Twitter – A febre continua…
Toda a gente já ouviu falar pelo menos uma vez acerca do Twitter. Será apenas uma moda passageira? Quem não vê utilidade nele, já lhe deu o benefício da dúvida e experimentou? E a "aversão" continuou?
Ninguém o pode negar, o Twitter veio para ficar.
Twitter soma 10 mil adeptos em Portugal
Pelo menos 10 mil portugueses já aderiram à ferramenta de comunicação pela Internet Twitter e as adesões estão a crescer cada vez mais, disse à Lusa o jornalista Paulo Querido, responsável pela listagem da TwitterPortugal.
Apesar de não conseguir medir «todos os registos» de novos twitters criados por portugueses, Paulo Querido estima que, de momento, existam pelo menos «8.000 a 10.000 contas [criadas] por portugueses, das quais 5.000 a 7.000 activas numa base semanal».
Segundo o jornalista, que é responsável pela TwitterPortugal, ferramenta que lista os utilizadores portugueses da plataforma, em janeiro de 2008 o número de novos utilizadores registados em Portugal foi 57.
No mesmo mês deste ano, esse número era seis vezes maior, chegando aos 380.
A Presidência da República aderiu no passado mês de Janeiro ao Twitter, reconhecendo a plataforma em nota de imprensa como «uma nova forma de acompanhamento da actualidade do Presidente da República, a sua agenda, intervenções, visitas e outras iniciativas». PCGuia
Instituições portuguesas aderem ao Twitter
Presidência da República, Guarda Nacional Republicana, Fenprof, Centro Nacional de Cultura, Instituto Camões, Cinemateca e universidades do Porto e de Coimbra são algumas das instituições portuguesas presentes no Twitter, a ferramenta de comunicação que mais tem crescido na Internet.
O Twitter é uma ferramenta de criação gratuita de microblogs, lançada há três anos nos Estados Unidos em torno de uma pergunta: «O que estás a fazer neste momento?».
Esta ferramenta, já considerada como o telégrafo do século XXI, permite o envio e partilha de pequenas mensagens até 140 caracteres, às quais se pode responder instantaneamente, e a criação de uma rede social de «seguidos» e «seguidores».
«O objectivo fundamental é acompanharmos este ritmo vertiginoso da sociedade. É uma forma de chegarmos às novas gerações, que já estão mais no mundo virtual do que no real», disse à agência Lusa o chefe da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR, tenente-coronel Pedro Costa Lima.
Além do Twitter, a GNR iniciou também em Fevereiro a colocação de fotos no Flickr e de vídeos no YouTube e no portal Sapo, com o objectivo de mostrar a renovada Guarda Republicana.
«No fundo, é mostrarmos o que somos. É uma forma de abrirmos as portas da Guarda e de chegarmos a um público que de outra forma não conhece o que somos», salientou Costa Lima.
A GNR está a utilizar o Twitter para difundir conselhos e informações sobre a sua actividade, à semelhança do que começaram a fazer nas últimas semanas outras instituições, muitas delas impulsionadas pelo anúncio, em 20 de Janeiro, da abertura da conta da Presidência da República.
«É uma maneira fácil de uma instituição divulgar as suas actividades. Para os assessores de imprensa, o Twitter é uma ferramenta muito boa», disse à Lusa João Simão, professor de Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, especialista em redes sociais na Internet.
Para João Simão, o actual «boom» de crescimento de utilizadores de microblogs, como o Twitter e o Plurk, está a ser muito semelhante ao que ocorreu em 2003 e 2004 com os blogs. Diário Digital
Outros twitters de interesse:
Este artigo tem mais de um ano
O Twitter é sem dúvida uma poderosa ferramenta!
http://www.nyzux.net/
Os dados que aqui são apresentados acho que demonstram que o Twitter não tem vingado assim tanto.
Quanto a mim acho que 10000 não é um número assim tão expressivo. Parece-nos a nós que o Twitter é um sucesso porque estamos inseridos num meio onde bastante se fala dele.
