Saiba onde há crime!
O WikiCrimes é um novo serviço que conjuga a filosofia wiki, onde é o utilizador quem enriquece o site, com o Google Maps para assim criar uma rede de partilha de informação sobre crimes.
O aumento da criminalidade e as limitações das forças de segurança para prestar um serviço público de qualidade tendem a provocar um sentimento de descrédito do cidadão. Isso acaba por contribuir para o baixo índice de notificações de ocorrências: em muitos locais mais de 50% dos delitos nunca são reportados às autoridades.
Surge assim a ideia de criar um mapa do crime, que permite a identificação de zonas perigosas alertando o cidadão e orientando-o no planeamento das suas acções. Para consultar, basta aceder ao serviço e escolher o local onde deseja procurar sobre eventuais crimes. Pode filtrar por locais, tipos de crimes e até por data de ocorrência. No mapa estarão assinalados os delitos; com um clique poderá saber mais informações e até comentar, por forma a evitar a introdução de dados falsos, incorrectos ou pouco precisos.
O serviço disponibiliza ainda a possibilidade de colocar, no seu site ou blog, hiperligações para cada ocorrência. Por fim, se quiser colaborar e de alguma forma, fazer do Mundo um lugar mais seguro, só tem de se registar e começar a colaborar.
Homepage: WikiCrimes
Este artigo tem mais de um ano
sinceramente não sei qual é a utilidade de uma coisa destas. fazer de tudo uma ideia virtual começa a ser um exagero.
Apesar do tema deste tópico ser bastante pertinente hoje em dia…não queria deixar tb de dar uma sugestão ( neste caso, off topic ) acerca dum teste aos produtos da RISING , por parte do pplware 🙂
Neste momento, estou bastante curioso acerca do antivirus (q li algures q era equiparável ao AVIRA ) e tb da firewall (será q está ao nivel da Comodo? )
Fico a aguardar 🙂
Abraço
Esqueci-me da dar o link : http://www.rising-global.com/Published/Download/Index.htm
Abraço
Acho que em Portugal já estão registados meia dúzia de crimes.
Parece que os criminosos vão todos ver o Benfica – Porto. Senão para que eram mobilizados para lá 590 polícias ?
@Sérgio
Já estava planeado, mas não temos data definida. “Em breve”! 🙂
@aver
Para os polícias não terem de pagar bilhete… 😉
@Aver
Pelo teu comentário deves de ser um leãosito!
concordo com o pedro… uma ideia um bocado falhada…
Sou do Benfica com muita honra. Mas se achas normal serem precisos 590 polícias … a menos que seja como o Ricardo Ferreira diz … vão ver o jogo à borla. LOL
É assim, eu acho o serviço bastante inovador e interessante! Se poder-mos avisar as pessoas que ir por aquele beco ou por aquela estrada se torna perigoso e que devem tomar atenção caso passem por lá, acabamos sempre por prestar serviço publico á comunidade e tornar assim o mundo melhor.
Quantas vezes já amigos meus me disseram para não passar pela Rua X ou Rua Y porque costuma lá haver muitos assaltos e trafico de droga.
Ora assim além de nos estarmos a prevenir até estaria-mos a alertar as autoridades que naquela zona existe um foco de “problemas” que devem ser resolvidos.
CUMPS
Acho o serviço muito útil para que vai de férias para sítios desconhecidos.
concordo com o miguel!!!!
É uma ótima idéia, excelente implementação, e serve para as pessoas conhecerem os lugares mais perigosos de cidades.
Muito interessante, mas quantas pessoas sabem a diferença entre roubo e furto?
Sempre mostram tudo relativo a Portugal, entretanto, como o post é sobre violência, colocam mapa do Brasil como exemplo. Uma lástima achar que no Brasil só tem violência e pior ainda querer achar que em terras portuguesas paira a segurança. Preconceito!
Rodrigo, o mapa é do litoral brasileiro porque o site é do Brasil. Não tem nada de preconceito nisso.
Aos que informaram que não sabem a utilidade: Mapear os crimes ocorridos para facilitar os orgãos de segurança na prevenção destes crimes. A idéia é ótima falta somente alguns colocarem a cabecinha para pensar.
Abraço a todos!
Mal estaríamos se os orgãos de segurança precisassem de iniciativas destas, além de que, como disse, pouca gente sabe distinguir e tipificar crimes (roubo/furto, sequestro/rapto, etc.).
@ Rodrigo (“Sempre mostram tudo relativo a Portugal”):
Em que é que isto é relativo a Portugal? Mas se queres algo relativo ao Brasil, porque não o fazes tu próprio? Daqui, é mais difícil…