Perigo Extremo de incêndio: DEFIS partilha imagem “terrível”
A DEFIS é responsável por sustentar a competitividade e a inovação da indústria europeia de defesa, assegurando a evolução de uma base industrial e tecnológica de defesa europeia.
Hoje, no Twitter, a DEFIS publicou uma imagem impressionante que mostra releva perigo extremo de incêndio em vários países.
Incêndios: Veja a imagem publicada no twitter pela DEFIS
A DG DEFIS é responsável pela execução do programa espacial da UE, que consiste no Programa Europeu de Observação da Terra (Copernicus), no Sistema Global de Navegação por Satélite (Galileo) e no Sistema Europeu Complementar Geoestacionário de Navegação (EGNOS).
Desde o início de julho de 2022, a Europa Ocidental tem enfrentado vários grandes incêndios florestais, alimentados por ondas de calor extremas e condições de seca pré-existentes. A área total queimada por causa de incêndio em França, Espanha e Portugal nos últimos 10 dias ultrapassa os 40.000 hectares.
O Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS), um dos módulos do Serviço de Gestão de Emergências Copernicus, fornece previsões diárias de perigo de incêndio com base num Índice Meteorológico de Incêndio (FWI).
Western Europe is gripped by #wildfires
The total area burned in France, Spain & Portugal in the past 10 days, exceeds 40,000 ha
⬇️The @CopernicusEMS #EFFIS forecast for today, 19 July shows 'Very Extreme Danger' of 🔥 (the highest level of risk) in 🇪🇸🇫🇷🇬🇧🇮🇹 pic.twitter.com/clOJJS7MwG
— 🇪🇺 DG DEFIS #StrongerTogether (@defis_eu) July 19, 2022
Conforme mostrado na imagem seguinte, a previsão EFFIS FWI para hoje, 19 de julho de 2022, mostra ‘Perigo Extremo’ de incêndio – o nível mais alto de risco na escala ECMWF/FWI – na Espanha, França, Itália e o Reino Unido (Portugal não está incluído).
Mais de 50 pessoas foram detidas este ano pela GNR pelo crime de incêndio florestal, mais 20 do que em igual período de 2021, revelou hoje o ministro da Administração Interna.
O ministro deu também conta que este ano estão identificados mais de 500 suspeitos por atitudes dolosas em relação à floresta, enquanto em 2021 estavam identificados cerca de 300.
Este artigo tem mais de um ano
Estive aqui a pensar, uma boa forma de acabar com os incêndios seria a UE cortar 1% dos subsídios por cada 100 hectares ardidos.
Queria ver se os estados começavam a levar a prevenção a sério ou não.
Tenho solução para este flagelo dos incêndios, que é sempre a mesma coisa todos os anos.
Se me derem carta branca, plenos poderes, todos os incendiários e todos aqueles que pagam a essa gente para pegar fogo às florestas, para depois comprarem a madeira barata, entre outros motivos, eram, após não haver quakuer dúvida da sua culpabilidade, executados por fuzilamento.
Quem quer apostar que ao fim de meia dúzia deles enviados para os infernos, os incêndios diminuiriam para quase nada?
Há sempre um ou outro de causas naturais, mas todos sabemos que maior parte tem mão humana propositada .
Antes que me digam que não funciona, na terra da minha mulher funcionou lindamente.
Acabaram os incêndios.
Mas sei lá, pode ser que as chamas na China sejam diferentes das daqui.
Nunca se sabe…
Enquanto continuarem a tratar essa gente como coitadinhos, malucos, doentes e etc, isto só piora…
É por isso que nos países com pena de morte quase não existem crimes.
Não sou a favor da pena de morte… mas as vezes ajudava… é um abuso, há um abuso e nada se faz… vejam o pinhal de Leiria… que aconteceu…zero…
Enquanto não responsabilizarmos criminalmente todos os envolvidos de forma severa… nada irá mudar…
Isso começava por responsabilizar o (des)Governo…o que não é possível…há anos que o Sócrates ri-se de nós todos e ainda foi engavetado…portanto nada feito!
Acabar com os incêndios é simples. Basta pensar em quem lucra com a situação.
Por exemplo, se a madeira queimada apenas poder ser comprada pelo estado a um preço muito abaixo do mercado, o negócio da madeira acaba. Se as horas de voo dos pilotos de aviões de incêndios não contar para “horas de voo” a nível profissional, o negócio dos aviões acaba.
E provavelmente deve haver muitos mais a lucrar com a situação…
O Ti Celito já condecorou o rapaz com a ovelha ao pescoço?