Se calhar 90% das pessoas que aqui vêm ao Pplware têm contacto com o Twitter apenas e só porque tanto o Pplware, como o Nuno Markl e o Bruno Nogueira têm Twitter e utilizam-no para que se aproximar mais destas “vedetas” que admiram.
Continuo a acreditar que o Twitter é apenas uma moda passageira, e se por ventura o Nuno Markl, o Bruno Nogueira e o Pplware deixassem de “twittar” o Twitter quase que deixaria de ter expressão.
Eu posso dizer que já experimentei e não gostei mas percebo que exista quem goste bastante dado que com esta aplicação o nível de “lambe-botismo” é exponencialmente superior. E pronto, é a minha opinião, não sendo válida para muitos será válida para outros.
___________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
Eu admito que sou daqueles que ainda não percebi o que raio é/faz o twitter realmente. Claro, depois de tanto se falar lá fui eu experimentar, mas… Não vi a utilidade. Aquilo é, basicamente, como se fosse o nosso nick do messenger mas publicamente? Estou a perguntar isto porque realmente estou com esta dúvida.
Tenho que admitir que mesmo conhecendo o twitter, não uso, nem tenciono usar 🙂
e confirmo o que disse o Alexandre Kulcinskaia, 10k users … é pouco, muito mais que isso tem o hi5, ou outro qualquer serviço que tenha miudas com bikinis :d
JP lá está uma das coisas boas do twitter. na generalidade aquilo tem utilidade. saber noticias, novidades, etc…o hi5 é útil apenas para isso, ver gajas.
e não acho que o twitter seja uma moda passageira a não ser que surja algo do mesmo género com melhorias. O que ainda limita o proliferamento dele cá é ainda a diminuta quantidade de gente que utiliza o mesmo no seu smartphone ao longo do dia. E a falta de notificação por sms de mensagens novas. porque juntando estas duas, é das melhores ferramentas para ir sabendo as noticias.
Continuo na minha…
Não vejo interesse em ter ou subscrever…
http://alhoscombogalhos.blogspot.com/
vou ser honesto, se tivesse um serviço q me chateia de cadavez que alguem faz algo no seu microblog, teria que recorrer á minha imaginação para ter tempo para trabalhar, estar com a familia, desporto, etc … daí, não usar este tipo de serviços…nem o hi5, nem muitos outros.
recorro a sites de noticias, alguns foruns, rss, e siga a banda.
mas pronto …
O Twitter é uma excelente ferramenta. Não só é uma brincadeira para as massas, em que cada um pode dizer o que está a fazer no momento e não sei quê, com o qual ninguém se interessa, de todo, como é também uma ferramenta para os grandes sites e entidades, porque serve para entregar grandes quantidades de informação em pacotinhos pequenos, sem ter necessidade de recorrer a métodos mais complicados e por vezes desnecessários como notícias no site, ou coisas do género. Eu não uso, mas não uso porque não preciso, não porque não goste.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
isto aqui no pplware parece cada vez mais uma espécie de religião hehe, o pplware diz que é bom e a malta vai atrás…
Eu também ainda não percebi a utilidade desta aplicação mas vamos respeitar quem gosta e usa…
Abraço,
——-
http://www.best-cine.com/
Claramente as pessoas vêm para aqui comentar o que não sabem. O Twiiter é neste momento a 3ª rede social dos EUA atrás do Facebook e do Myspace.
O Twitter é o futuro, o resto é conversa de quem ainda está no Restelo a dizer aos navegadores – “não ides que o monstro está ali ao virar da esquina”.
Não dou 6 meses para estes iluminados andarem por lá a “twittar”…
Eu já fui muito contra este serviço. É um serviço que faz o mesmo que outros. Mas uso-o agora, muito motivado pelo facto do MSN (pelo menos o meu) ter uma actividade inferior a 60% (ás vezes nem sei porque é que o ligo), graças à “descoberta” do Twitter. Tá tudo no Twitter e pronto não tive remédio e mudei-me, e uso todos os dias.
