SEO – Sabe o que é? – Parte 1
SEO (Search Engine Optimization) ou Optimização para Motores de pesquisa é um conjunto de estratégias e técnicas com o objectivo de potenciar e melhorar o posicionamento (organicamente) de um website nos resultados dos motores de pesquisa. Por organicamente queremos dizer que o mesmo é desenvolvido sem recurso aos anúncios pagos.
Quem desenvolve websites ou simplesmente tem um website próprio, sabe que o posicionamento do website nos resultados de um motor de pesquisa é algo fundamental para o sucesso do mesmo.
Para que isso seja possível existem várias técnicas e estratégias, sendo as duas principais o SEO (Search Engine Optimization) e SEA (Search Engine Advertising).
O objectivo deste e dos próximos artigos sobre SEO é "ensinar" estratégias e métodos para implementarem no vosso website ou simplesmente ficarem a saber como o SEO funciona.
A utilizadção de estratégias / técnicas SEO tem os seus prós e contras, dos quais destacamos:
Prós
- Investimento reduzido
- Credível
- Escalável
- Maior ROI (retorno de investimento) a longo prazo
- Sustentável
- Relevante
Contras
- Mais difícil e trabalhoso.
Apesar termos enumerado apenas um "contra", este é sem dúvida o ponto fulcral do SEO.
A vantagem do SEO é o facto de não ter custos directos para o proprietário ou programador do website,por custos directos refiro-me à necessidade de compra de palavras chave / keywords (anúncios adwords).
SEO vs SEA***
*** O posicionamento do website nos resultados de uma pesquisa através do SEA "obriga" a ter sempre o anúncio activo e saldo positivo na conta adwords.
Contudo e ao contrário do SEA (anúncios adwords), carece de muito mais trabalho na fase inicial e acompanhamento posterior, pois é necessário:
- Desenvolver e executar uma estratégia
- Utilizar keywords certas
- Criar conteúdo original de qualidade
- Links Internos e externos funcionais e relevantes
<liQuestões técnicas sobretudo a nível de programação
Tendo em consideração que se pretende ter o website no topo das pesquisas durante um longo periodo de tempo, o facto de a estratégia SEO não ter custos (adwords) é uma vantagem avassaladora.
No próximo artigo iremos abordar as "Keywords", que é um dos maiores pilares numa estratégia SEO.
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente, estive aguardando por um tema destes.. podiam dar dicas de como meter as keywords mais corretas para o nosso website, e algumas dicas..
Faz-me falta dicas para melhorar as Keywords saber se estão bem definidas ou corretas para o meu site.
Boa tarde Johnny,
Nos próximos artigos iremos abordar vários pontos do SEO, um dos quais sobre Keywords.
Cumprimentos,
Hélio Moreira
Boas Hélio,
Para quando os próximos artigos sobre este tema?
Obrigado
Excelente tema, espero pela continuação.
Se puderem exclarecer acerca do comprimento/ dimensao/ quantidade de keywords no proximo tuto eeria algo interessante
Obrigado
Search Engine Optimization – Optimização de motores de pesquisa.
Search Engine Optimizator – Optimizador de Motores de pesquisa.
Olá Silva,
Tens razão, erro ao escrever.
Actualizado.
Cumprimentos,
Hélio Moreira
Caros,
Este é de facto um tema interessante e lucrativo também! 🙂
Para quem está a dar os primeiros passos, recomendo esta leitura:
http://static.googleusercontent.com/media/www.google.com/pt-PT//webmasters/docs/search-engine-optimization-starter-guide.pdf
Abraço e boa sorte!
Gilito.
Este documento é “ouro” para quem está a aprender SEO.
Foi um dos documentos que li quando iniciei a aprendizagem nesta área.
Obrigado pela partilha.
Cumprimentos,
Hélio Moreira