Portugal: Primeira ligação com tecnologia quântica tem mais de 20 km
Já ouviu falar em tecnologia quântica? Um dos principais objetivos desta tecnologia, e que tem vindo a ser alvo de investigação nos últimos anos, é a criação da Internet quântica. Na prática, com tecnologia quântica é possível ter uma linha de comunicações ultrasseguras.
Em Portugal foi ligado um troço de fibra ótica com 20 km, com tecnologia quântica, entre um centro de dados em Lisboa e outro em Almada.
Tecnologia quântica garante ligações ultrasseguras
Conta com mais de 20 quilómetros, liga a Gare do Oriente em Lisboa ao Pragal em Almada, passando pela Ponte 25 de Abril. Por trás deste marco histórico está um consórcio liderado pela Warpcom e ID Quantique, conjuntamente com a Deloitte, Fortinet e IP Telecom.
Bruno Gonçalves, Business Unit Manager – Cybersecurity da Warpcom refere que...
Segundo os padrões atuais, a informação será facilmente desencriptada com recurso a tecnologia quântica, o que se revela um risco e uma ameaça graves para Governos, organizações e pessoas.
Esta ligação comprova que a tecnologia quântica já é uma realidade e que é possível garantir a segurança das comunicações entre dois pontos com tecnologia quantum-safe, criando um nível de segurança tal que, mesmo que no futuro exista um ataque utilizando tecnologia quântica a segurança da informação não é comprometida
A primeira ligação deste tipo é um marco histórico em Portugal, que integra também soluções de segurança da Fortinet já reconhecidas no mercado.
Um dos principais objetivos desta tecnologia, e que tem vindo a ser alvo de investigação nos últimos anos, é a criação da Internet quântica, existindo um forte investimento anunciado por parte dos governos das principais potências mundiais e da União Europeia para o seu financiamento (Quantum Communications Infrastructure). No futuro, a meta é garantir ligações mais seguras e mais pontos com este tipo de tecnologia, criando uma rede à escala global.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
E como é que funciona?
Funciona, não funciona e talvez funcione.. tudo ao mesmo tempo
@Guarda Serodio! Muito bom, muito bom LOL
Tecnologia quantica? Tao vago… É enterlaçamento de particulas? Sobreposicao? Como funciona?
Assim, também digo tecnologia relativista…. que é o que? um cabo ultra seguro que utiliza tecnologia relativista.
Aprofundem mais a noticia sff.
Tem umas boas noções do que eles estão a implementar aqui:
https://warpcom.com/en/quantum-technology/
Para além dos vídeos, veja a secção “Want to know more?” que tem um pequeno “FAQ”.
Eles implementam encriptação quântica usando como meio de transmissão a FO, como já foi feito com satélites.
Tens de contratar um operador com tecnologia quântica (quando existir).
E só vai funcionar com equipamentos com tecnologia quântica (quando existirrem).
Depois chegam à conclusão que esta minha está datada e alguém meteu ao bolso.
O desenho está mal feito “atravessando assim a Ponte 25 de Abril “
Vi mal o mapa
Parece-me que estão apenas a usar fibra óptica comum.
Física quântica tem haver com a influência que o observador tem no resultado da experiência.
Um dia se existir comunicação quântica, isso sim vai ser revolucionário, adeus as antenas e aos cabos .
Funciona como a electricidade em pó…
só vim ler os comentários. confirma-se, só especialistas mundiais na matéria.
a malta daqui nunca desaponta no egocentrismo
lol! +1 Só mesmo para ver os especialistas..
Entreganto no resto do país tenta-se mendigar para uma ligação ainda coaxial decente.
Parece que estou a visitar um site de cripto moedas, super seguro etc mas o que faz ninguém sabe ahahah
A tecnologia quântica que o artigo refere está na perspectiva de que a comunicação é, supostamente, resistente a ataques com com mecanismos de desencriptação quântica.
Para se perceber as vantagens da tecnologia quântica, imaginem um computador que calcula todas as combinações possíveis de um problema de uma vez. Por exemplo, tendo o mapa de relevo de toda a superfície da terra, com um computador quântico, o tempo para processar os milhares de biliões de diferentes pontos indicativos da altura não passaria de 1 a 3 segundos (tempo para iniciar o processamento e extrair os resultados.
Imaginem um ataque brute-force para desencriptar um conjunto de dados (que num computador electrónico levaria séculos ou mesmo milénios computação), resolvido em segundos.
O problema dos computadores quânticos é que a tecnologia ainda é muito embrionária, e como tal, não passa da porta do laboratório (o maior computador quântico da actualidade tem 127 qubits e um qubit pode ser muito grosseiramente correlacionado com um bit informático dos computadores convencionais que são os nossos PCs actuais; estes têm uma memória de cerca de 137 000 000 000 de bits ou 16 GiB de RAM).
Eu, céptico que sou, diria, a direcção de marketing da Altice exagerou um bocado no termo que utilizou … mas eles não têm que saber realmente o que dizem, apenas lhes pagam para arranjar umas «parangonas de sucesso».