PplWare Mobile

Portal sobre Língua Cigana!


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

182 Respostas

  1. Nando says:

    Aiiiii… Lelo…

  2. ÐANI says:

    ESSA FOI DEMAIS!! ADOREI! HÁ TEMPOS QUE PROCURAVA ALGO QUE FALASSE DA LÍNGUA DOS CIGANOS. AMEI!!

    VOCÊ SABE ONDE POSSO ENCONTRAR MAIS COISAS CIGANAS?

    BJU!

  3. assede says:

    Visite meu site

    Consulte os arquivos lexico cigano e verá a influência cigana no português

  4. Mônica says:

    Olá.
    Sou poeta e tb, preciso de um tradutor que seja do português Brasil para o romani ou romani-castelhano…Urgente….preciso passar meu poema pra língua cigana.

    Fico no aguardo.
    obrigada.

  5. LUANA says:

    COMO FAÇO PRA TRADUZIR O ROMANI JA FIZ DE TUDO MAIS NÃO CONSIGO ACHAR..
    DEI-ME UMA AJUDA POR FAVOR

    • cigano... says:

      bom num posso faser isso ! nenhum cigano faz !
      pois a cultura cigana e muito extinta !
      poz apoz os afrodescendentes brazileiros dizem q somos ladroes !
      mas na verdade a lenda dos Ciganos e muito diferente !

      ASS C no

  6. diego says:

    Olá pra todos sei o romani!! mas não tem nenhuma publicação sobre o romani pois só se aprende o romani oralmente por um cigano q é dificilmente por q o romani é a arma deles. Mas posso falar é muito interessante a língua e incrível!!
    um abraço pra todos !!!!

  7. Rizonete says:

    o verdadeiro cigano não ensina o romani para quem não é!!!

  8. nina sanzi says:

    Ficaria muito grata se alguém me indicasse uma maneira de aprender o romanês. Sou bisneta de ciganos e estou à procura de minhas origens. Já que é uma língua ágrafa imagino que não haja manuais. Por favor me indiquem sites e livros, caso haja algum.
    Obrigada,
    Nina

  9. jardel says:

    ah todos que estudam a linguagem romani ela e uma linguagem e um cultura cigana e uma forma dos ciganos viverem vivos e unidos eu por conhecer a linguagem acho muito interessante pois e de convivio de todo povo cigano e a todos que estudam romani um grande abraço

  10. jardel says:

    O líder de cada grupo cigano, chama-se Barô. Gagú e é quem preside a Kris Romanis (Conselho de Sentença ou grande tribunal do povo rom) com suas próprias leis e códigos de ética e justiça, onde são resolvidas todas as contendas e esclarecidas todas as dúvidas entre os ciganos liderados pelos mais velhos.

  11. jardel says:

    mais como tbm todos os ciganos de alma e de coração que preza todos seus conhecimentos ele naum costuma ensinar sua linguagem sua cultura
    ele pode ate ser cigano puro de alma mais quando ensina sua cultura ele deicha de ser um cigano puro continua sendo, mais naum de alma

  12. patricia says:

    gostaria de saber a lingua cigana de falar como eles

  13. claudiane says:

    nossa acho a língua dos calon muito sensacional
    melhor dizendo chucai em cigano
    sou descendente deles
    portanto sou quase calin

    • alana says:

      kkkkkkkkkkk,essa foi boa ……………a palavra esta completamente errada………..eh chuca………ta amiga,sou cigana pura………………….bjo

      • sii cigana veia says:

        nossa alana que trisesa falar assim com as pessoas apenas queremos saber sob os ciganos! E que gostamos de ciganos porisso procuramos mas c vc e cigana com diz ai que tristesa pois nessa tribo nao devem ter te ensinado educacao

      • Sam Cortes says:

        Sou cigana mas minha família é de Espanha e tem palavras que usamos diferente de vcs, gostaria de entrar em contato com vcs para aprender mais sobre a nossa lingua.

  14. Francisco Ramos says:

    Para todos os “paelhos” ou “senhores”(povo não cigano) que se interessam pela linguagem cigana, devo dizer que em primeiro lugar deveriam tentar uma aproximação ao povo cigano e dar-lhes a oportunidade de se integrarem na vossa cultrura! O Romani ou Romanes é a arma de defesa deste povo, torná-la publica é destrui-la, pois ela existe para poderem comunicar à margem das outras culturas, como um código usado em tempo de guerra que permite ocultar o que se pretende fazer, sem que o adversário nos entenda. Será melhor incentivarem a sua preservação no meio das próprias comunidades ciganas, mas não destruir o objectivo para a qual foi criada, por mera curiosidade cultural ou pessoal! A minha mulher é cigana e sabe Romani e eu sou uma pessoa licenciada disposta a passar o seu conhecimento para o papel, mas irei manter esse documento no seio da sua comunidade! Se um dia o Romani deixar de ser usado pelos ciganos, ai irei sugerir que esse documento seja exposto como um documento da sua História. Mas terá que ser a comunidade cigana a fazê-lo, sem qualquer tipo de protagonismo, nem curiosidade bisbilhoteira.

    • alana says:

      discupa francisco mas essa linguagem eh sua dos ciganos nao ……….nao publiki o ki vc nao sabi………..pois sou 1 cigana pura mas essa ai nao existy……………

      • junior cigano says:

        E ISSO ALANA VOCE MOSTRA SER CALIN PURA DE FENDE NOSSA ORIGEN DE TODOS ISSO QUIER SER UMA CALIN DE VERDADE OLHA ESSA AMENCHA CAN MELO PRINJARDA A TUNSSA AMENCHA SI ARDO CALON PURO UN ABRAÇO

    • RONNIE A. SILVEIRA says:

      Ni toda persona que se interesa por algo lo quiere simplemente con curiosidad. Nosotros por ejemplo lo querríamos porque somos simpáticos a su cultura y modo de vida. Nos gustaría mucho estudiar, comprender mejor la manera como se piensa en gitano, en románi. Esa es la verdad, no es simplemente curiosidad, lo querríamos porque a nosotros nos gusta su cultura, su pueblo, su ejemplo grandioso de vida hasta hoy. Gracias.

    • Hélia says:

      Sr. Francisco Ramos, adorei ver o respeito que demosntrou por sua esposa e a cultura cigana. Fico feliz em saber que ainda existem pessoas como vc. Foi uma ótima idéia sugerir que as pessoas antes de querer conhecer a língua usada por eles procurem conhecer eles próprios, pois eu mesma mudei de idéia quando resolvi fazê-lo.

