O tema da privacidade tem estado a assombrar o TikTok nas últimas semanas, de diferentes formas e de diferentes origens. Se uma delas foi provocada pela própria rede social, outras são o resultado de atacantes que exploram falhas nesta rede social.
Uma nova brecha de segurança está agora a ser anunciada e terá resultado no roubo de dados dos utilizadores. O TikTok nega este problema, mas os factos podem ser demasiado óbvios para que este possa ser ignorado.
Há uma falha de segurança nesta rede socia?
Este é um tema novo e que está a ter respostas contrárias de várias partes envolvidas. Tudo começou com a publicação num fórum de muita informação sensível sobre o TikTok, que depressa passou a ser avaliada por vários analistas de segurança, para aferir a sua veracidade.
A informação partilhada mostra que os hackers aparentemente tiveram acesso às estruturas técnicas do TikTok e desse local roubaram dados de vários tipos. Em primeiro lugar, publicaram informações sobre o código fonte desta app, revelando depois terem dados de 2 mil milhões de utilizadores.
With the preface that all this is "alleged" at this time, there's a post on a popular hacking forum from 12 hours ago making some pretty major claims: pic.twitter.com/M9oLXhT4Vd
— Troy Hunt (@troyhunt) September 4, 2022
Hackers reclamam que conseguiram roubar dados
Os dados parecem fazer parte de um ataque mais alargado e que terá afetado outro serviço, o WeChat. Estes estão a ser partilhados, havendo uma base de dados de 2 mil milhões de utilizadores do TikTok, o que parece reforçar a ideia de que o TikTok foi mesmo comprometido, vindo os dados de um servidor alojado na cloud e mal protegido.
Apesar destas aparentes certezas, o conhecido analista de segurança, Troy Hunt, tem algumas dúvidas. Refere que parte destes dados podem ser obtidos de forma pública e que são simples de obter. Irá avaliar melhor a informação para poder dar uma maior certeza a este aparente problema do TikTok.
TikTok prioritizes the privacy and security of our users’ data. Our security team investigated these claims and found no evidence of a security breach. https://t.co/TdCZDUFLPN
— TikTokComms (@TikTokComms) September 5, 2022
TikTok já veio negar qualquer problema
A empresa, entretanto, já veio a público dar a sua versão desta situação, e nega que tenham sido roubados dados dos seus utilizadores ou do seu código. Referem que a sua equipa de segurança avaliou esta situação e não detetou qualquer indício desta falha de segurança. Reforçaram também o seu compromisso com a privacidade e segurança dos dados dos utilizadores.
Este é um caso que parece estar ainda sem uma resposta definitiva, mesmo com toda a informação do TikTok e de outros investigadores de segurança. Os hackers reclamam que conseguiram roubar dados e que têm vários GB informações sobre os utilizadores desta rede social.