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Portugal: Chamada telefónica leva mulher a perder quase 4 mil euros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Joseph Goebbels says:

    Kayo Moreira da Silva aqule Kayo no principio do nome ja diz a que pais ele e natural

  2. Gomez says:

    Ela não perdeu 4000 euros por causa da chamada. Perdeu por causa de si própria. Falta lhe muita inteligência. Recebe uma chamada, não valida o contato e por telefone entrega os códigos de acesso à sua conta bancária? É para abrir a pestana. Se na rua se cruzarem com ela e lhe pedirem as chaves de casa por duas horas, porque andam a promover um festival em honra do santo António, ela dá e fica à espera que as devolvam…

    • Miguel Leite says:

      “Segundo a mulher, os burlões sabiam o seu número de telemóvel, o número de adesão pessoal, a chave multicanal, e as mensagens de telemóvel eram autenticadas pelo banco.”
      No momento uma pessoa nem pensa direito. É para abrir a pestana porque não acontece só aos outros.

      • David Guerreiro says:

        Sabiam tudo isso sabe porquê? Porque já tinha dado os mesmos numa página de phishing. Andam aí páginas de phishing de bancos e da Wizink.

      • AMatos says:

        foi um trabalho contínuo para obter esses dados. assim que reuniu tudo torna mais facil abordar a pessoa, neste caso, provavelmente foi a primeira a ter facultado todos os dados para ser o 1 alvo. mas claro que são suposições

    • Jorge says:

      Não é pela história que vamos logo chamar burras às pessoas. Burlas podem acontecer com qualquer um, e sejamos honestos, burlas com tecnologia é relativamente fácil, pois a maior parte das pessoas não entende os mecanismos de segurança bancária.

    • Pois é says:

      Empatia. Sabes o que é?

      • Nuno says:

        Hoje em dia é o sentimento de pena por aqueles que decidem conscientemente não ler os avisos todos que lhes metem à frente e no fim acabam a fazer-se de vítimas…

  3. David Guerreiro says:

    E aposto que quem lhe ligou tinha sotaque estrangeiro… e nem sequer desconfiou de nada. Este tipo de pessoas não deveriam ter possibilidade de homebanking, pois é preciso ter conhecimentos básicos, que essa senhora não tem.

  4. luis nascimento says:

    as pessoas não são roubadas, as pessoas gostam é de ser roubadas. o problema é que quando se fala em segurança relacionada com internet costumasse ouvir, eu não percebo nada disso e pronto acaba ali a conversa, depois acontece o que essas pessoas pensam que só acontece aos outros.

  5. Duck says:

    Há pessoas que da internet, só conhecem o Facebook, porque é a única forma de comunicarem com amigos e familiares.
    No entanto e como já foi dito aqui, é de lamentar a falta de conhecimentos das pessoas, seria interessante formar ou instruir as pessoas para esta nova realidade.

  6. Anabela says:

    Ela perdeu o dinheiro porque caiu na esparrela, não foi por ter atendido o telefone.
    Se um banco liga a dizer que existe uma transferência suspeita, eles quanto muito validam se é verdade ou não e são eles que actuam. Nunca vão enviar um link suspeito para ser o cliente a cancelar a transferência.

    Aliás, quem conhece os bancos tugas sabe que eles cancelam tudo e apenas perguntam depois…. quando perguntam.

    Este caso foi realmente estranho porque a mulher foi contactada apenas no dia em que recebeu dinheiro, o que leva a pensar que o burlão saberia bem mais do que apenas os códigos, e apenas precisava da autorização para fazer uma transferência.

  7. Joao Ptt says:

    A primeira coisa a fazer é: parem a transacção, e não fornecem nem confirmam qualquer dado pessoal, do banco, etc., e dizem que vão desligar a chamada e daqui a pouco telefonam de volta para o banco para confirmar que é um telefonema legítimo… que andam por aí muitos esquemas e desligam a chamada para os burlões não terem tempo de arranjar uma história mirabolante para “forcá-lo(a)” a fornecer dados.