  15. Mônica says:

    Boa noite.
    Feliz Natal…
    Não sou bisbilhoteira, muito menos intrometida…
    Qdo solicitei sobre a língua é pq além de poeta, me formei numa fraternidade e tenho diploma de iniciação cigana oriente…
    O lance é….Não ser cigano de sangue não quer dizer que não possa ter vontade de tê-los a nossa cultura tb, já que os mesmos já fazem parte..Creio eu, que até seria de bom trocarmos as informações sim, já que vcs podem tudo conoco, se integram, e nós qdo queremos integração aos que são de sangue, tenho uma resposta como essa sua sr Francisco Ramos…
    Obrigada..não sou mal educada e nem bisbilhoteira e sim cigana também em cursos e aplicações…e poeta.além de ser uma pessoa dotada de outros aspectos e eclética…ah..sou casada e tenho filho….não sou nenhuma meninha boba….
    Mais fica minha indignação aqui. vico num país democrata….e se vc pode postar isso, eu tb posso…
    Abraços e meu interesse por sua língua cessou desde já…
    Obrigada….
    FELIZ NATALA A TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    UM EXCELENTE 2008 QUE SERÁ REGIDO POR OGUN…..ANO DE MUITA LUTA GENTE….BJUS A TODOS E DESCULPE MINHA INDIGNAÇÃO.

  16. Esmeralda Muniz Alves says:

    Bom dia a todos! Nutro respeito por qualquer povo; qualquer cultura; mas ignorava, por falta de informação correta, que a Língua Romani ou Romanês, fosse considerada uma defesa para o povo cigano. Retomando minha árvore genealógica, decobri que descendo, pelos laços maternais, de povos ciganos, considerando meu avô paterno, do sul da Espanha e, avó materna, das Ilhas Canárias. Sinto no sangue e, principalmente, nas raízes, minha veia cigana. Devido a parcos recusos não consegui realizar o sonho de buscar mais informações sobre meus antepassados naquele país de origem. Entretanto, com meus respeitos ao Senhor Francisco Ramos, se não fosse solicitar de mais, gostaria que brindasse com algumas informações específicas. Gentilmente, agradeço.

  17. renato says:

    A liguagem dos rom é um modo sobrevivencia para os kalon são dois tipos de ciganos quer existi no brasil entam eu pesor quem conhece essa linguagem presever quer ela e muito importante para o nosso povo fik com Duver nosso Deus Rons Kalons.

  18. Flávia Meny says:

    Oi pessoal!

    Sou de Minas Gerais e gostaría de saber quais os grupos ciganos são mais comuns em nossa região, sobretudo, na região metropolitana de Belo Horizonte.

    Obrigada pela atenção.

    Um abraço,
    Flávia.

  19. Para quem anda à procura da língua romani sugiro que vão consultar por exemplo a wikipedia em romani:

    VER AQUI

    Está ainda pouco desenvolvida, alguns textos aparecem só em caracteres latinos outros também em caracteres indianos, mas já poderão ter uma ideia. Notem que há grandes diferenças dialectais (sotaque, vocabulário,…) entre os diferentes grupos, e que alguns, como os ciganos portugueses, já não falam romani, mas sim calé ou caló, que tem ainda bastante léxico romani mas diluído numa língua essencialmente românica, mais parecida com o espanhol ou o português conforme a zona.

  20. Angela says:

    Adorei, pois a cultura cigana deve ser preservada, principalmente o Romani, língua dos ciganos. Parabéns…

  21. joao says:

    ta fixe o osite alegria

  22. claudio domingos iovanovitchi says:

    ciganos e nao ciganos …sou presidente da apreci e membro do conselho nacional de politicas de promocao da igualdade racial.Sinto que ainda nao e hora de deixarmos publicar nossa lingua.no governo brasileiro transitamos entre a ignorancia e a indiferenca…..sorte e saude pra todos

  23. claudia says:

    estes todos querelam um molho txanelar o romanês e o callon mas nanais txanelam isto senhela so lingua de ciganos …..

    oleee por noss todoss

    beijos

  24. claudia says:

    aqui so quem txanela essa lingua senhelam os callons

    bjos a tdos

  25. marina says:

    OI BOA NOITE! QUERIA DIZER QUE EU NIN INTERESSO MUITO PELA LINGUA CIOGANA POIS ALEM DE TER UM NAMORADO DECENDENTE DE CIGANO GOSTARIA MUITO DE APRENDER SEU MODO DE FALAR POIS TAMBEM,ACHO MUITO BONITO

    ESPERO QUE VCS POSSAM MIN RETRIBUIR A MENSAGEM COM A LINGUAGEM CIGANA EM FORMA DE SCRAP NO MEU ORKUT
    MUITO OBRIGADA

    ATENCIOSAMENTE:MARINA

  26. Lo Kalini says:

    Eu sem dúvida vejo que no povo cigano hoje há uma união maior do que antes,ainda há um grande preconceito contra eles,pois alguns dizem o que não sabem.Queria saldar a todo povo cigano, eles são únicos e tomará que nunca acabe essa cultura maravilhosa.

  27. men says:

    gostaria que houvesse aprendizagem do romanes por correspondencia,pois sou cigano e nao falo a minha lingua

  28. eduardo says:

    essa lingua vai acabar porque os proprios calons não estão ensinando a mesma pois encontro varios barós e deles nada saem de romani e tambem o que saem não querem ensinar o aperfeiçoamento da lingua! assim acaba mesmo ainda tem uns grandes lubions iguais ao francisco ramos que pelo que ví acima não dá a minima para o que as pessoas pensão assim é o fim.

  29. eduardo says:

    francisco ramos , pra mim voce é o verdadeiro lubiom garrom até! segunda ordem!

  30. diego says:

    nos que não samos ciganos a palavra dinheiro nos usamos a palavra normal como.
    dinheiro real dola. etc.
    para os ciganos a palavra diheiro para ele si chama barcon.
    ou seja tambem cadeni

  31. Francisco Ramos says:

    Cara Mónica e Eduardo, gostaria de referir, que se prestarem atenção ao que escrevi e pensarem um pouco mais a fundo neste assunto verão que aquilo que digo faz todo o sentido. Se não vejamos o seguinte: O Romani está efectivamente em vias de extinção tal como refere o Eduardo, pelo facto dos ciganos mais jovens não sentirem uma necessidade de o usar, devido à sua fusão com os nossos hábitos e costumes, pois como já referi o romani é usado na maioria das vezes como um código para ocultar informações à polícia, vizinhos paelhos (paedjos=Senhores=gente branca), etc. Assim sendo, podem concluir que sendo o romani um código marginal, a partir do momento que é divulgado deixa de cumprir o papel para o qual foi criado. Assim sendo, se não o divulgarmos, estamos a dar um forte contributo para a sua preservação! Certo pessoal?
    E tal como eu há outras pessoas a criar registos desta linguagem, para que um dia possam vir a ser consultados. Contudo esse dia deve ser definido pelos ciganos e não por nós, pois esta linguagem é uma parte do seu património cultural e não por nos. Devo ainda referir que, tanto quanto conheço o seu uso, contínua a ser um ganha pão para muitos deles, quer se concorde ou não com o uso marginal de uma linguagem, para servir interesses nem sempre muito legítimos.
    Gostaria ainda que entendam o seguinte: a minha mulher, uma cigana genuina e com um conhecimento alargado do romani, tem vindo a ensinar-me o seu dialeto, com o compromisso da minha parte de não divulgar gratuitamente a lingua, nem mesmo falá-la na presença da sua comunidade, pois isso seria ofensivo para eles. Devo ainda referir que pelas leis ciganas, estes não podem de forma alguma ensinar aos paedjos o romani! Seria para o povo Rom uma atitude semelhante à dos americanos darém a conhecer os códigos de linguagem da CIA, ao KGB, da Russia, no tempo da guerra fria.
    Deixem que este dialecto cumpra a função para o qual foi criado, que ele irá ser preservado, não apenas em papeis sem alma, mas nas vozes representativas das acções deste povo!
    Quando todos tivermos acesso a um dicionário de romani, os ciganos já o deixaram de ser!