Concordo com o Alexandre Kulcinskaia, no que toca a ser uma moda passageira. O Twitter não me parece trazer tantas vantagens quanto isso e penso que vai cair no esquecimento lá mais para a frente.
Bem, o erro comum quando as pessoas chegam ao Twitter é verem a página de outros Twitters…
A piada/revolução do Twitter está no dinamismo. Está em tu estares embrenhado no teu trabalho, e algum dos que tu segues faz um comentário que te distrai 1 segundo e te põe 1 sorriso na cara. Ou transmite uma noticia em tempo real, de algo que só horas depois a comunicação social consegue estar lá!
Bem, aqui fica o meu: http://twitter.com/hmarques_alq
E felizmente, “sigo” muito mais do que o Bruno e o Markl, nem teria sentido. Mas daí até lambe-botismo… nem se entende bem, colega…
@Kostadinov,
já ouvi dizer “o futuro é isto”, na altura das BBS, depois disso já vi o IRC, o ICQ, o Messenger, o Skype, entre tantos outros que a memoria me esconde.
Depois vi a Web 2.0, e o futuro é isto, etc etc.
Tem calma, não precisas insultar de “iluminados” os que discordam de ti.
Para tua informação o futuro, é aquilo que fizermos dele, e são pessoas como eu e tu que o fazemos, portanto o futuro, passa por pessoas como tu, que gostam do twitter .. e imagina … por pessoas como eu, que não gostam e não usam … get it?
O PPL lá descobriu o Twitter?! 😀
O Twitter já há 2 anos consecutivos que é considerado o melhor microblog.
http://twitter.com/jonithu
quem ainda nao aderiu ao twitter esta ainda na primeira de cinco fases de aceitaçao do twitter, que é negaçao. tentem nao ver o twitter como mero diário “do que estas a fazer neste momento”, mas sim como um modo de estar a par das noticias ao segundo. Mas é claro que precisam de seguir as pessoas ou entidades certas para o efeito.Todas as minhas feeds do google reader excepto duas, ja aderiram ao twitter, por isso estou a deixar o RSS.
É muito mais facil utilizar os programas tweetdeck ou twirl no PC, e estar a par das noticias assim que elas saem
twitter.com/kardozo
Dei o benefício da dúvida e fui experimentar o Twitter. Resultado: não entendo a aplicação nem a utilidade. Para comunicação instantânea, já há SMS grátis, nicks de messenger, estados no hi5 e mais coisas do género. Não preciso de mais esta ferramenta para comunicar melhor ou estar mais informado, como aqui disseram.
Sem dúvida que é uma febre (não considero que seja assim tanto, é mais falado do que utilizado) meramente passageira.
Passa-me completamente ao lado… não lhe consigo atribuir qq tipo de utilidade no meu dia a dia…
@JP
subscrevo o que escreveste.
Contudo, é a “conversa” de quem nunca utilizou o Twitter que me fez escrever o meu anterior comentário.
Uma coisa é a tua opinião – alguém que utilizou ou utiliza o Twitter – outra, são os tais iluminados que sem nunca terem experimentado, dão-se ao trabalho de vir aqui comparar esta “ferramenta” com Hi5’s e afins….(patética comparação)
Experimentem – não basta abrir conta e seguir os Markl’s. O Twitter é muito mais do que isso.
Abraço!
Eu utilizo para partilhar os meus favoritos e para seguir algumas pessoas/entidades.
Sigo o Público.. e acho interessante ter uma lista de títulos/resumos de notícias acompanhadas dos respectivos links.. é muito mais fácil e prático filtrar a informação.
É um serviço útil para partilhar acontecimentos em primeira mão, um exemplo recente: o acompanhamento da feira Barcelona GSMA (Mobile World Congress) por parte do Lourenço Medeiros (jornalista da SIC). Óbvio que o interesse neste exemplo é subjectivo.
Para utilização a nível pessoal, já não acho tanta piada. Como aqui tem sido dito por alguns, também sou da opinião que este serviço não está a ter grande adesão por parte dos portugueses, baseando-me na quantidade de contas criadas. O crescimento tem sido lento, mas penso que veio para ficar.
