Poderá o Chrome OS imprimir?
A pergunta do título foi uma das últimas a ser feita durante a apresentação do Chrome OS no final do ano passado. Como pode um sistema operativo assente num browser conseguir imprimir?
A resposta a esta pergunta foi apresentada pela Google esta semana. Dá pelo nome de Google Cloud Print e irá permitir que qualquer aparelho ligado à Internet consiga imprimir através da cloud e sem ter de depender de qualquer driver específico.
Neste momento ainda não existe nada de concreto à excepção de um modelo, documentação e código para a implementação deste conceito. Este novo projecto da Google irá permitir que qualquer aplicação (web, desktop ou mobile) ou dispositivo, consiga imprimir em qualquer impressora em todo o mundo.
Da mesma forma que hoje partilhamos documentos no Google Docs com amigos e familiares num futuro próximo poderemos partilhar acessos às nossas impressoras com quem entendermos e o processo de impressão será extremamente facilitado pois não estaremos presos a aplicações proprietárias e a drivers de fabricantes.
Mas a Google mais uma vez inova e lança uma ideia aos fabricantes de hardware. Criem uma impressora que seja 'cloud aware', ou seja, que consiga ligar-se à cloud e que tenha software capaz de falar com os servidores Google.
O suporte das impressoras que actualmente existe será mantido através da criação de software a ser instalado nos nossos PC's e que estão ligados a essas impressoras. Desta forma conseguiremos ligar a nossa impressora à cloud e receber trabalhos de quem autorizámos. Mesmo as impressoras que estejam ligadas à rede terão de passar pelo proxy instalado no PC pois é única forma de conseguirem "falar" com os servidores da Google. Por agora está a ser desenvolvida uma versão deste proxy para Windows e é esperado num futuro próximo versões para Linux e Mac.
Apesar de apresentar um serviço seu de cloud print a Google espera que esta ideia se converta num standard e que outras alternativas ao seu serviço surjam.
Como devem calcular este conceito não será um exclusivo do Chrome OS. Poderá ser utilizado e aproveitado por qualquer equipamento com ligação à Internet. Só depende da sua impressora estar ligada. E se ela não estiver pode sempre pedir a uma amigo que partilhe consigo a sua. Interessante o que o futuro nos reserva... E mais uma vez veio da Google!
Preparados para instalar a impressora virtual da Google? E com quem vão partilhar a vossa impressora? Vamos aguardar pois em breve vão surgir notícias!
Homepage: Google Cloud Print
Este artigo tem mais de um ano
Isto está tudo muito bem, mas vai dar dores de cabeça demasiadas e vai ser um grande atraso para a cota de mercado deste OS… Talvez daqui a 10, 15 anos este tipo de conceito seja comum, mas agora? Não sei bem se é uma boa estratégia ou não…
Boas pessoal,
Alguem sabe onde posso arranjar o source code de um jogo de snake em java, sem gráficos (o output é redireccionado para a consola)?
oh vai ao google, school boy.
Tens um trabalho da escola para fazer…?
e? Nunca tiveste que fazer um?
Agora ou no futuro não interessa.. Tudo até aqui começou com um “agora” no passado, mesmo que não tivesse qualquer tipo de utilidade na altura, tem-no no presente (o agora, do presente!).
Se isto ou qualquer outro projecto, que a principio não tem utilidade no presente não for aplicado agora, no futuro também será demasiado cedo, pois como tudo, a tecnologia precisa de ser massificada para então ser melhorada.
Vejam os protótipos. São protótipos, experiências, até ao momento que saiem os 1ºs modelos para o utilizador final e passado algum tempo a tecnologia é aprimorada e a utilidade será cada vez maior.
Aproveitando o pensamento, pensem no pplware, começou practicamente do nada, com um look super básico e passados 5 anos, melhorando o blog, atendendo a certos pedidos e sempre na vanguarda nas ultimas novidades tornou-se um dos, senão o maior blog de noticias de tecnologia e não só, nacional.
A cloud computing é super útil numa empresa, este conceito, será muito importante numa empresa, em que os computadores estão todos ligados em rede e que necessitam de imprimir centenas de documentos/dia.
P.S:
Infelizmente começa a haver demasiado “off topic” nos comentários dos utilizadores.. 😐 E muitas vezes com perguntas parvas!
Enfim!
Tou a imaginar a cena:
“Tou, Armando? Épá, enfia lá aí papel na impressora meu! Aqui diz-me que não dá para imprimir porque falta papel!!”
“Ai é? Então vem cá buscar as impressões de gajas nuas que aqui tens, e traz o papel!!”
lol
[offtopic]
Tenho um Sony VAIO VPCS11X9E mas formatei-o e apaguei a partição de recuperação.
Não consigo encontrar os drivers para o Wireless funcionar.
Quem me pode ajudar?
Procura melhor, há sempre.
Obrigado… mas já consegui 😉
ta resolvido o problema de imprimir no iphone e ipad. 😀
Era fixe criar com isto um fax gratuito!
Mas quem é que usa fax??? Eu sei que muitas empresas usam, mas é parvo. O e-mail é grátis e a qualidade não tem comparação…. Devia-se era proibir o fax, isso sim, poupava-se papel e produtos tóxicos do toner/tinteiro
LOL esse teu comentário é mesmo de quem não tem noção do mundo real.
Infelizmente a realidade do mundo empresarial é que as pessoas lêem mais depressa um FAX do que um EMAIL. E acredita que eu lido com isto no meu dia-a-dia… “Viu o email que lhe enviei?!”, “Não, envie antes por FAX porque de vez em quando o servidor de SPAM bloqueia…”
A realidade é que não chegamos a ler, segundo um estudo que li algures, 70% do nosso email porque a maioria fica barrada no spam e 85% das pessoas não lêem nem ligam ao que está no SPAM. Foi provado que 100% das pessoas que recebem FAX, 100% lêem o FAX, mesmo que seja SPAM.
O email é muito bonito por ser barato, com óptima qualidade e grátis, mas a verdade é que por vezes as coisas regem-se pela velha expressão do “o que é barato sai caro”.
Cumprimentos,
Manuel Rocha
O FAX já era!
Andava à procura de algo parecido com o assunto e vim parar a este artigo.
Reparei no teu comentário e não podia deixar de concordar com aquilo que me levou a poder construir o conceito anti-spam P2T da qual sou criador.
Concordo quando dizes “Foi provado que 100% das pessoas que recebem FAX, 100% lêem o FAX, mesmo que seja SPAM.”
Isso é tão verdade, tal como para o que acontece com a publicidade em papel que nos deixam nas nossas caixas de correio. Mesmo não sendo do nosso agrado, essa informação é retida.
A partir deste comportamento, criei um conceito anti-spam diferente e não se baseia em filtros, mas no seu comportamento interno dando responsabilidade de armazenamento ao remetente na vez do que se faz atualmente, que é ao destinatário.
Para quem esteja interessado, tenho dentro de algumas presenças na web, a minha presença no facebook.
Redin.P2T
Cumprimentos