Pplware

Starlink da SpaceX pretende ter serviço de Internet super rápida por satélite já em 2020

A divisão Starlink da SpaceX tem um projeto em mãos bastante ambicioso. A empresa de Elon Musk pretende, já no próximo ano, ter um serviço de Internet super rápida por satélite e de baixa latência.

Têm sido alcançados acordos com entidades reguladoras e o próprio CEO, Elon Musk, já publica tweets através da rede da sua empresa. Além disso, a SpaceX já abordou o tópico do preço relativo ao futuro serviço que irá fornecer.


O projeto da Starlink referente ao serviço de Internet por satélite não é novo! Esta visão de Elon Musk tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos últimos anos, estando cada vez mais avançada e próxima da implementação.

No passado mês de maio, a SpaceX lançou sessenta satélites de Internet no âmbito do projeto Starlink. Estes estão na órbita terrestre, a 550 km de altitude. Apesar de estar longe de serem suficientes para proporcionar um serviço para milhões de utilizadores, estão já operacionais. Prova disso é um dos mais recentes tweets de Elon Musk, que foi realizado usando a rede dos seus satélites.

Numa conferência de imprensa, a COO da SpaceX, Gwynne Shotwell, afirmou que tem de efetuar seis a oito lançamentos de satélites para ter o serviço pronto. É esperado que tal aconteça nos próximos meses, para lançar o serviço em meados de 2020 no mercado norte-americano.

Para criar uma constelação de satélites de modo a abranger todo o globo, a empresa estima necessitar de vinte e quatro lançamentos. De momento, a FCC já aprovou o lançamento de 12.000 satélites. Não obstante, a SpaceX acredita que precisará de mais satélites em órbita para ter o serviço perfeitamente operacional… Assim, está já em contacto com a União Internacional de Telecomunicações de forma a conseguir licenciar até 30.000 unidades de satélite.

Os executivos, além da temática relacionada com o lançamento de satélites, ainda não adiantaram muito mais pormenores sobre o projeto Starlink. Sabe-se agora que existem claros planos para ter o serviço disponível nos EUA em meados de 2020 e cobertura global no final desse ano… Contudo, faltam saber mais informações.

Obviamente que as características do serviço e o preço são o que mais se deseja saber. Quanto ao serviço em si, a empresa apenas adiantou que irá proporcionar Internet de banda larga com velocidade extremamente rápida e baixa latência.

No que toca ao preço, Shotwell referiu que existem milhões de clientes norte-americanos a pagar $80 mensais por serviços péssimos. Esta realidade é especialmente em zonas rurais no país. Assim, a COO da SpaceX dá a entender que o seu serviço será mais barato ou que a qualidade fornecida justificará o preço.

Um satélite do projeto Starlink da SpaceX já demonstrou problemas em órbita…

Exit mobile version