    • Ana Claudia Lara says:

      Boa resposta Francisco.
      Sou bisneta de um cigano espanhol q casou com uma não cigana. Tudo acabou se perdendo de uma geração a outra… Embora fosse bacana eu saber sobre minha língua ancestral,não faço questão de aprender a língua, o que me importa foi a essência passada e que não se perdeu. Acredito q a língua seja uma identificação, mas há algo mais com que fazem que se identifiquem.
      Quando encontro ciganos onde trabalho , eles sempre acabam perguntando se tenho cigano na familia, não sei pq ou como…rss… já q é besteira a idéia q se tem q cigano tem poderes mágicos…rss…. Uma coisa q sempre foi de mim, foi perceber quando é cigano ou não, pelos gestos e olhar….pode ser besteira, mas é como se identificasse algo do meu meio familiar.
      Esse texto enorme aqui…rss… é primeiro: pq culturalmente, acho a sua idéia muito boa.
      E segundo: Foi-me repassado pelo menos o orgulho do sangue, apesar dos preconceitos e perseguições ( tenho primos q tem vergonha de dizer q é bisneto de cigano) , MAS orgulho não é arrogância e me entristeci com pessoas se dizendo ciganas mostrando tanto pedantismo. Logo se vê a linhagem… não sei…me envergonhei um pouco. Grata

  32. diego says:

    MINHA BEDA NO SEU BULE.
    SI QUISE SABER O QUE E ISSO EMTRA NO MEU MNS
    PRA AGENTE COVERÇA.
    QUE VOU TE ENSINAR UMAS LINGUAS SEU MUITAS

  33. ediele airam says:

    gostaria de entrar em contato com as pessoas q saibam um pouco de romanes.

  34. ediele airam says:

    sou filha de cigano , mas fui criada por duli e n sei o romanes tenho um desejo enorme

  35. JP says:

    Olá a todos.
    Queria agradecer ao Francisco Ramos pela sua posição face a esta questão. Conheço um pouco do povo cigano, pois sou descendente deles por via materna e concordo plenamente consigo. A sua última frase resume tudo: “Quando todos tivermos acesso a um dicionário de romani, os ciganos já o deixaram de ser!”.
    Quem conhece minimamente este povo pecebe o significado desta expressão.
    Quando já não existir a necessidade de manter este dialecto num o seu uso mais restrito, significa que o modo de vida e a cultura que identificam e caracterizam o povo cigano já não são os mesmos.

  36. Elias Viana de Barros says:

    Sou bisneto de cigano e faço dança Flamenca , sou apaixonado pela cultura cigana e tenho muita vontade de aprender a lingua dos ciganos por isso peço contato e ou auxilio de qualquer pessoa que possa me auxiliar
    agradeço muito

  37. diego says:

    oi por que voçes querem saber as liguagem dos calons
    esta pessoa que abril este site esta correndo muito risco de vida
    por esta colocando linquagem dos calon na internet

  38. Vítor M. says:

    de Esmeralda Muniz Alves
    Olá bom dia.
    Analisando o comentário do Senhor Diego, não sei quanto à intenção dos demais, mas certamente, da minha parte, apenas, sou descendente distante de ciganos espanhóis, talvez, eu venha a ser o produto de uma quarta geração, considerando minha árvore genealógica. E, tanto quanto eu, creio que quem criou este site, seja talvez, descendente ou um admirador do povo cigano, tão sofrido e tão socialmente marginalizado. Amo o povo cigano, sua cultura, sua música e, acima de tudo, sua genialidade em sobreviver entre feras, que são os demais que os perseguem, sem fazer mal a ninguém. Não creio que a pessoa que criou este site esteja correndo risco de morte, até porque aprender uma língua, não significa, na maioria das vezes, invasão de privacidade ou roubo do tesouro alheio. Se assim fosse, o que seria de todos quando aprendem as demais línguas? Eu, então já estaria morta, pois falo espanhol como segunda lingua mãe, francês e arrisco me comunicar, também, em inglês e, ainda, estudo grego moderno. Isto apenas para me comunicar com a família humanidade. Jamais desejei ou fiz mal a quem quer que seja. E quem entendeu o contrário, peço que me perdoe, pois está não foi minha intenção. Que Santa Sara abençõe a todos nós, nos inspire a nos amar e respeitarmos como irmãos, ciganos e gallos, enfim, toda a humanidade.

  39. rita says:

    odiei este site n presta n consegui encontrar nada

  40. gitano says:

    paionaos e paionas se camela arkerar romano putchela a un calom…

  41. Ronn Valenzuela says:

    cuxto rardi le sá tumeng !!! (Boa noite a todos vc’s)

    Sou cigano,herdeiro do sangue Calom, Casei com uma herdeira de sangue Matwaya.
    Passei o q sei de shib di calé p ela e ela por sua vez,me presentiou com seu lindo romanês…

    Em casa falamos tudo misturado… Por influencia de primos Calderash,o nosso dialeto tem muita influencia Calderash. Mas como dizemos… o importante é a gente nos compriender…

    Nada mais gostoso p um ronn que falar sua lingua qnd esta no meio dos primo !!!

    Somos taxeiros (moramos em casa), temos contato com diversos acampamentos Calons de SP. E com familias ronns que temos como nossas familias. como Sintos, Calderash, Lovára…

    Estamos sempre lutando contra preconceitos,e idéias erradas q a gadjença aindatem sobre nós !!!!

    O que me deixa mais chateado, é saber que enquanto vejo primos discutindo sobre oque é mais importante, se é a alma ou o sangue… a cultura esta ai… e outros primos em diversos acampamentos estão passando humilhações e fome !!! Como o Calom “Zai” ou Mozart que vive em ameaças, e tem 3 carimbos em sua certidão e nscimento notificando “indi gente” por pertencer a ma etnia errante !!!! pode ??? ou asprimas Calins da Estação Manuel Feio de trem, que foram presas por estar vendo a Drabis… (lendo mão). Sendo que n existe ei na constituição que n permite tal ato !!!

