Pplware

Rússia fica ainda mais isolada da Internet com o bloqueio da LINX aos seus operadores

De forma rápida, a Rússia está cada vez mais isolada da Internet. As causas parecem ter várias origens, mas o próprio país tem tomado a decisão de barrar alguns sites e redes de serviços que muitos se habituaram a usar.

A dar ainda mais força a este movimento, vários serviços estão a abandonar a Rússia. Agora foi um dos mais desconhecidos, mas que são a ponte para a Internet de alguns dos maiores operadores do país que invadiu a Ucrânia.


Rússia ainda mais isolada da Internet

A cada dia que passa mais e mais empresas estão a colocar em pausa as suas operações no país de Vladimir Putin. Este é o resultado de uma tentativa de pressionar o país a recuar nas suas ações e criar sanções que afetem os cidadãos.

A mais recente decisão de aplicar medidas concretas veio de uma das empresas mais importantes para o acesso à Internet. Esta é também das mais desconhecidas, mas que controla de forma única o fluxo de informação de e para este país.

LINX bloqueou operadores da Rússia

Falamos do LINX (London Internet Exchange Network), que tomou agora a decisão de retirar do seu ponto de tráfego dois dos maiores operadores da Rússia. Falamos da Megafon e da Rostelecom, que perdem assim ligações internacionais para a Internet.

Na prática, esta decisão surge após a avaliação pela sua direção da situação na Ucrânia. A LINX vai ainda investigar outros membros para garantir que não existem relações com estes operadores. Caso isso aconteça, vão ser aplicadas as mesmas medidas.

Mais frutos da situação na Ucrânia

Um PIX (Internet eXchange Point) é um ponto neutro de troca de tráfego entre diferentes organizações. Tem como missão de facilitar a sua interligação e torná-la mais eficiente, sendo a troca de tráfego realizada através de acordos de peering entre as partes. Como exemplo, temos o GigaPIX português.

Apesar de ter um impacto menor do que as decisões anteriores, da Cogent e da Lumen, esta é significativa. Este é o ponto de acesso a tráfego internacional destes operadores, que assim ficam ainda mais isolados da Internet.

Exit mobile version