Pplware

Starlink já consegue atingir velocidades acima dos 100 Mbps e com baixa latência

Muito para além da Tesla, a aposta de Elon Musk tem estado a focar-se na SpaceX e na Starlink. Estas duas últimas querem criar uma verdadeira revolução na forma como encaramos o espaço e tudo o que este tem para oferecer à Humanidade.

Se a SpaceX está já com o foco na Lua e em Marte, a Starlink está ainda a dar os primeiros passos. A Starlink apresentou agora os primeiros resultados dos testes de ligação à Internet e os valores decerto prometem muito.


Starlink continua a crescer e a melhorar o serviço

Apesar de ainda não ter um serviço disponibilizado aos utilizadores, a Starlink tem estado ocupada a colocar no espaço os seus satélites. Faz uso das infraestruturas da SpaceX e dos seus foguetões para colocar em órbita os seus satélites de comunicações.

A sua ideia é a breve trecho fornecer um serviço de acesso à Internet sem limites e em qualquer ponto do planeta. Para isso tem nos seus planos a colocação em órbita de 12 000 satélites, para assim prestar o seu serviço. Atualmente a empresa conta já com mais de 700 em funcionamento.

Velocidades e latência prometem muito

Para além deste processo, a Starlink iniciou também os testes com um lote limitado de utilizadores. Agora, e para mostrar uma primeira realidade, a marca apresentou os seus próprios resultados dos testes, com valores de velocidades e latência muito promissores e que ficam bem acima dos que tinham sido já revelados.

Do que revelou num tweet recente, o serviço da Starlink consegue já atingir valores de 100 Mbps (megabits por segundo). Estes valores ficam muito acima dos apresentados pelos primeiros utilizadores deste serviço, que apontavam para valores entre os 20 e os 60 Mbps.

SpaceX continua a enviar satélites para o espaço

Também os valores de latência são igualmente muito reduzidos e, por isso, muito promissores. A empresa não revelou valores concretos, mas referiu que esta é “baixa o suficiente para jogar online os títulos mais rápidos, e a velocidade de download é rápida o suficiente para transmitir vários filmes HD de uma vez e ainda ter largura de banda de sobra“.

Curiosamente, e no mesmo dia em que anunciou estes valores, a Starlink voltou a apontar a sua atenção para o espaço. Colocou em órbita mais 60 satélites, superando os 700. Este é um valor próximo dos 800 necessários para ter o serviço funcional e estável e igualmente bem acima dos 400 mínimos para funcionar.

Exit mobile version