    Se vc é cigano de sangue !!! legal… honre seu sangue !!!!
    Se vc é cigano de alma e coração… legal… honre sua alma e seu coração.

    Sobre a lingua…

    Não é pq vc fala inglês que vc virou americano… é bom lembrar !!!

    E… enquanto estarmos no mundo… o mais facil p se aprender a lingua é tendo contato conosco.

    Não adianta vc aprender na internet e n ter com quem falar… aprender a falar um romani diferente… ninguem vai te intender…

    Mais importante q falar é viver… “Ronn Marques”

    Estamos sempre realizandoo festas junto aos primos,com fins lucrativos destinados a causa. (Auxilio a cultura).

    Não podendo esquecer de sitar aki primos importantissimos que zelam pelo nome da cultura.

    “Ronn Marques (Juan),(Calom), Nicolae Ramanush (ronn sintó), Yago Ferrari (Desc. Kalderash), Daniel Rolin (Calom), Bibi Julha (puridei Calin), Albino Granada, Lyanka do Romani diy (Lovára), O nosso grande “Padre Rocha”, Manuel e Luana (Santos) e minha amada cigana Jovanka Valenzuela (Matwaya). entre outros… Obrigadoa todos !!!

    Orkut = Ronn Valenzuela
    Imail = ramires.valenzuela@hotmail.com

    Latchó nevo berch ando sá tumeng !!!
    (Feliz ano novo a todos vocês !!!)

    Por Sara.
    Ronn Valenzuela y vitsa.

    • jugalim says:

      nao sou cigana ,mas gosto da linguagem deles convivo com uns e acho eles um maximo,eles sao sirmados e nao fgostam que fale sua lingua para os outros mas ja aprendir muita cois,a convivencia ajuda muito.ja camelo com uns deles.

  42. Marisa says:

    OLA BOA TARDE ALGUEM ME SABE DIZER O QUE SIGNIFICA “RACORILHA”????

    • oziel pires soares says:

      sou neto de sigana minha vo tem 98 anos e esta feliz pois o cigano e uma pessoa feliz pois e muito espiritual e sabe do seu criador Deus que fez o ceu e a terra hoje sou evangelico e fica melhor ainda pois já temos uma desendencia espiritual conhecendo a palavra de Deus fica menhor ainda a todos calon calin gajin gajon . cuidado com as lubiim e puchardon.

  43. paulo says:

    o 34 anos la sou paulo. nos çiganos somos igual a todos ser humanos.keria deixar 1 apelo deixemse de raçismo ja agora se verem bem muito raro homem ciganos ser pedofol,violador,dormir kom propria filha, etç.resumindo kuando sai nos jornais 1 notiçia os ciganos fizerao algo o povo sem ser çigano.kumeça a kratikar ui sao mesmo çiganos nos jornais sai milhares de motiçias de tudo ke possao imajinar ja nimguem fika ademirado.boa sorte para vcs todos.e pençei bem o ke vos disse xau fika bem…………..ja agora vou rxp a essa pergumta racorrilha ker dizer 1 jovem menina.

    • alex says:

      raclori=jovem menina
      racli=menina
      shavo=filho
      chai=filha
      ec-1
      dui-2
      trin-3
      star-4
      mangi-5
      sho-6
      efta-7
      ohto-8
      inea-9
      desh-10
      deshuvec-11
      deshudui-12

      • Esmeralda Muniz Alves says:

        Olá, Bom Dia Alex.
        Bom saber que estou contactando-me com um cigano. Tenho origens remotas,talvez, de duas gerações atrás, de ciganos ibéricos, segundo meus avós maternais. Mas fiquei encantada com tal informação, pois assim descortina-se uma possibilidade de se estreitar laços de confiança e amizade, com nações de culturas diversificadas e distantes,as de além mar. Certamente,irei fazer bom uso de tal conhecimento. Meus sinceros cumprimentos e recebas minha gratidão. Encantada. Esmeralda

  44. Marisa says:

    Muito obrigado por me responderes…. eu penso que hoje em dia as pessoas já nao sao racistas a esse ponto de descriminar os ciganos …

  45. sandra says:

    acho otimo resgata a lingua romani pq eu sou cigana e tenho muito orgulho do q eu sou apezar da nossa tradição cigana ter ficado um pouco esquecida a nossa ligua romani e uma forma so nossa di si comunicar adorei a iniciativa

  46. sergio says:

    Querida Monica,
    tive o deprazer de ler oq esse malfadado francisco falou, te peço q nao desista de aprender o romani, pq como cigano te digo q essa posiçao de arrogancia nao reflete o pensamento da comunidade cigana……….vc como uma amiga sera sempre bem vinda entre nosso povo

  47. sina santos says:

    eu sou como dizem “uma senhora” mas desde pequena que convivo com esse maravilhoso povo!! graças a familia cigana com quem convivi aprendi a respeitar e amar alguns dos seus costumes!! simplesmente não permito que me falem mal!! quem dera a nós “senhores” terem metade do conhecimento e respeito que a comunidade cigana tem entre si e pelos outros!! agradeço a Deus por me ter dado a oportunidade conhecer a maravilhosa familia que amo e respeito…….

  48. rosangela azevedo says:

    ola a todos eu sou do parana e nao so tive o prazer de conviver com esse povo como tbem namorei um deles…e preciso muito reencontro-lo sei q ele esta em sao paulo por isso peço a quem conheça os ciganos de sao paulo q entre em contato zanna_h-tinha@hotmail.com, E realmente eles nao gostam de ensinar a lingua deles a nimguem,eu acho bacana querer restaurar a lingua deles mas se eles nao querem nos devemos respeitar.

