Não tem telemóvel? Não pode efectuar registo na plataforma IVAucher
Muito se tem falado no programa do governo, o IVAucher. Este é um sistema de incentivos do Governo Português, que permite aos consumidores acumular o valor do IVA pago nos setores do alojamento, cultura e restauração.
O registo na plataforma IVAucher exclui quem não tem telemóvel.
667 mil contribuintes registados na plataforma SaltPay para o IVAucher
Quem já fez o registo na plataforma IVAucher percebeu que é necessário um telemóvel para que possa finalizar o registo. De relembrar que a validação por esse meio é uma exigência da empresa SaltPay, empresa gestora, que também não assegura que a solução dos atrasos nos reembolsos - nalguns casos, desde 1 de outubro - inclui recuperar esses valores de há duas semanas, revela o JN.
Segundo revela o jornal, o Ministério das Finanças remete para a SaltPay a responsabilidade da discriminação no acesso ao programa. A empresa respondeu, ao JN, que "a necessidade do telemóvel tem a ver com questões de segurança" e que a validação da adesão tem de ser feita através da "receção de um código único (OTP - One Time Password) como é feito, por exemplo, pelos bancos".
A utilização do IVAucher tem outros requisitos técnicos, como a posse de um cartão bancário. Porém, as contas de serviços mínimos bancários asseguram que qualquer cidadão pode ter um cartão. O mesmo não acontece com os telemóveis, cujo serviço não é universal ou a preço mínimo refere o jornal.
A operacionalização do programa IVAucher é da responsabilidade da SaltPay, uma fintech que adquiriu a portuguesa Pagaqui.
Segundo os números, 667 mil contribuintes registados na plataforma SaltPay para o IVAucher. Já terão recebido mais de 5,5 milhões de euros através de 18 entidades bancárias. 27 mil terminais de pagamento de mais de sete mil comerciantes, aderentes ao programa. Nem todos estão a comunicar com os bancos desde o dia 1.
Este artigo tem mais de um ano
a questão não é não ter telemovel. Mas não ter um smartphone, que é diferente.
E o governo começa a ter estes ticks / manias de que toda gente tem de ter telemóveis de 100€ para cima.
não é smartphone, é telemovel, ou melhor numero de telemovel.
A questão é não ter telemóvel, nada mais.
Se leu o artigo percebe que basta ter um telemóvel que receba SMSs.
Talvez o Jedi esteja a falar do problema mais geral. Há, de facto, muitas aplicações do Estado cuja necessidade de smartphone ficou indispensável .
Infelizmente é realidade há muito tempo, só a maioria ainda não se apercebeu.
Existe uma monopolização e dependência total dos SOs Mobile da Apple e Google. Falamos desde as tarefas mais simples às mais complexas. Podem até achar exagero, mas facilmente conseguem chegar a n casos de utilização onde há uma dependência total de Android ou iOS.
Há situações onde nem um PC com Windows permite desenrascar (configurar e controlar um Roomba, ler um código de erro numa máquina de lavar roupa, etc).
Vivemos um duopólio que foi criado por Developers e jogadas sujas dos Players actuais na cara de todos sem quaisquer protestos.
Infelizmente a realidade passa pela iliteracia generalizada da população que sabe ler mas não sabe interpretar textos simples..
WTH?!?
Pensei que ja tinha lido de tudo, mas esta é nova. Estas de parabéns João :O
Só uma questão pertinente, o que é que isso tem a ver com o artigo?
Concordo que o PC devia sempre ser suficiente, mas não exageremos, os developers não têm culpa, eles têm os seus requisitos e trabalhos que têm de ser feitos.
isto deve ser dirigido para a Sãozinha da aldeia que só tem telefone fixo e não sabe sequer o que é o ivoucher! todos os outros minimamente versados e instruídos têm telemóvel!
Mas em bom rigor talvez nem a Sãozinha tenha sensibilidade para aderir a um programa destes.
Boa tarde,
Há alguma lista oficial de restaurantes aderentes?
Caro Ricardo: essa é a pergunta fulcral !!!!.. é que NEM SEQUER HÁ, HOJE, DECORRIDOS 20 DIAS DO INÍCIO DE OUTUBRO, UMA LISTA ATUALIZADA DOS ADERENTES !!!
Incompetência total e sem qualquer responsabilização…..
(nesta data, a mais atualizada – QUE DEVERIA SER DA AT !!!!! – é a de um site LIFECOOLER….. e está em permanente atualização, através das trocas de informações pessoais !!!!
Boas
Restaurantes que tiverem colados no vidro a A4 do IVAucher 🙂
Limota… sem qquer ofensa, como é que alguém poderá saber quantos existem em Lisboa, que “tenham colados na montra o símbolo do IVAUCHER”…. ???
A incompetência é tanta, mas tanta,,, da AT que só há uma explicação: a AT não está interessada em devolver os 48 milhões da iniciativa….
Compreendo,
Normalmente quando opto por comer fora faço a minha escolha antes sair de casa e até reservo mesa. Não vou porta a porta verificar disponibilidade nem ivaucher.
Se em Braga alguns bons restaurantes que liguei não sabiam o que era o ivaucher imagino nas periferias. A adesão deveria ser automática por parte dos estabelecimentos.
Já fiz esse pedido aqui ao Pplware. Para já, o que se consegue arranjar é isto : https://lifecooler.com/dossiers/comer/restaurantes-aderentes-ao-ivaucher/1291
Ahah… fui verificar nesse site e na Madeira apenas existe um bar/café que usualmente não serve refeições (mas tem) e um bar de tapas. Na ilha toda!! PQP
Bem visto, talvez por aí nunca tenha recebido nada…
Ivaucher xuxa? Não obrigado.
Esse comentário quer mesmo dizer o quê ? Fundamentalismo partidário ou ignorância patológica ?
Ambas…
Eis o porquê a Sãozinha é esperta:
“No entanto, o saldo do IVA que for usado para obter descontos em alojamento, restauração e cultura, deixa de poder ser deduzido à coleta de IRS, aquando do acerto de imposto no ano seguinte.
Ainda assim, o valor não usado no IVAucher será automaticamente canalizado para efeitos das deduções à coleta em sede de IRS.”
Assim é, de facto,….mas:
1. O destino deste montante, creio que cerca de 48 milhões, era incentivar o consumo / recuperação nos setores mais afetados pela pandemia (restaurantes, hotelaria e cultura), não ser, “a título de compensação”, o saldo não utilizado, automaticamente constituído como dedução à coleta.
2. Donde, era obrigação da AT ter tudo preparado no dia 1 de Outubro para começar a funcionar ; não o fez, nem divulga a lista completa das Entidades que aderiram…. no mínimo, a usual incompetência
Ou seja, querias recuperar o IVA por meio deste programa e não estando contente ainda o querias deduzir à coleta mesmo depois de já o teres recebido. É preciso ter lata !!!!!
Olha que chatice…
O tribunal constitucional não se pronuncia?
Agora ter telemóvel é condição para se ser tratado de forma igual aos outros e ter acesso a uma medida de apoio?
Está tudo perdido.
Já fui a restaurantes, paguei com cartão santander, meti factura e nada…
Pagaste com o mesmo cartão que associaste ao Ivaucher ?
Já não tem isso, foi retirado, agora é automático. Se fores ao IVoucher já não encontras os cartões
É automático como ? De alguma forma tem de haver ligação à conta bancária, senão, como fazem o reembolso ?