PplWare Mobile

PlantUML: plataforma gratuita para gerar diagramas UML

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Veritas says:

    A tradução em Portugal de “use case diagram” é “casos de utilização e não “.. de uso”, como erradamente escreveram no artigo. Tal como, felizmente, é ensinado nas 3 principais instituições de ensino de engenharia de Lisboa: IST, ISEL e Faculdade de Ciências.
    P.F. corrijam o texto

    • André says:

      Verificando no link da Faculdade de Ciência (https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/dep/dm/GuiaLTI.pdf) pode verificar na página 9 no fundo do lado esquerdo. (2.ano/2.semestre) a referência a modelos de caso de uso. A correção é pertinente no entanto a gíria destes termos no meio onde se inserem levam ao entendimento de “casos de uso”, pelo menos é assim que os vejo.

    • PeFerreira says:

      Deve ser um daqueles casos que varia consoante a região porque tanto quanto me lembro das aulas da FEUP foi sempre diagrama de casos de uso…

    • Albuquerque says:

      No ISEL sempre foi traduzido para: “Casos de Utilização”. E ai de quem fizesse uma tradução abrasileirada de “Use Case Diagram” à cadeira de Engenharia de Software.
      Mas não é de admirar que andem a utilizar os termos brasileiros, também tenho visto pessoas a traduzir “case study”, para ‘estudo de caso’ à brasileira, ou ‘usuário’ para “utilizador”.
      E quem já não viu nos mass media a utilização da palavra despoletar, quando querem expressar a acção, precisamente, contrária.
      Mas penso que nos deve caber a nós, não deixar abastardar a língua portuguesa.
      Ainda conservo um dicionário técnico de inglês para português da década de 90, e os termos que lá se encontram são: “Casos de Utilização” e “Caso de Estudo”.

  2. Gnu says:

    Espantoso é ter a possibilidade de dentro do Emacs, ter a possibilidade de usar plantUML, recorrendo ao org-babel, por exemplo.
    Sim, Emacs é verdadeiramente espantoso.

  3. PeFerreira says:

    Utilizei e achei interessante. No entanto acho que existem alternativas mais aliciantes como o Mermaid Diagram por exemplo (Javascript).
    Sempre este último funcionou melhor com markdown e tem uma instalação mais simples e linear

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.