  49. eu sou cigano mais nunc ensinei lingua cigana para ninguém

    e eu acho errado esse site de linguas ciganas

  50. Esmeralda Muniz Alves says:

    Olá Weslei Cigano!
    Respeito e considero seus sentimentos e argumentos. Entretanto, como remotamente, descendo de ciganos e, nada me foi passado, considero-me uma ignorante; desinformada. Acho que alguma coisa poderia fazer para ajudar esse povo tão perseguido e à margem do respeito. Pelo menos com você gostaria de manter contato. Poderia adicionar-me em sua relação de e-mails? Gostaria de manter contato com você e com os demais de sua família. Para quê? Para inciar uma grande amizadade, solidariedade e respeito. Santa Sara Kali nos abençõe. Meus cumprimentos. Esmeralda Muniz

  51. Ana Paula says:

    Olá, vivo com um cigano à 6 anos, pude conhecer meu sogro e mha sogra, Ciganos “antigos”, e realmente, a língua deles é restrita somente a eles. Concordo quando dizem que ela não deve ser repassada adiante, pois é uma espécie de defesa q eles teem. Por confiança e a convivência, eu sei de algumas palavras, pois passsei confiança à eles para q me ensinasssem, e ela nos foi útil em várias situações. Ainda bem que a grande maioria me aceitou, hj temos uma filha q fará 5 anos dia 19/04, ela também fala algumas palavrinhas, mas nem pra minha mãe, q é gajim como eu, ela já sabe q nãos e deve comentar… Vamos respeitar gente… Até msm pq, sabemos q qdo ela vier a ser divulgada, servirá pra mtos, como mais uma forma de deboche e discriminação. Temos q aceitar q infelismente, é nojento e intragável, mas o preconceito contra os rom, ainda existe… Certos estão eles de se preservarem. E qto ao Diego.. puxa Diego, não foi bonito da sua parte escrever algo assim… Abraços à todos…

    • zanny says:

      concordo com vc ^^

      eu era mto amiga de ciganos aki no parana do tipo q ate comia e ate dormia com eles…acabei aprendendo o romani e eles so pasaram a me ensinar quando viram que eu estava aprendendo sozinha mesmo XD mas isso devido ao tempo qq passava com eles.

  52. Amandaa Yumi says:

    eu no só cigana… mais convivo com eles ate ja namorei
    oo contato dereto cum eles feis com ke eu aprendece a linguaa
    e muito legal
    soo ki a graça di sabe romanes e pq ninguem sabe
    ee legal qui os ciganos preservem
    e uma coisa deles
    por isso eu evito fala com gajos, gajis de foraa
    so com hom ou homis
    aa lingua e lindaa e a musica intão neiim se fale

  53. Esmeralda Muniz Alves says:

    Olá bom dia!
    Eu vivo vasculhando a Internet e, talvez por falta de competência e conhecimento, ainda não consegui entrar em um site que pudesse estreitar laços de amizade com alguma comunidade genuinamente cigana. Encontrei muita coisa que se subscreve como site cigano, entretanto,tal site não passa de um porta voz elaborado por pessoas que se utilizando de conhecimentos ubandistas, dizendo que trabalham com espíritos ciganos. Sinceramente, não procuro tal modalidade. Amo os ciganos; sua cultura; sua capacidade extremista de sobrevivência e, sobretudo os admiro muito pela persistência, perseverança, trabalho, amor e respeito entre eles. Não sei se perante os verdadeiros ciganos me apresento com um perfil simpático ou não, mas certamente, serei uma boa amiga. Meus cumprimentos a todos. Esmeralda

  54. calon007 says:

    baia ja kerem ensinar o romani a este lacorrilhos

  55. Gel Pimentel says:

    À Gl.: D.:S.:A.:D.:U.: entenderam?
    aposto que não, assim como os ciganos, nós maçons, temos nossos segredos…
    Cada grupo social, entidade, religião, autarquia, grupo social pode ter formas especiais e segredos, e tem de ser respeitados, assim como na maçonaria, o preconceito persegue esse povo lindo e maravilhoso, praticante do bem e com todo direito resguarda seus costumes e tradiçoes. Não deixem que a lingua padeça.
    Tenho amigos ciganos e garantos que são melhores do que muitos outros por ai…
    quem quizer conversar á respeito da Maçonaria entre em contatao comigo
    gelcompimenta@hotmail.com
    MM.;II.:C.:T.:M.:RR.:
    Que o Supremo Arquito do universo ilumine a todos… Um T.:F.:A.:

  56. daiane says:

    axo quase todos os calon babanon

  57. Rafael Araújo Soares de Souza says:

    Bom num sei muito bem sobre ensinar ou não ensinar sobre a língua cigana,queria muito aprender também pois perdi a oportunidade de aprender depois que minha bisavó ficou esquisofrênica e ela, descendente de ciganos fugidos, não passou nada da língua pra minha família (meu avó para baixo) queria resgatar esses traços familiares inclusive além da língua pois, tenho muita afeição pela língua e pela minha família inclusive se alguém puder ajudar na reconstrução da minha árvore genealógica tenho nomes aqui
    (pai: Nilton Soares de Souza Neto / Mãe: Marília Vieira de Araújo)

    {parte de mãe}—>

    [avó:Amara Maria Vieira de Araújo / avô:Hélio Paula de Araújo / tio avô:Haroldo Paula de Araújo]

    (bisavô: Heráclio da Silva bisavó:Hilda de Paula)

    Para contato: shiaolin92@gmail.com
    shiaolin92@yahoo.com
    xaoxao1992@hotmail.com

  58. alex says:

    Te aven bahtale sa le roma!!

    A lingua cigana é muito dificil de falar
    Eu sou cigano da romenia e a lingua dos ciganos de la e a “romanes” pois aki em portugal o ciganos falam o portugues

    • Esmeralda Muniz Alves says:

      Romario,se vovê realmente for cigano,por favor,gostaria que se comunicasse comigo, para ensinar-me sua língua e dispor de minha amizade e respeito por você,seu povo e sua cultura. Meus cumprimentos. Esmeralda

      • Girl says:

        Eu particular mente axo a lingua que os ciganos falam muito interesante, e concordo no caso de não expor ela para humanidade, pois de uma certa maneira pode servir como arma pra eles contra inimigos , mas conheço calons que disflutam dessa liguagem tão bela para beneficios ruins .. como por exemplos xingar os gajons, eu acharia que eles so deveriam usar essa linguagem pra falar entre si, não ficar ofedendo os outros .. eu sou namorada de um cigano, mais todo mundo tem preconceito contra a isso, mais eu naum tenho nenhum porque eu amo muito ele .. eu naum sei muito bem a lingua deles nem tenho tanto interesse em saber, pois respeito a regra que eles tem em não poder ensinar aos gajons e gajins ..

  59. Kasolares says:

    no dia que descobrirem nossa língua estaremos mortos!
    Pois é a unica cosa que nos resta…

  60. pamela says:

    GALERA, Gogol Bordello tá aí pra ajudarrrrrrrrr

  61. luna says:

    Meu nome é Luna,sou descendente de Calderash por parte de mãe,e de calons por parte de pai.Gostei muito detw site porque acho importante ter um espaço para trocar idéias e debater temas polêmicos como este:ensinar ou não a lingua cigana para os gadjos.Eu,falo um pouco do romanes e do Calon,meio misturado por causa das minhas duas origens e sinceramente,acho que os gadjos deveriam respeitar o desejo dos ciganos de não ensinar a sua lingua.Quanto aqules descendentes que sem culpa nenhuma perderam o contato com suas origens,devem sim continuar lutando para resgatá-las e cabe aos outros ciganos acolher com carinho e respeito estes irmãos.Em meu estado(MS),eu estou fundando uma Associação para lutar contra o preconceito e resgatar as nossas tradiçôes,fiquei muito feliz em conhecer todos voçês.qurm quizer entrar em contato comigo o meu email é ciganaduarte@hotmai.com

  62. thaina Toiko says:

    Oi td bem ?
    eu sou do camboble e estou aprendendo as linguas to no estudo ….em si tenho qe por busios para saber quais santos e ciganas qe tenho ..nao eqe tenho preferencia em melhor cigana n e pke sou entereseira kro apreder 1 cigana adoro
    bjos thaina matubá

  63. Valenzuela says:

    No ano de 2009, foi publicado em São Paulo o primeiro livro de gramática e vocabulário do Romani / Sinte, da américa Látina.