    Passado 2 minutos e tal ligam para o apoio do banco. 2 minutos e tal para terem a certeza que os burlões não vos prenderam a linha e que quando ligam não estão a falar como o mesmo burlão que nunca chegou a terminar a chamada (alguns operadores poderão demorar a detectar que desligaram a chamada e mantêm a outra pessoa a ocupar a linha).

    Mas para parar estes esquemas à distância só me ocorre o “FIDO2” com autenticador físico externo (tipo: Yubico), e mesmo assim as pessoas poderão ser burras de instalar uma aplicação maligna que as tente enganar… mas pelo menos em teoria o banco poderia passar uma mensagem que nem mesmo a aplicação maligna poderia interferir facilmente se o sistema estiver bem implementado no sistema operativo… claro que a pessoa seria enganada pela aplicação ou pela pessoa na chamada a não levar a sério a informação real do banco… mas pelo menos aí a pessoa só se pode queixar de si mesma, pois ela mesma foi informada do que se estava a passar realmente naquele momento e decidiu autorizar na mesma.

    • Pois says:

      E a generalidade das pessoas tem conhecimentos para isto? É que chamar burros aos outros só porque não têm os mesmos conhecimentos que tu diz mais de ti do que deles.

      Mais, a generalidade das pessoas não é desconfiada porque não lhes passa pela cabeça tirar o que quer que seja aos outros e, portanto, não imaginam os esquemas que se desenvolvem para o fazer, confiando na reputação das instituições, coisa da qual que quem pratica as burlas se aproveita.

    • B@rão Vermelho says:

      @Joao Ptt, o teu comentário até estava ser informativo e bem explicado mas perdes todo o credito quando apelidas as pessoas de burras, sabes o que é uma pessoa ingénua?
      Há pessoas que são ingénuas e não veem maldade nos outros porque elas próprias não são maldosas e por ingenuidade tende a acreditar que todas as pessoas são pessoas de bem.
      Somos todos muitos esperto até um dia.

    • Daniel Silva says:

      Se já com os dispositivos de segurança, avisos para nunca dar dados completos das chaves mas sim apenas 3 posições parciais, mesmo com autenticação por SMS… as pessoas caem.
      Achas que complicando ainda mais não iam ser mais facilmente enganadas a colocar as chaves FIDO e outros sistemas?
      Ate podiam por com impressão digital, assinatura digital pelo cartão cidadão e autenticar por SMS que mesmo assim as pessoas metiam isso tudo na mesma.
      As pessoas têm e que começar a usar a cabeça e pensar um pouco.
      Se o banco diz que pede 3 posições aleatórias do código, estranha-se quando pede mais.
      Isso e o mesmo que alguém vestir um colete da GNR e fazer assinar um contrato da cofidis para um crédito pessoal e a pessoa dizer que a culpa é da cofidis da burrice dela

  8. Nuno says:

    Ainda se ao menos na página inicial do banco tivesse um aviso a explicar todas as burlas que por aí andam e onde explicasse que tudo o que a senhora fez é o oposto do que deveria ter feito…
    Ah… Afinal…

    • Mr. Y says:

      Fiquei sem perceber o teu ponto. Andaste por aí a espalhar neste artigo que não há falta de avisos e que caiu no engodo porque quis. Agora já faltam avisos na página inicial do banco? Em que ficamos? 🙂

      Voltando ao ponto. Infelizmente nem toda a gente está ciente dos perigos do phishing e há sempre quem caia na esparrela. Uma das tácticas é o apelo emocional que parece ter sido usada: uma transferência que teria de ser cancelada senão perderia o dinheiro. Isso, por vezes, basta para bloquear o raciocínio e ir na onda…

      • Nuno says:

        Isso é porque não percebeste a ironia!
        Tudo o que a senhora fez de errado está explicado no topo da página do banco de cada vez que a senhora acedia à sua conta e que decidiu nunca ler…
        Portanto, nem toda a gente está ciente porque não se dão ao trabalho de ler os avisos que lhes disponibilizam.
        É como alguém que fuma 2 maços por dia se vir agora queixar que tem cancro do pulmão e nem sabia que o tabaco fazia mal…

        • Mr. Y says:

          ah ok estavas a ser irónico 🙂

          Eu percebo o teu ponto mas há sempre quem caia. E ainda bem que isso é público porque é uma forma de se continuar a informar as pessoas desses perigos!

