Nova linha SNS Grávida disponível a partir de hoje
A partir de hoje, sábado, 1 de junho, vai estar disponível uma linha SNS Grávida. Esta linha permitirá encaminhar as utentes para a urgência mais próxima da sua área de residência.
Ligar sempre para o SNS 24 (808242424)...
De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, este novo canal de atendimento direto de grávidas, acessível através do mesmo número do SNS 24, pretende dar “resposta à procura de urgências de ginecologia/obstetrícia, enquanto área em que se sentem maiores dificuldades no Serviço Nacional de Saúde” (SNS).
A linha SNS Grávida está disponível a partir do dia 1 de junho para encaminhar as utentes para a urgência mais próxima da sua área de residência.
O Ministério da Saúde está a trabalhar com base num planeamento mensal da rede do SNS e a operacionalizar todas as medidas contidas no plano de emergência da saúde com impacto nos sistemas pré-hospitalar e hospitalar de urgência e as demais unidades prestadoras de cuidados de saúde
O ministério recomenda aos utentes “ligar sempre para o SNS 24” (808242424), o que permitirá saber qual é o serviço mais próximo.
Segundo refere o plano, através desta linha de atendimento, as grávidas terão acesso a profissionais qualificados e capacitados que estarão disponíveis para oferecer orientação personalizada, tranquilizando as gestantes e proporcionando-lhes confiança durante todo o processo de prestação de informação e direcionamento para unidades de saúde com capacidade efetiva de assistência.
Não deve servir de muito…
A linha SNS 24 sempre atendeu grávidas. Agora há uma linha dedicada – ótimo, só que convém não chamar novo a ligeiras alterações ao que já existia.
As medidas anunciadas da dita “revolução na saúde” têm sido assim. Também não sei como podia ser muito diferente, com os mesmo meios.
O atendimento de grávidas deve ser diferenciado e especializado, claramente não és pai e nunca tiveste de ligar para a saúde 24 porque a tua mulher grávida se sentiu mal
O Zé acredita mesmo que com a falta de recursos (como referiu o Aves e bem) esta invovação não vai ser apenas no papel!? e não é preciso ser super pai para argumentar neste assunto.
Eu digo-lhe que respiro de alívio por já não precisar com a minha esposa deste tipo de atendimento, mas… temo muito quando os meus filhos precisarem.
O serviço público tem esta tendência… para definhar.
Os políticos ainda não tiveram a coragem de nos confrontar… E a coleta ao cidadão está cada vez mais gorda… não se nota é nenhum retorno…
O que se lê no post ou noutros lados sobre a Linha SNS Grávida, e qual é a diferença:
– Continua a ligar-se para a linha Saude 24 (808 24 24 24)
– Para saber o quê? Para encaminhar as utentes para a urgência mais próxima da sua área de residência (para quem não saiba, em Lisboa há fecho rotativo das urgências, especialmente no verão). É habitual que as grávidas irem às urgências em caso pouco urgentes, o normal se uma grávida se sentir mal é o Saúde 24 a mandar às urgências.
– A menos que queiram diminuir as ida às urgências, isto já se fazia (e, para quem não saiba, telefonar para saber onde levar a grávida para realizar o parto). O que há de novo: “através desta linha de atendimento, as grávidas terão acesso a profissionais qualificados e capacitados que estarão disponíveis para oferecer orientação personalizada, tranquilizando as gestantes e proporcionando-lhes confiança durante todo o processo de prestação de informação e direcionamento para unidades de saúde com capacidade efetiva de assistência”. O pessoal do SNS 24 não era capaz disso?
Não digo que não seja uma medida útil, mas as questão de fundo são outras – a falta de ginecologistas e obstetras no SNS e o funcionamento de urgências e maternidades
Tu achas mesmo que é possivel ser especialziado em tudo?
Não tirando mérito à malta da Saude 24 mas não é plauvisel achar que todos eles vão saber tratar de todos os casos e que não é preferivel haver algum tipo de especialização para grupos especificos.
Ou tu tambem vais ao cardiologista quando tens uma dor no joelho? É médico, devia saber de tudo…
E tu achas que na Linha SNS Grávida fazem uma consulta 😉
Não – quando uma grávida se está a sentir mal mandam-na para as urgências, antes e agora.
O problema aqui é que, reconhecidamente, muitas grávidas vão para as urgências em casos pouco urgentes e, com isto, se não estão procurar filtrar os casos, para irem menos – o que é controverso.
E para quando uma linha dedicada SNS 24 Desmanche?