    É um tratado Ligüistico e Antropológico.

    Escrito e publicado pelo ronn Sinte – Dr. Nicolas Ramanush.
    Presidente da “Embaixada Cigana do Brasil”

    Para adquirir entrem em contato com :

    http://www.embaixadacigana.com.br

    Ronn Valenzuela.

  64. elmone cigano says:

    gente por mais uma vez. os ciganos nao podem fala ou encina sua linguagem as pessoas nao cigana!!

    entendao!!

    rons nao ariquerda xixin naca!!!
    vcs calom parece ser dililom pelo duver barón
    nao ariquerde naca a xibi da gente nao se pode ariquerda nao!!
    a nossa xibi siama nossa puska contra os jurens….
    abraços é nao ariquerde naca!!!

  65. hernandes says:

    Um amigo meu cigano, me disse uma vez que realmente eles não encinam a ninguém a lingua deles, pois é a arma secreta deles para maladar as pessoas. Naõ sei o que sgnifica MALADAR mais me falou isso

    • Cayla says:

      Olá Hernandes, a linguagem cigana não é ensina para as pessoas que não são ciganas, pelo o fato que isso é a unica comunicação diferenciada das outras, e que somente os ciganos entendem, e não para transmitir maldade a ninguém, pois nós ciganos não queremos o mal de quem não merece.
      Compreendeste porque a língua cigana não é ensinada a todos?

    • Joaquim Silva Rodrigues says:

      enganar, roubar

  66. LUNA says:

    TENHO UM AMIGO CIGANO ELE VIVE COLOCANDO ESSAS MENSAGENS EM ROMANI..MAIS TENHO VERGONHA DE PERGUNTAR O QUE ESTA ESCRITO NELES..PODEM TRADUZIR PRA MIM POR FAVOR!! ( BERARBÉ BARÉ BATIMUJÍ SANDUNGA BATIPURÍ…)

    OBRIGADA!!

  67. Roger Sier says:

    Todo o povo Cigano é por sinal uma dadiva, e tudo que concerne a este povo ex toto riqueza; Eu sou filho de um Cigano que resolveu nos criar em um mundo diferente depois que perdeu seu irmão em uma desavença entre duas tribos; daí fomos privados de alguns conhecimentos, então minha bibi Angelina é que nos ensina algumas coisas quando vem à nossa casa. Então amo o meu povo e defendo nossos saberes sem precisar ser demasiadamente egoista.

  68. alex says:

    quem quiser aprender a lingua romani add meu msn romchavoo@hotmail.com para vos ensinar algumas palavrinhas…sou cigano romeno vivo em portugal mas ainda nao tive hipoteses de encontrar um cigano que fale mesmo a lingua romani…pelo que vi na net os ciganos brasileiros falam igualzinho aos ciganos romenos.

  69. Zé Gonçalves says:

    Olá! Meu falecido pai era xavon de calons portuguêses da região de Aveiro que vieram pro Brasil no início do século xx, ele chegou a viver como sêmi nômade com os pais dele, até conhecer minha mãe que não é calin,tiveram três xavons no qual um vos escreve esse texto. Infelizmente não tive o privilégio de aprender o caló, lingua dos meus avós, mas prefiro que tanto o romaní, quanto o caló ou calé, permaneçam como lingua exclusiva dos ciganos, não me importo de aprender, pois mesmo tendo sangue calon nas veias, entendo que não fui criado na cultura, não aprendí seus costumes e tradições, apesar de minhas caracteristicas calons serem muito afloradas e evidentes. Trabalhei a uns 10 anos atrás, numa região aqui do Rio de Janeiro, onde existiam vários acampamentos calons, criei um forte vínculo de amizade com eles, cada acampamento provinha de um estado diferente do Brasil, uns do Rio Grande do sul, outros de Goiás, outros da Bahía, infelizmente a prefeitura local ordenou que todos saíssem do município, pelo fato do prefeito ser “evangélico” e não gostar dos ciganos. Esse é outro ponto no qual gostaría de exaltar…ciganos evangélicos??? Totalmente incompatível com essa cultura, onde fica as tradições? Quanto a devoção a Santa Sarah Kalli? Na minha opinião, a única vertente do cristianismo que respeita a cultura dos ciganos nos dias atuais é o catolicismo, pois existe até a pastoral do nômade, onde se tratam do mantimento a cultura e as tradições ciganas no Brasil, ja que no passado, a igreja católica perseguiu promoveu perseguições ao povo cigano, hoje ela se retrata disso. Enfim, gostaría de deixar um grande e forte abraço aos meus primos calons e a todos os clãs presentes, kalderashs, sintós, matchuayas etc.

    “Cigano não morre, vira estrela, para que outros ciganos contemplem o céu.”

  70. AMIGO says:

    POVO CIGANO, QUERO QUE VOCÊS SAIBAM QUE VOCÊS TÊM UM AMIGO QUE NÃO É CIGANO, MUITOS AMIGOS, QUE VÃO AJUDAR VOCÊS, AQUI NO BRASIL, NOS MOMENTOS RUINS, POIS VOCÊS AJUDARAM MINHA FAMÍLIA NOS MOMENTOS RUINS. MUITO OBRIGADO.

    • Tiago Cigano says:

      Vlw Homem Nós Ciganos nao tem anda contra quem nao é apenas a nossa lingua só pode ser falada entre nós
      é o unico jeito de se defente das pessoas que falam da gente

  71. AMIGO says:

    Minha opinião: Se a língua do povo cigano for escrita, ela fica parada, deixa de se movimentar e então, ela perde a sua essência e se transforma em uma língua da cidade e morre, mesmo com boas intenções.
    Na minha cidade chegou um circo na semana passada, com suas lonas, suas músicas e sua poesia. Tudo é movimento: do palhaço, do domador de animais, do trapezista, do mágico, do malabarista e outros mais, tudo muito bonito. Levei minha filha de 9 anos novamente e ela me perguntou se ia ser tudo igual, e eu falei para ela que era quase igual mas ao mesmo tempo seria diferente.
    Na próxima semana eles enrolam as lonas e vão se embora para outra cidade. Eles já não são as mesmas pessoas, eles mudaram e nós também fomos renovados.