Fica o meu também, para os interessados:
http://twitter.com/Shote
Não sei o que é e não me atrevo a experimentar algo que não tem objetivo e utilidade claramente especificados. Alguém poderia me dizer quais os objetivos e utilidades desse negócio?
Obrigado.
10.000 utilizadores portugueses? Fiquei supreendido ate pela negativa, e que vejamos, existem sites que nao sao metado do divulgados em relaçao ao twitter, que sao portugueses e tem carradas de vezes mais gente que o twitter, e que o twitter e moda agora, nao o podemos negar mas mesmo assim…
Anyway Kostadinov, e a terceira rede social dos EUA, agora diz-me qual e o verdadeiro objectivo de uma rede social? É que e uma autentica perca de tempo, e o meu ja e curto, andar a ver fotos de todos, que tiraram com folano, com baltrano… Depois vamos la comentar porque se nao comentarmos nao somos realmente amigos dessas pessoas, nisso perde-se uma carrada de tempo, mas eu compreendo isso do Hi5 e catanos, e para ir as gajas, agora vejamos:
Twitter do bruno- «Acabei de ir a uma loja de pianos. Ora bem, não é propriamente o preço de uma flauta… Amanha volto lá, já mais conformado. »
«A caminho de uma grande entrevista para o “Sol”. Ainda não sei bem se vou fazer de mim ou de alguém extremamente intelectual. »
«Queria só mesmo dizer que não tenho absolutamente nada para vos contar. Mas dizer isto no twitter tem muito mais pinta. »
Entre outros… Digam-me onde esta a porra de piada disto? E vejam ele ainda goza 😉 , «…Mas dizer isto no twitter tem muito mais pinta.», agora digam-me um dos twitters tugas mais seguidos com isto… o que andara a gente a fazer? o Twitter do pplware, dispenso, tenho o RSS e ja nao perciso de mais nada, sempre que entro na net o firefox actualiza la o RSS e prontos nao perciso de dizer mais nada… Agora se gostam do twitter usem, abusem e deliciem-se e o que eu recomendo, mas PPLWARE, isto ta-se a tranformar num blog de twitters, eu sei que e interessante, mas o twitter nao tem assim tanto que lhe diga, e que qualqeu noticia que sai do twitter e divulgada, falem de windows, falem de linux, falem de gimp, de photoshop, em fim tanto tema, para que todos os dias um post sobre o twitter?
@spulva, você “segue” esses exemplos “twitterianos” que transcreveu aqui. Eu não. Anda a seguir as pessoas erradas. E mais, quem faz do Twitter um messenger público é porque na realidade não entendeu o que o Twitter significa.
Para mais info sobre o Twitter e as suas potencialidades e defeitos recomendo a visita ao blogue do jornalista Paulo Querido – o guru do Twitter em Portugal.
http://pauloquerido.pt/
Kostadinov, eu nao, eu nao uso twitter apenas dei exemplo mas nao me parece que 40% ( sim 3,357 seguidores) dos utilizadores portugueses do twitter, nao me parece que um russo que saiba portugues, conheça o bruno e o siga, nao deiam uma amostra real do que realmente se faz no twitter, e que um RTP so tem 1,384 seguidores, ou HAVIDAEMMARKL, com 4,268 (50%) e que tambem nada diz de interessante, eu penso que isso e uma pequena amostra do que realmente se passa no twitter ou entarei enganado, secalhar o raio da bioestatisca que tive este ano nao me serviu de nada, agora «O que estás a fazer neste momento?» este e o slogan, faz uma interpretação… MSN publico, sem imagens e icons todo bonitos… Se querem algo interessante usem um blogspot, ou o wordpress, mas porque sera que nao tem tanto sucesso, uhmmmmmm, secalahr proque tem-se de dizer algo mais contructivo nao?
@aos que gostam e aos que não gostam:
Amigos, camaradas e outros, não se preocupem em avaliar a utilidade actual e futura desta ferramenta! Não vale apena. Gosta-se ou não e pronto. Mais nada. Para avaliar temos uma ferramenta que serve para avaliar tudo e todos desde os primórdios da humanidade: o tempo.
