Orçamento do Estado para 2017: Há um site que explica tudo
A linguagem política e financeira nem sempre é fácil de perceber e entender. Como sabemos o Governo apresentou ontem no Parlamento o Orçamento do Estado para 2017 que, segundo o referido, é um orçamento equilibrado e justo, que cumpre o Programa do Governo e compromissos internacionais.
Para que seja mais fácil chegar “a mensagem” a todos os portugueses, o Governo criou um site com todas as informações que precisa de saber sobre o Orçamento do Estado.
Tal como o nome sugere, o Orçamento do Estado é uma previsão das receitas e despesas anuais do Estado. Ontem foi dia do Governo apresentar e entregar o Orçamento do Estado para 2017 mas, como sempre, há muita informação técnica que não é entendida por todos.
De forma a concentrar toda a informação e até simplificar a apresentação da mesma, o Governo disponibilizou um site que explica o Orçamento para o próximo ano. Existe uma área onde são apresentadas as grandes prioridades com destaque para as Famílias, Investimento, Estado Social e Conhecimento.
Dentro de cada categoria é possível ver informação destacada e também apresentada de uma forma muito simples.
É também possível ver o Orçamento por áreas, como por exemplo: Negócios Estrangeiros, Administração Interna, Finanças, Cultura, Saúde, Educação, etc. Depois é só carregar em cada uma das área e saber quais as respectivas propostas.
Se ainda não conheces as intenções/propostas do novo Orçamento do Estado então consulte o site (link em baixo) onde tem toda a informação disponível. Existem também alguns vídeos disponíveis.
A proposta do Governo prevê um crescimento económico de 1,5%, um défice de 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB), uma inflação de 1,5% e uma taxa de desemprego de 10,3%.
Este artigo tem mais de um ano
O que não responde à questão do SNC-AP: É para avançar ou para meter na gaveta?
A DGO, que supostamente as entidades prestaram contas não faz ideia do que é um plano de contas, está muito mal preparada, até o orçamento está muito mal especificado.
Isto comparado com o nível de exigência da DGAL que este ano já obrigou os municípios a criar novas contas no plano oficial e as incluir nas previsão de contas de todos os municípios.
Em que ficamos?
No site da treta em termos de Modernização Administrativa manda umas tretas do tipo Simplex e mais umas tretas mas nada de concreto.
O respeitinho é bonito e eu gosto….
Livre , livre só se for o Linux…
Esta noticia tem cheiro….as novas tecnologias no seu esplendor.
Como explicar o que é inexplicável, o orçamento claro está, no final de 2017, veremos se eu estou errado ou nao ao afirmar que o orçamento é mais do mesmo, sigamos felizes e contentes este caminho que trilha-mos faz 40 anos.
Que “trilhamos”, em português de verdade.
Para uma Reforma de velhice da Segurança Social no valor de 1.527,09€ bruto (1.356,66€ líquidos+duodécimos), o que vai acontecer ?
O Subsídio de Natal (13º mês) continuará a ser pago em duodécimos como até aqui ou será pago metade em duodécimos e o restante no final do ano (no meu caso a 10 de dezembro)?
A Sobretaxa do IRS (1%) no meu caso vai acabar em Março ?
Pertenço ao 2º escalão.
Grato desde já pelo Esclarecimento e atenção dispensada
Joaquim