  72. Tiago Cigano says:

    ua rom nao ariquerda xibi naca tunsa e dililon??

  73. Sabrine says:

    Oi eu sou filha de ciganos + devidos a alguns problemas na familia eu nao fui criada por eles e isso me deixa triste, pois amo essa cultura sei q devemos guardar essa lingua entre noix calons e calins pq hér uma forma de nos defender de quem nao gosta de noix, mais quem poder me ajudar a compreender e descobrir + sobre minhas origens eu agradeço e ainda sonho em ter minha familia novamente bjs a todos os calons e calins e todo o mundo pq somos filhos do vento, da xuva e da terra, somos iluminados
    quem for cigano e quiser me ajudar aki tah meu msn sabrine_agata@hotmail.com agradeço desde jah

  74. Cayla says:

    Concordo com o Tiago cigano; eu não tenho nada contra quem não é cigano, mas se a nossa língua for escrita e ensinada, nós não seremos diferentes dos povos sem ser ciganos, e nós ciganos temos essa forma de comunicação diferenciada para que ninguém reconheça o que estamos falando entre o nosso povo…

  75. Calin says:

    Ciganos que são ciganos, preserva a sua cultura e sua linguagem, alguns ciganos aqui na internet estão ensinando a língua a outras pessoas que não são ciganos, falo claramente; vocês que ensinam não são verdadeiros ciganos, pois sabem que essa é a forma de comunicação entre o nosso povo, por favor preservem a nossa língua antes que todos saiam falando como nós!

  76. EDIVANIA BERTOLDO FIASQUI says:

    TENHO UMA CIGANA QUE VIVE COMIGO NESSA E EM OUTRAS VIDAS!
    TALVEZ POR ISSO ESSA PAIXAO PELO POVO CIGANO
    ADOREI ESSA NOTICIAS E COMENTARIOS

  77. samuel fernandes jorge says:

    eu sou cigano e me orgulho muito nois ciganos somos livres e nao nos importamos do falam sobre nois

  78. Manel says:

    Eu não sou cigana mas dou.m bem com mts ciganos, sei algum vocabulario, muito pouco e como já vi escrito em cima, a lingua nao deve ser divulgada e ensinada ao povo de fora, o qe sei aprendi vendo da net e dito por alguns ciganos tbm, mas n a espalho nem ensino para mais ngm, Respeito e gosto mt da cultura deles e do modo de vida, a lingua faz parte da sua cultura..

  79. debora says:

    olaa eu tambem sou calim mas sou de portugal ,ja reparei que os ciganos brasileiros sao um pouco diferentes a lingua é um pouco diferente .. por exemplo nos os ciganos de portugal somos todos envangelicos voces tambem o sao ??

    • Zé Gonçalves says:

      Débora.

      Tambem sou kalon, meu pai e meus avós eram kalons portuguêses, não procede como regra geral dizer que todos os kalons de Portugal sejam evangélicos, principalmente os kalons evorianos, tenho um primo de 2º grau muito conhecido aí em Portugal por ser um ativista na causa dos ciganos, o nome dele é Bruno Gonçalves, ele vive em Figueira da Fóz,muito conhecido entre as comunidades ciganas portuguêsas.

  80. holiday says:

    ola so queria dizer se querem aprender “Romani lingua mundial cigana” vao ao google e escrevam “chavo tv romani skola” ai aprenderao muitas palavras ciganas. Ou escrevam “Lessons romani” sou cigano com muito orgulho.

  81. yuri says:

    quem e cigano nao pode ensinar
    a nossa lingua a os jurens…

  82. Neusa Nazir says:

    Ola, gostaria se possível a tradução da musica(Grupo Coração Cigano-
    Chei Chovohirro)

    acho ela muito linda,porém está difícil de ter a tradução
    aguardo respostas
    grata

  83. M.a.x C. says:

    Ola pessoal. Pelo que vi aqui tem muitas discussões. E poucos esclarecimentos. Li todos os tópicos e vi pessoas xingando outras falando o que não devia, outras agradecendo coisa sem importância. Tenho 28 anos sou brasileiro formado.
    minha historia é bem comprida que vou resumir. Meus pais ciganos (calderash) me adotaram com 7 anos. Aprendi muito sobre a cultura deles e vou esclarecer poucas coisas aqui que o pessoal nunca falou, nem aqui e nem em outro site. (só nos que é feitos por ciganos mesmo e que da para contar em uma Mao a quantidade de site desse tipo)
    Os ciganos são dividido em 2 grupos o qual cada um tem sua historia e origem que são os “calons” e o “roms”.
    O cigano tem vários grupos de comunidades. E dependente da sua origem, a linguagem (ou dialeto) são muitos diferente. (mais quando estão juntos todos se entende)
    O idioma não é uma arma. E sim o traço mais forte da cultura cigana. (o qual eles têm mais medo de perder, pois muitos outros já se perderão)
    Por esses motivos e outros não a como os brasileiros aprenderem o idioma cigano. e mesmo que aprenda o básico (porque levaria uma vida toda para aprender tudo) a mais que o idioma. Espero ter ajudado o pessoal.

    Obrigado a todos. Ashen Deuleça.

    Ps: Neusa o nome dessa musica em português seria “pequena garota”.

    thegrow21@hotmail.com

  84. Renan says:

    uma certa vez fikei com uma cigana e ela foi embora mas antes me mandou uma msg dizendo assim “ti jau ti bistrauto” e eu n sei oq é e por ignorância minha acabei brigando com ela, depois ela me mandou outra msg dizendo pa mim procurar o significado disso pois era uma coisa muito linda… alguem podeme ajudar e isso q ela me falou é da lingua cigana msm ou ela so quis tirar onda cmg? me ajudem por favor…

    • M.a.x C. says:

      Ola amigo. Posso dizer que vc tirou a sorte grande. É muito difícil uma mulher cigana namorar com um brasileiro. E ainda mais difícil ela falar de sentimentos. O que ela disse é sim bonito. Mais pelo que vejo não será fácil ver ela de novo.
      O que ela quis dizer foi “já mais vou te esquecer” abraço. flw

    • alex says:

      “ti jau ti bistrauto” significa vou te eskecer

  85. quem ensinar merrece mirinhar viu

  86. menga camela rraia o bulengo da tua dai

  87. quei janela chib nao muchoda naca porque a dai deles ua lubin saron menga to dililon pra rraia o bulengo demarcelacigana sivose janela chib mesmo marcela mande un recado pra min eu tanbei raielo tua dai si ela for laxin e marelo teu bati mas se voce for jungalipei nao camelo naca sua lubiijn sou calon quei quiser saber lingua de sigano mi pergunte qui eu ti ajudo mas quero teu bulengo entroca