O tempo dirá se é ou não mais uma ferramenta válida e útil ou se é apenas uma novidade passageira. O que é bom resiste ao tempo…
@ Lápis Azul
O tempo não avalia nada. Quem avalia são as pessoas ao longo do tempo, e essas pessoas ao longo do tempo avaliam exactamente da maneira em que dizes para não avaliar. Estás a contradizer-te…
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam.
Ola amigo! Nao sou de ficar fazendo comentario, mas eu queria parabeniza-lo pelo otimo site que voce tem! Continue com esse otimo trabalho!
Sinceramente entre o Twitter e o messenger prefiro o messenger.
Sim porque para mim o WLM até tem mais opções…
Mas claro não vou descriminar quem utiliza, muito pelo contrario.
Mas ponto, ainda não entendi a utilidade disto.
Continuo a não perceber o que é que esta “ferramenta” faz, que não se consiga fazer melhor com outras.
O Twitter, como é descrito na página deste, consiste em responder a uma simples pergunta: “O que está a fazer agora?”.
Sinceramente já experimentei e… bem, só me lembro de actualizar de vez em quando e… segundo o que me parece, tem mais graça se estiver sempre actualizado… no entanto, tenho mais que fazer!
microblogging é o futuro sim, pelo menos para entidades/instituições/agências de notícias.
Imaginemos que funciona como as letras “gordas” num jornal. Claro que para funcionar perfeitamente tem de funcionar em conjunto com outros tipos de blog e/ou páginas web, caso se queira aprofundar mais a questão.
A nível pessoal, não vejo muita utilidade estar a escrever cada passo que se dá. Mas é só a minha opinião
Abraços
nesta comjuntura, acho que se está a preparar o 2º rebentamento da bolha “dot-com”… acho incrivel como o twitter tem sucesso. as pessoas estão mesmo aborrecidas
Eu também ando por lá. Aquilo cada vez está maior…
http://twitter.com/joaosilas
Ora…
Com excepção de algumas instituições/empresas/etc… que até podem aproveitar o serviço para passar informação útil ao público, ainda estou para perceber qual o interesse para o “average Joe” do Twitter.
Não, a sério, interessava a alguém que os meus updates fossem:
– acordei, tou no WC
– fui tomar o pequeno almoço
– fui mudar a fralda ao puto
– vou trabalhar
… etc… e um chorrilho de tretas que não interessam a ninguém???
É preciso ter um F.D.P de um ego, para achar mesmo que tercerios querem saber do nosso dia-a-dia.
Já para não falar da questão de privacidade, os “twitterianos” são alvos extremamente fáceis para alguém mal intencionado, é só seguir a rotina deles durante uns tempos 😉
Mas pelos vistos a moda pegou e bem, ao ponto de chegar a ver, já por várias vezes, projectos DIY onde ligam o “mundo real” ao twitter, plantas, bébés, etc.
(check: hackaday.com)
Anyway… Não sou contra nem a favor, simplesmente, não lhe acho grande piada.
Sou daqueles que até agora não tive nenhuma vontade de experimentar o Twitter, pois acho que não terá grande utilidade.
No entanto, acho que devo experimentar para poder ter uma opinião formada e assim criei uma conta no Twitter: http://twitter.com/pcdudept
@ Ana Narciso, pessoal do Pplware:
Sabem se existe forma de fazer updates ao Twitter através do telemóvel?
PCdudePT
http://www.pcdudept.com
Mais um post que não acrescenta nada sobre o twitter, pelo visto alguém quer ser patrocinado, ou então já é pela empresa dona do Twitter.
mas o twitter é algum msn ou hi5? quem diz isso vê-se logo que não experimentou e vem para aqui mandar bitaites armado em intelectual e quem for do seu nível tem de saber escrever mais elaboradamente num blog…epa parabéns. experimentem e depois opinem como já vi alguns…agora leiem uma critica num blog qualquer e vêm para aqui falar do que não sabem,.