        • Daniel Silva says:

          Mas esse é o mal.
          E usar as coisas e ignorar todos avisos. E no fim culpar o banco.

          E o mesmo que passar por um radar sinalizado com uma placa de 3 metros de altura e queixar da multa porque não quis olhar para ele

      • Nuno says:

        Além disso, alguém que tenha o raciocínio bloqueado com receio de perder dinheiro numa situação em que não tem responsabilidade nenhuma e se predisponha a perder o dinheiro com toda a responsabilidade por isso tem de se proteger e não usar este tipo de tecnologias e facilidades quando nem se dão ao trabalho de ler as boas práticas e os conselhos das entidades que fornecem os serviços.
        E muito menos ter a lata de pedir ao banco que lhes dê o dinheiro que perderam porque decidiram ignorar todos os concelhos do banco e fazer tudo o que era errado!

  9. Profeta says:

    Bom os bancos NUNCA vao pedir passwords ou codigos multicanal. Logo ai e de desconfiar.

    • Luis Henrique Silva says:

      O prpblema é que não pediu envpiu um link a pessoa pensava que estava a entrar na área de cliente do homebanking é assim que funciona a maior parte dos esquemas e assim conseguirem os dados.

  10. AlexS says:

    Desde quando alguém entra num link enviado por outros para aceder á sua conta bancária!!??

    Lamento mas a responsabilidade de ter aberto as portas da conta é toda da senhora.

  11. carreira says:

    Investigar como suposto burlão conseguiu o seu número de telefone a investigação tem que partir desse.

  12. AMatos says:

    o que não faltam são emails de phishing bancário a pedir todos os dados e mais algum. ainda me lembro de um email antigo que trazia um validador de segurança de cartões de credito para verificar se não estavam comprometidos. Cada vez mais é preciso ter muita atenção e cuidado, o engenho para os esquemas está cada vez mais aguçado

  13. Sergio says:

    Aos 35 anos ainda cair nisto é qualquer coisa, este nível de ingenuidade de alguém que passa toda a geração de evolução da internet, só me faz crer que os programas escolares incidem muito pouco em IT.
    Mas também percebo, as minhas aulas de tic, formação civica e area projeto era para a macacada.

  14. Eu says:

    E, ainda para mais teve todo o trabalho de digitar esse link fornecido pelo telefone!
    Só isso deve ter demorado a maior parte do telefonema 😀

    E, com o medo de “perder” dinheiro, “deu-o” assim de mão beijada!

    Este caso é como aquela anedota do vírus alentejano:
    “- Recebi um email a dizer: ‘Por favor, instale este vírus após fazer o download neste link!’. Não tem nada de mal, pois não?”

  15. Maria says:

    Muita gente aqui está dar sua opinião agradeça a Deus a inteligência ele vos dei, mas muita gente não é assim ainda esta semana ligarem para mim dizendo ser polícia criminal que meu banco tinha enviado e-mail de transferência que eu tinha feito para bruloes de França e México e foi verde eu fiz estas transferências fui enganada pk as pessoas fazem isso tem cá uma conversa bem
    convicente ninguém diz ser burla , a única coisa que me fez acreditar ser mentira eu tenho um código com meu banco toda vez recebi um código meu tlm para dar autorização , e esta pessoa se chama Lúcia thelma ainda fiz ser polícia repúblicana é preciso muito cuidado com telefone e-mail , tem gente capaz de tudo

    • Sergio says:

      As vezes não é falta de inteligência ou ingenuidade é falta de sensibilidade para aquilo que possa ser um dever nosso, estar informado é um dever nosso, ser alertado é um direito nosso.
      É impossível alguém com conta bancaria não ter sido alertado para estas burlas após adesão ao homebaking. Seja através de um gestor de contas, um e-mail, comunicação social, sms para o tlm etc etc.
      O nosso problema é que dispensamos mais tempo a procura de algo numa rede social do que a ler um alerta do banco.
      Quantos e quantos nao tem a caixa de entrada do homebaking com mensagens por ler?

    • Eu says:

      Antes de fazer tudo o que lhes dizem por telefone certifiquem-se com quem estão a falar!
      É básico.
      E para saber se é mesmo alguém do banco, peçam-lhe o nome e o número de contacto e depois averiguarem com o vosso banco pelos contactos conhecidos, fidedignos e públicos se essa pessoa lhes ligou.

      Como diz o ditado: o seguro morreu de velho!

      Nunca devem fornecer quaisquer dados pessoais por telefone se não têm a certeza absoluta com quem estão a falar.
      E os bancos nunca, mas nunca, lhes pedem senhas ou códigos de acesso!

      Quanto aos links de internet, nunca usem links que não conhecem.
      Os links oficiais dos bancos usam sempre os sites registados oficialmente e não um de outro site.
      Estudem um pouco o assunto para perceberem como se distingue um url oficial de um de phishing.
      Se têm acesso à internet podem muito bem procurar informações sobre todos estes assuntos para estarem bem informados e saberem proteger-se!
      Quem tem tempo para ir ao Facebook e Tik-tok também tem tempo para estudar estas coisas.
      É uma questão de vontade.

  16. secalharya says:

    Ainda caem nestes esquemas básicos…

  17. JJ_ says:

    Eu desde que vi uma reportagem sobre burlas via MB Way e uma rapariga que dizia ser “técnica de informática” dizer que tinha caído num esquema qualquer (que se eu fosse patrão dela era logo despedida), perdi a empatia por essas pessoas.

    Burlado qualquer um pode ser, mas burlado por desvalorizar todos os avisos que são dados, e por não lerem o que estão mesmo a fazer… lamento não consigo ter empatia.

  18. MCakaZim says:

    bela treta. Eu com um simples “Sim” fiquei sem a minha liberdade e dinheiro

  19. Rosa says:

    Eu fui roubada em 4300 euros num só dia por MBway sem nunca ter aderido a este método de pagamento.
    Reclamei junto do banco e apresentei queixa no ministério público.
    Há imagens dos burloes bem como um nome e uma morada-ayamonte.
    O banco está a averiguar há quase 2meses . estão sempre a adiar a data para a conclusão da investigação.
    Eu sei apenas que não tive qualquer intervenção neste roubo mas fui tratada como se tivesse.
    Gostaria de saber como há bancos que resolvem uma situação destas em tão pouco tempo e eu estou aguardar há já tanto tempo

    • Daniel Silva says:

      Ficou acossado o mbway a terceiros por obra do espírito santo

    • Maria Branco Zimbre says:

      A senhora está guardar estes meses eu estou já um ano e nada , este caso está no mistério público e até agora não recebi informações nenhumas a minha advogada me disse foi como é possível acreditar numa conversa destas se acreditei no pai Natal ,

  20. Adeus says:

    Na maioria das críticas afirmam que quem cai nestas burlas são burros… Conheço algumas pessoas que são bastante inteligentes (uma delas até é cientista numa grande empresa internacional) e acabaram por ser apanhados. Não chamem as pessoas de burras por estas coisas. São situações que acontecem principalmente quando nos distraímos…não tem propriamente a ver com o grau de inteligência ou ignorância. Muitas destas pessoas não lidam diariamente com estas situações e não têm formação digital ou têm pouco tempo… Estas críticas só mostram o quanto as pessoas andam doentes ao ponto de discursar ódio até para os pobres coitados que foram burlados… É como ser assaltado e ter logo uma multidão a dizer que a culpa foi minha porque não tinha a porta trancada às 7chaves… O problema é a maldade das pessoas meus caros…

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