  88. Yasmin says:

    Gente,
    Li todos os comentários!
    Quando cheguei aqui, fiquei muito feliz pois achei que iria achar algo sobre o Romani, que é uma lingua linda e que procuro desde muito nova.
    Ainda tenho 19 anos, então continuo relativamente nova, Compreendi o ponto de vista do povo cigano, que pensa que o Romani não deve ser publicado, divulgado ou ensinado. De fato é um ponto de vista super justificável, pois como já foi dito, é a lingua deles e o meio que eles tem de se proteger de quem os deixa a margem da sociedade.
    Particularmente, fiquei muito ofendida com alguns comentários, porque apesar de ser badjó, gosto muito da cultura e me sinto cigana de alma, isto pra mim, é o que importa. Não sei se na minha família, muito distante, houve alguém que foi, porventura não tive o prazer e felicidade de conhecer.É uma pena, ainda em minha vida não ter passado alguma pessoa cigana para que lhe provasse minha fidelidade, devoção e real respeito à cultura.
    É um povo lindo, maravilhoso, que não merece ter a fama que grande parte da população às deu.
    Nos primeiros comentários vi que disseram não ensinar pois muitos achavam os ciganos ladrões. Acho que essa opinião existe, mas é um pouco ”batida” pois muitas pessoas já estão abertas à cultura e se estão aqui é porque provavelmente AMAM a lingua.
    Os próprios ciganos que participaram do chat e foram rudes, poderiam ter sido mais anfitriões e não grosseiros, ofendendo muitos daqueles que lhes admiram profundamente.

    A alma tudo pode.
    Com certeza aqueles que sentem-se ciganos de alma ficaram tristes com tal atitude.

    Desejo sucesso para a lingua e que seja imortalizada, tanto ela quanto a cultura cigana!

  89. alex says:

    Me shai sicavaptume te vorbin romanes.
    posso ensinar algumas meninas falarem

    Te aven bahtale hai ande bul pusade!!:D

  90. adeilsom says:

    essa bagbagem dí ainsgnar ao nim aisgnar la romagúm

    • adeilsom says:

      nauim me’s gastra la romagúm erst presbeterí di pouveri ciganaim,erst iíni cultaíree mediagtere di ciganaim..kíkitaine mesmeguíndae mekae dandeníí.essa é a verdadeira lingua cigana arcaica, quem a conhece já nasce predestinado a linhagem cigana..

  91. adeilsom says:

    quem quiser aprender deverá pagar com sua bergaaniidae bungha,adeus, bagvadum denítibulandandan…

  92. Kanny says:

    Respeito a opinião de todos que se manifestaram nos comentários acima. É um direito do povo cigano lutar e querer manter sua cultura entre os seus. O povo cigano já sofreu demais em mãos de pessoas preconceituosas, como no holocausto. Mas incrivelmente, e até me perdoem por dizer tais palavras, vejo que a grande maioria dos que se dizem ciganos que se manifestaram aqui, agiram de uma forma tão preconceituosa como as que sofreram. Negar as pessoas não ciganas o prazer de desfrutar de uma cultura tão rica e cheia de histórias é no mínimo egoísta.

    Não posso dizer que sou cigana por linhagem. Pois da descendência cultural materna eu não tenho conhecimento. Nenhum dos que estão vivos tem, e os mortos já não podem falar. Mas desde criança sempre gostei de coisas ligadas aos ciganos. Suas danças eram o que mais me encantavam. A quiromancia sempre ligada a cultura cigana, os baralhos e tudo o mais que remetia a previsões futuras também me fascinam. E como já disse, é um direito do povo cigano querer manter essa cultura apenas entre os seus. Mas pensem pelo outro lado. Há descendentes de ciganos que não dão a mínima importância para sua cultura, outros nem ao menos sabem que são. Muitos ciganos abandonaram a vida nômade para estabelecer moradia fixa. Vivem como nós (não ciganos) de forma livre. Vivendo nossa cultura, seguindo nossos costumes, falando nossa língua e por que o inverso é tão abominável?

    A cultura cigana com o passar do tempo está sendo extinta, seja pela globalização, modernismo, descrença ou simplesmente egoísmo dos que ainda a mantém viva. Quanto mais pessoas souberem sobre a cultura, sobre a língua e os costumes ciganos mais ela durará. Assim como o inglês, o francês, espanhol, etc.. Se tantas pessoas de países diferentes não estudassem essas línguas, será que a maioria delas ainda existiria? Pode ser que sim. Mas e se não? E se o povo que as dominassem não quisessem dividir com o resto do mundo. Uma hora ou outra teriam que ceder. Ou sua cultura acaba, ou dividi com os demais, perpetuando em diversos cantos do mundo suas origens.

  93. Cigano Prudêncio das leis says:

    Olá , sou cigano de Portugal pertenço ao clãn Prudêncio que é um dos clâs mais repeitados em Portugal e que agora se esta a comessar a espandir para oBrasil …. o que eu queria dizer para aqueles que nao sao ciganos é o seguinte, os ciganos nao perderam a sua cultura nem llingua , apenas fas parte da nossa cultura e temos como obrigaçao nao ensinar a nossa lingua nem partilhá-la sem ser com ciganoa ….. e isto é pris ciganos todos …. NÃO BUCABELEM SU ROMANON !

  94. Sonjah says:

    Sou neta é filha de ciganos por parte de pai. Fui pra escola bem nova e não sei nada da nossa língua, mas vi e aprendi muito a falar com os olhos. Nasci no estado de SP mas meu pai e meus avós vieram de minas gerais. Meu pai dizia que quanto menos falássemos maior seria nossa segurança. Na época não entendia muito bem. Mas hj vendo o preconceito que existe eu entendo que meu pai era muito inteligente.

  95. Leonardo says:

    Ola, o que significa BEDA?

  96. Marcos Henrique says:

    Eu nao sou cigano nao. Mais convivo con eles minha irma é casada com um calon. E eu sei das linguagens

  97. Claudia Marilsa arce carvalho says:

    boa tarde ,
    sonhei com varias ciganas e eu estava organizando meus pertences para uma mudanças , no momento que saio para a rua depara com varias ciganas lindas cheias de ouros em suas vestias brincos pulseira e moedas penduradas nas testa,
    só que eu benzia elas com luz pedindo luz para deus para elas e notei que elas faziam figas com os dedos cada vez que eu benzia e as tocava, até que uma me pegou a minha mão e fecho os olhos e falou que eu era protegida por Ogum nesse momento a guia de Ogum estava nas minhas mãos. o que segnifica esse sonho

  98. Carlos Lima says:

    Alguém sabe a tradução em Romani das palavras “Perfume” e “cheiro”?

  99. ENIO says:

    BELA INICIATIVA PARABENS

  100. ENIO LUX says:

    BELA INICIATIVA PARABENS

  101. Pedro says:

    Olá sou cigano portugues e não sei o romano todo e gostaria de saber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia