sabe se isso é verdade se está nos termos. Lógico que aqui já não tem que pagar nada a ninguém mesmo que alguém se decida ir a tribunal)

    Mais informamos que a Vodafone garante a velocidade máxima contratada através de cabo de rede, pois por wi-fi as velocidades efetivas de transferência poderão variar em função de diversos fatores, incluindo a configuração da sua rede local, meio usado (WiFi ou Ethernet), sistemas operativos, carga e desempenho dos equipamentos, existência de firewalls ou antivírus ativos.

    Ou seja eles vão fazer de tudo para não pagar nada a ninguém porque muita gente não está para gastar dinheiro em tribunal em advogados a não ser que seja uma empresa grande e esteja disponível a isso.

  24. R o B says:

    A cobrança de uma taxa diária pela mesma operadora por saldo insuficiente por vezes 1 cêntimo para débito de semanadas em vez de suspender o serviço e alertar o cliente para saldo insuficiente é também abusiva e tem como único objectivo aumentar os lucros da operadora.

  25. Vanya says:

    já fiz a reclamação, a resposta da vodafone foi “A decisão judicial a que se refere foi notificada à Vodafone no passado dia 4 de fevereiro, estando a mesma ainda em apreciação. A decisão ainda não transitou em julgado, pelo que ainda não é definitiva. Razão pela qual não estamos em condições de adiantar mais informação de momento”

  26. Vanya says:

    já fiz a reclamação, a resposta da vodafone foi “A decisão judicial a que se refere foi notificada à Vodafone no passado dia 4 de fevereiro, estando a mesma ainda em apreciação. A decisão ainda não transitou em julgado, pelo que ainda não é definitiva. Razão pela qual não estamos em condições de adiantar mais informação de momento”

    • Ricardo Dias says:

      Era exactamente isso que ia questionar aqui na página, se efetivamente a reclamação deu em alguma coisa.

      • Vanya says:

        pelos vistos não. Pelo menos por agora, não sei se existe alguma falha entre o que as comunicações nos estão a noticiar e afinal a Vodafone AINDA não é obrigada a pagar ou se é a Vodafone a fazer de tudo para evitar o reembolso.

  27. Maria de Sousa. says:

    Além de falhas, no telemóvel do meu filho associado ao mesmo pacote, nunca avisavam sobre o excesso de gastos na net, e no fim cobravam o que ela queriam. Chegaram a facturar 300etal euros a mais e tivemos que pagar. Como fazer para reclamar? Agradeço

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