PplWare Mobile

OpenStreetMap – A Wikipedia dos Mapas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Jorge says:

    Coincidências do ‘caneco’
    Acabei agora mesmo de carregar umas alterações na Praia da Areia Branca (Lourinhã).
    Em Portugal existem grupos (uns mais organizados que outros) que organizam mapping parties, como o paralelo 40 http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Paralelo_40 que focam a sua actividade em determinadas zonas.
    Existe uma mailing list talk-pt@openstreetmap.org e mesmo uma wiki http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Portugal
    Cumps

  2. roliveira says:

    Afinal tb temos outro “mapper” aqui, pensava que eu era dos poucos em portugal 😛 !

    Já agora quem quiser começar, e não souber por “onde” começar, fica aqui o link com os bugs detectados em portugal, onde podem corrigir falhas detectadas por outros utilizadores

    http://openstreetbugs.schokokeks.org/?lon=-8&lat=39.7&z=7

    Quanto ao artigo, parabéns ao pplware por divulgar o openstreetmap, é um projecto com mérito! Tem sido um grande passatempo meu!

  3. Francisco says:

    Quero sublinhar que os links dados no fim do artigo são só para o JOSM (um dos editores de OpenStreetMap) é não do projecto.
    Também há um erro na Licença sobre JOSM, nao é Freeware, JOSM é um software livre com licença GPL.

    Os links importantes do projecto são :
    – a pagina principal em http://www.openstreetmap.org é aqui que devemos se inscrever para poder contribuir
    – a documentação em http://wiki.openstreetmap.org que se deve ler e que não necessito inscrição.

    O projecto OSM está por enquanto em licença CC-by-SA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/ com passagem para ODbL (Open Database Licence) http://www.opendatacommons.org/licenses/odbl/ para uma uma melhora protecção dos dados.

  4. Pedro Mendes says:

    Obrigado pelo excelente artigo!

  5. Paulo Pereira says:

    Agora imaginem que se juntavam as informações e dados com as disponíveis no wikimapia… http://wikimapia.org

    • roliveira says:

      Paulo, o wikimapia pode até ser um esforço interessante de catalogar os principais pontos de interesse do mundo. Mas o grande problema desse serviço é que usa como imagens de satélites aéreas o google (penso que suporta o openstreetmap como background, embora ja testei mudar para essa vista e n sei porque certos sitios deixaram de me aparecer.).

      O wikimapia já esteve mais na “moda” que agora. Isto porque os responsáveis pelo projecto decidiram lançar uma vez uma nova versão sem o consentimento da comunidade, e originou que muitos utilizadores abandonassem essa plataforma. Houve inclusivé vandalismos nesse sistema de utilizadores enfurecidos (podes encontrar toda a polémica descrita na wikipedia). Posso te dizer que já encontrei alguma informação incorrecta de pontos de interesse (POI) no wikimapia.

      E nessa questão apesar de haver pormenores incompletos em estradas, nunca encontrei um POI, mal definido no openstreetmap (isto é dizer que é o restaurante xpto, mas afinal era a tasca do zé).

      Claro que era fundamental que esses projectos se unissem, dava uma base espectacular de a maior base de dados aberta de estradas mundiais (openstreetmap), com a maior base de dados aberta de pontos de Interesse (wikimapia).

      Mas o openstreetmap como projecto mais comunitário, parece-me divergir um pouco do wikimapia que me parece um projecto com mais restrições e menos a prol da comunidade. O que a meu ver inviabiliza que os dois se unam algum dia (na minha opinião claro). Mas nunca se sabe… 😉

  6. Nelson Freitas says:

    Já uso há algum tempo, e costumo dizer que se cada um de nós pessoa, inserir a sua rua ou outro POI caso a rua já esteja desenhada, o mapa ficaria o mais completo do mundo. A questão é que nem todos estão para isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.