Redes: É hora de recordar o modelo de referência OSI
O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) da ISO (International Organization for Standardization) é um modelo conceptual. Apesar de na prática não ser usado, este é um modelo importante, pois define um conjunto de camadas e funções para a comunicação, em rede, de sistemas abertos.
Em 2010 escrevemos aqui um pequeno resumo, pouco técnico do modelo de referência OSI. Hoje aproveitamos para recordar este relevante modelo com um atualização de conteúdos.
Se há uns bons anos, cada fabricante tinha as suas tecnologias, topologias, protocolos e haviam diversos problemas na interoperabilidade entre equipamentos.... hoje em dia já não é bem assim. As tecnologias e sistemas abertos, baseados em normas, têm vindo a ser amplamente usados o que significa que é fácil a comunicação entre dois ou mais sistemas diferentes.
Das muitas organizações ligadas a normalização destacam-se o IEEE (Institution of Electrical and Electronics Engineers), ISO (International Organization for Standardization) e ITU (International Telecommunication Union).
O Modelo OSI começou a ser desenvolvido em 1970 e foi publicado como standard ISO 7498 em 1984.
O modelo de referência OSI comtempla sete camadas, sendo que cada uma delas tem associado funções específicas.
CAMADAS DO MODELO OSI
- Aplicação(Application)
- Apresentação(Presentation)
- Sessão(Session)
- Transporte(Transport)
- Rede(Network)
- Dados(Data Link)
- Física(Physical)
Explicação de cada uma das camadas
- Camada Física
- Define as características do meio físico de transmissão da rede, conectores, interfaces, codificação ou modulação de sinais.
- É nesta camada que é definida a forma e a representação lógica da informação sendo que os bits com valor lógico 0 ou 1 são convertidos em sinais elétricos ou óticos;
- Camada de ligação de dados
- Esta camada tem por objetivo controlar o acesso ao meio físico de comunicação. É também nesta camada que é feito a numeração das frames (quadros ou tramas), o controlo de erros da camada física e o controlo de fluxo de informação.
- Esta camada subdivide-se em duas subcamadas: a subcamada superior de controlo de acesso ao meio (LLC – Logical Link Control), que define e controla quando uma estação de rede pode começar a transmitir informação e a subcamada inferior de controlo das ligações lógicas (MAC – Medium Access Control) que faz o controlo de fluxo, controlo de erros e também o controlo de sequência;
- Camada de rede
- É nesta camada que é definida a interligação entre dispositivos de rede.
- A camada de rede assegura questões como o endereçamento lógico e é responsável por funções de encaminhamento (routing) de pacotes na rede (do sistema de origem para o de destino) que pode ser suportado por diversos protocolos; É também feito o controlo de congestão.
- Camada de transporte
- A comunicação fim-a-fim, entre terminais, é realizada pela camada de transporte. Através do protocolo TCP (Transmission Control Protocol), é possível garantir um canal de comunicação fiável.
- Esta camada disponibiliza também mecanismos de gestão de fluxo e deteção de erros em comunicações fim-a-fim. É nesta camada que é realizada a segmentação de dados e sequenciação;
- Camada de Sessão
- Esta camada é responsável pelo controlo (estabelece, faz a gestão e termina) e sincronização do dialogo/sessões entre aplicações.
- Camada de Apresentação
- A camada de apresentação assegura a compatibilidade entre camadas de aplicação de sistemas e sintaxes de dados diferentes.
- Nesta camada são executados alguns processos como, por exemplo, a cifra ou transcodificação de dados;
- Camada de Aplicação
- Por fim a camada de aplicação fornece serviços às aplicações do utilizador.
Modelo OSI - Protocolos
A seguinte imagem mostra em que camada funciona um determinado protocolo. Por exemplo, quando falamos ao nível de TCP/UDP estamos mais especificamente a falar da camada de transporte.
Para quem pretender ler a analogia entre o envio de uma carta e o modelo OSI pode fazê-lo aqui. Em próximos artigos iremos explorar mais alguns conteúdos, relacionados com redes de comunicação, que estão sempre em disciplinas ligadas a cursos de informática e não só.
Referências:
Este artigo tem mais de um ano
Bom artigo!
+1
Já agora fica a sugestão para o Pedro fazer também um artigo do modelo de camadas do TCP/IP, em jeito de comparação com o modelo OSI, falando nas diferenças e relações entre as camadas, ainda encontro malta a falar no modelo OSI (7 camadas) como sendo aplicado na integra no modelo TCP/IP quando não é isso que acontece exactamente apesar de ser baseado.
Combinado.
Muito bom, para quem está começando, um ótimo artigo. Parabéns.
Muito bom. Sempre tem ao menos uma questão nos concursos sobre este assunto.
Dica/Pedido: IPV6