Net sem sufixos???
Holandeses lançam endereços de Net sem sufixos.
E se as palavrinhas .net, .org ou simplesmente .com desaparecessem da Web?
Os responsáveis da companhia holandesa UnifiedRoot acreditam que é possível e acabam de lançar um serviço que permite a inscrição de endereços na Web apenas com palavras ou nomes relativos a pessoas, objectos, actividades, empresas ou animais sem que se tenha de juntar os tradicionais sufixos relativos a cada domínio da Internet.
A UnifiedRoot disponibiliza uma infinidade de endereços e afirma ter recebido milhares de pedidos no primeiro dia de actividade.
Para lançar este novo serviço, a companhia holandesa instalou 13 servidores de gestão de domínios de Internet em quatro continentes.
Com este novo serviço, aumenta a concorrência ao sistema de gestão de endereços Web actualmente liderado pela toda-poderosa ICANN, dos EUA. Antes do lançamento da UnifiedRoot, já existiam serviços que disponibilizavam endereços com sufixos alternativos.
A reacção do ICANN a estas novas formas de registar endereços na Internet não é das mais amistosas: os responsáveis da entidade que gere a Web consideram que só piratas ou alguém que tem algo a esconder recorre aos endereços alternativos.
A realidade prova que não é bem assim: a Reuters dá como exemplo o endereço do Aeroporto de Amesterdão (Schipol), que acaba de ser registado a troco de uma jóia de cerca de 800 euros e uma anuidade de cerca de 200 euros.
Deste modo, os internautas podem escrever o endereço de Schipol, sem acrescentar o sufixo do país (.nl) ou das actividades comerciais (.com). O novo endereço pode até actuar como um domínio, que antecedido de várias temáticas (exemplo: parking.schipol ou flights.schipol).
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano