Transferências bancárias têm novidade a partir de hoje! Saiba o que é…
Como temos vindo a informar, as transferências bancárias vão ganhar um conjunto de funcionalidades interessantes que garantem maior simplicidade e fiabilidade. A partir de hoje há uma novidade! Saiba do que falamos.
Transferências bancárias com confirmação de destinatário
Finalmente as transferências bancárias vão passar a identificar o destinatário. Esta funcionalidade, semelhante à que existe já no Multibanco, vai permitir, a partir de hoje, a quem efetua a transferência saber se de facto o destinatário é o correto.
A nova solução inclui duas funcionalidades de confirmação de beneficiário/devedor:
-
Confirmação de beneficiário singular — que permite confirmar o beneficiário de uma transferência a crédito ou imediata, ao fornecer o nome do primeiro titular da conta de pagamento associada ao IBAN indicado. Esta funcionalidade será disponibilizada gratuitamente, pelos prestadores de serviços de pagamento, aos utilizadores de serviços de pagamento;
-
Confirmação de beneficiário/devedor agrupada — que permite confirmar a titularidade de uma (ou mais) conta(s) de pagamento através da validação de pares NIF/IBAN ou NIPC/IBAN para transferências a crédito ou imediatas e débitos diretos, iniciados de forma agrupada. Esta funcionalidade poderá ser utilizada por empresas quando efetuam pagamentos de salários e a fornecedores ou quando processam débitos diretos.
Estas funcionalidades serão disponibilizadas aos utilizadores de serviços de pagamento, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, nos diferentes canais onde estes efetuam transferências a crédito, transferências imediatas e débitos diretos: canais remotos (por exemplo, homebankinge aplicação móvel) e presenciais (por exemplo, balcões).
A partir do dia 24 de junho... serviço SPIN
No dia 24 de junho, será lançado um segundo serviço, o SPIN, que permitirá utilizar o número de telemóvel ou o número de identificação de pessoa coletiva do destinatário, em vez do IBAN, para iniciar transferências a crédito e transferências imediatas, facilitando a realização destas operações.
Estes serviços serão facultados aos prestadores de serviços de pagamento que participam no Sistema de Compensação Interbancária (SICOI), o sistema que processa a generalidade das operações de pagamento realizadas diariamente pelos particulares e pelas empresas em Portugal.
Ao disponibilizar estas soluções à generalidade dos prestadores de serviços de pagamento participantes no SICOI, o Banco de Portugal pretende contribuir para a sua adoção generalizada, em prol de um mercado de pagamentos mais conveniente, mais seguro e mais inovador, em cumprimento da “Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025”.
Contou o “Diário do Alentejo” (30/03/2022) uma burla com o aluguer de casas no Algarve, com pagamento antecipado de uma parte a título de sinal. Alguém dizia que alugava casas no Algarve e as subalugava no Verão, para aproveitar a subida de preço.
Deu a referência bancária para a transferência bancária (325€) – que era de uma loja de online, ou seja, a vítima pagou a compra que o burlão fez nessa loja. Se já estivesse em vigor esta regra, antes de ordenar a transferência ia aparecer o nome do beneficiário e – talvez – tivesse desconfiado que havia marosca. Digo talvez, porque mesmo que aparecesse a Amazon como beneficiário haveria quem caísse.
Concordo plenamente, só peca por ser tarde… Isto tipo de confirmação já existe desde que há transferencias na ATM (que eu me lembre) bastava colocar o IBAN e sabiamos sempre quem era o destinatário.
O link do “DA”. É instrutivo, tem outros casos.
https://diariodoalentejo.pt/pt/13623/os-engodos-das-burlas-online.aspx
Boa medida, é sempre mais um passo no combate ás burlas.
Já os CTT também fizeram muito bem com a introdução do PIN, assim fica mais dificil de fazer extravios.
Já para o Grunho, o melhor mesmo seria acabar com o imperialismo americano!
Devia de ser hoje era o inicio das transferencias imediatas gratuitas
A partir de hoje tem de dar o pin quando pagarem por mbway, não se esquecam. Se registarem o mbway com o meu numero ganham 40 euros. 928875122
Escusavas de ter colocado o meu número
“Transferências bancárias com confirmação de destinatário…”
Aqui tudo bem, aplaudo.
“A partir do dia 24 de junho… serviço SPIN, que permitirá utilizar o número de telemóvel”
Aqui vai trazer muitos dissabores para muita boa gente, quem vê só a parte positiva e esquece a parte negativa é burro e não tem arte.
tudo híbrido, tal como o mbway até passar a ser tudo cripto!