@ PCdudePT
http://www.simplehelp.net/2008/04/16/20-ways-to-use-twitter-on-your-cell-phone-or-mobile-internet-device/
Aqui tens!
@ Ana Narciso
Obrigado pela ajuda.
Isto é só moda, tanto que isto só pegou porque o markl descobriu o difundiu na antena 3… e no blog dele… até porque o twitter ja existe desde 2006 e eu já o uso desde essa altura e continuo a achar que apesar de muitos portugueses usarem muitos vão deixar de usar. Até porque muitas das pessoas que só agora descobriram o twitter não passaram pela fase em que o twitter funcionava no tlm em Portugal, isso sim deixa saudades… mas ao que parece as redes moveis portuguesas não gostavam muito da ideia…
@Marco
Pelo menos, comigo, consigo actualizar o estado do twitter mandando uma simples sms (paga, como é óbvio). Agora relativamente a receber actualizações via sms é que realmente não funciona.
@Marcelo
há um site tew2.com que é beta e envia sms grátis com pub. não é nada de especial ainda…quem sabe. eu tenho 2 ou 3 tags para ele me enviar.
mas há 1 ano atrás era o próprio twitter q
@Marcelo
há um site tew2.com que é beta e envia sms grátis com pub. não é nada de especial ainda…quem sabe. eu tenho 2 ou 3 tags para ele me enviar.
mas há 1 ano atrás era o próprio twitter que envia grátis. mas depois, pufs…
@Frigo
Costumo comparar a estes “acontecimentos” um acontecimento bem nacional:
A Primavera Marcelista 😀
Pode parecer um bocado extremista mas, o fundamental é que: Ao início é tudo muito bonito… mas depois que ganham popularidade, sabe-se lá porquê, as coisas mudam de figura
Se é uma febre, é uma febre muito fraquinha, com um numero muito reduzido em Portugal para o tempo que já existe… conheço foruns muito mais recentes com maior número de inscritos.
Só ouço publicidade (ultimamente massiva diga-se) ao twitter no Pplware, tanto que já chateia, e ainda não mostraram nada que me fizesse ver a utilidade daquilo…
Para notícias já tenho as RSS, para ver twitters de pessoal a comentar o jogo do benfica ou a dizer onde foram, dispenso porque já passo demasiado tempo por dia em coisas inúteis para arranjar mais uma.
Pra mim é moda passageira tal como IRC’s e afins, daqui a uns tempos ninguém fala do twitter tirando os “resistentes”.
Jesus, para aqui vai mais ódio ao twitter que sei lá o quê…
Eu uso o Twitter no meu firefox como se fosse um micro-diário e sinceramente não me causa confusão nem nada… Até me dá jeito muitas vezes.
Só digo uma coisa aos haters: se não querem usar, não usem! Ninguém vos obriga. Eu também vejo os posts do Pplware Classics e no entanto não vou lá comentar a dizer que aquilo não me interessa e que não vejo a utilidade dele patati patata… Só estou a dizer isto porque também já me começa a picar tudo o que andam a postar por aqui.
E agora se me dão licensa… vou twittar uma pequena votação.
http://www.pcworld.com/businesscenter/article/159981/three_ways_twitter_security_fails.html
Parecem as pitas que defendem os Tokio Hotel mesmo se eles fizerem uma música de traques.
Nunca me registei no Twitter nem nunca explorei muito bem, também duvido que vá gostar..
Tenho 54 anos e desde o inicio da net que sempre esteve atento ao que se passava, e às suas diversas formas de interacção, programo alguma coisa neste, e noutros campos, mas reconheço frontalmente a minha ignorância nesta onda do twitter, que não me parece mais que um simples IRC. Provavelmente estou enganado e não tenho o direito de emitir juízos sem antes estudar o assunto. Averiguarei, estudarei, e depois sim, depois contem com a minha opinião frontal.
Criei uma aplicação web para o Twitter que pode ser útil a quem também tem Flickr.
Permite fazer o upload de uma foto para o Flickr a anunciá-la no Twitter de forma automática.
http://www.flicktotwitt.com