Spotify revela curiosidades sobre a forma como os portugueses ouviram música em 2023
O Spotify é o serviço de streaming de música mais usado na Internet e não para de crescer no número de utilizadores. A sua utilização em Portugal é grande e cada vez mais os utilizadores criam os seus padrões de utilização. O Spotify revelou agora 9 curiosidades sobre o consumo de música dos portugueses em 2023. Saiba como o temos usado.
Após ter revelado as preferências musicais dos portugueses durante o ano de 2023, a maior plataforma de streaming de áudio revela agora algumas curiosidades do consumo de música dos portugueses. Estas mostram as tendências emergentes e diferentes contextos e perspetivas quando se trata de ouvir música.
- O Rapper português Van Zee destaca-se como artista emergente em 2023, entrando diretamente para o Top 50 do Wrapped 2023 e no Top 20 dos artistas locais mais ouvidos pelos portugueses.
- Grande parte das músicas portuguesas mais ouvidas no Wrapped 2023 são colaborações, em particular de artistas Pop femininas com artistas masculinos urbanos (como a música mais ouvida de Bárbara Bandeira e Ivandro). 2023 foi um ano marcante para os crossovers locais.
- A música é para ouvir em diferentes momentos, mas também em diferentes dias da semana. Ainda assim, há um dia que se destaca com uma média de streams por utilizador mais elevada: a sexta-feira foi o dia preferido pelos portugueses para ouvirem música em 2023. Já a nível horário, a madrugada, mais concretamente as 3h da manhã, é a hora eleita.
- Taylor Swift foi a artista mais ouvida em Portugal em 2023, mas apenas liderou na faixa etária dos 13 aos 34 anos. Dos 35 aos 44 anos, os artistas preferidos foram os Calema, dos 45 aos 54 a liderança vai para The Weeknd, enquanto os utilizadores com mais de 55 anos escolhem os Coldplay.
- A artista norte-americana popularizou-se igualmente em cidades como Albufeira, Almada, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Porto, Setúbal e Viseu. No entanto, há duas cidades portuguesas com preferências distintas. Os bracarenses, por exemplo, preferiram ouvir a artista brasileira Juliette e os habitantes de Matosinhos que escolheram como artista preferida iATM11.
- Relativamente aos dispositivos, Taylor Swift lidera as preferências no computador, no telemóvel, nas colunas, nos tablets e nas televisões. Ainda assim, no carro os artistas mais ouvidos são os Coldplay, seguidos dos Calema, de The Weeknd e do Panda e os Caricas.
- Num ano marcado pelo crescimento de 42% de consumo de música local, os artistas portugueses continuam a ganhar importância no estrangeiro. Drenchill volta a ser o artista português com mais streams noutros países, numa lista que conta também com Eugene Lopin, Elvis Drew, Avivian e MARO.
- A música perdura por vários anos e até várias gerações e o Spotify conta com um catálogo de mais de 100 milhões de faixas. Por isso mesmo, é natural que os utilizadores oiçam artistas, músicas e álbuns mais antigos. Por exemplo, "The Eminem Show" foi o álbum mais ouvido em 2023 com mais de 20 anos.
- No que diz respeito aos géneros musicais, o pop continua a dominar o país, sendo o mais ouvido em cidades como Lisboa, Albufeira, Faro, Funchal ou Leiria. Já o pop português, o hip hop tuga e o fado são os géneros musicais portugueses mais ouvidos no estrangeiro.
Em 2024 este cenários devem continuar presentes e novos artistas vão estar no topo. A expetativa é que a utilização aumente e que novos hábitos de utilização surjam, em todas as plataformas onde este serviço está presente.
Este artigo tem mais de um ano
“Já a nível horário, a madrugada, mais concretamente as 3h da manhã, é a hora eleita.”
Estou mesmo a ficar velho.
Já somos dois.
Mau gosto alem de preguicosos e de baixas qualificacoes . Aqui na alemanha ja ha tgvs ha imenso tempo ai nem um, pais que devia ser excluido da ue
Tudo a ver com a notícia. Aprendi bastante contigo.
E esta “novidade” de quando em offline, se se desligar a sessão, já não se consegue voltar a abrir, a não ser que se limpem as musicas de que se fez download…?
Muito pop muita pastilha elástica, alimenta pouco e diminui o cérebro mas pensar gasta calorias e o povo anda faminto!