Microsoft apresenta o Office Web Viewer
A partilha de ficheiros na Internet permite que consigamos ter disponível, para qualquer pessoa, um documento que pretendemos que seja público.
Muitas vezes somos obrigados a converter esses documentos para formatos mais universais, para que possam ser visualizados por todos e que não obriguem os utilizadores a ter software adicional instalado.
Com vista a facilitar este processo de visualização de documentos, a Microsoft disponibilizou agora um novo serviço, o Office Web Viewer.
Este serviço, permite que visualizem documentos produzidos na suite de produtividade Office, sem que a tenham de ter instalada. O Office Web Viewer pode ser uma excelente alternativa, para todos os que pretendam disponibilizar um link para um ficheiro público.
O Office Web Viewer consegue preservar a formatação dos documentos, permite a filtragem e ordenação dos dados no Excel e apresentar as animações do PowerPoint.
Depois de gerarem o link, que o Office Web Viewer disponibiliza, só têm de o colocar online e estará pronto para todos usarem.
Os formatos suportados pelo Office Web Viewer são os do Office e para cada uma das aplicações são os seguintes:
- Word: docx, docm, dotm, dotx
- Excel: xlsx, xlsb, xls, xlsm
- PowerPoint: pptx, ppsx, ppt, pps, pptm, potm, ppam, potx, ppsm
Para gerarem um link devem aceder ao site do Office Web Viewer e preencher o campo do link do documento que pretendem partilhar.
Lembrem-se que esse documento deve estar disponível online, que não deve ter bloqueio por password e estar num dos formatos suportados.
Existe ainda uma limitação de 10 MB no tamanho dos ficheiros para o Word e PowerPoint e de 5MB para os ficheiros Excel.
A apresentação dos documentos é feita numa janela do browser e toda a formatação, e demais conteúdos disponibilizados no documento original, estão preservados.
Uma vez que o Office Web Viewer é apenas um visualizador de documentos não permite a edição dos mesmos.
Algumas funcionalidades adicionais foram disponibilizadas no Office Web Viewer para ajudar os utilizadores. A pesquisa está disponível e permite que encontrem informação dentro dos mesmos.
É sempre possível descarregar o documento original e assim poderem guardá-lo no vosso equipamento.
Uma funcionalidade adicional que pode ser usada é o zoom no documento, o que permite que o aumentem ou diminuam para maior conforto na leitura.
Se quiserem testar já o Office Web Viewer podem fazê-lo através do link deste documento que partilhámos com os nossos leitores para teste.
O Office Web Viewer é suportado pela maioria dos browsers recentes, quer seja em computadores ou dispositivos móveis. Está garantida a compatibilidade com o Internet Explorer 7 ou superior, Safari 4 ou posterior, Firefox 3.5 ou posterior e o Chrome. O suporte para dispositivos móveis incluém o Safari 4 no iPhone 3G e 3GS e o Internet Explorer no Windows Phone 7.
O Office Web Viewer não é uma funcionalidade nova na Internet. A Google já a disponibiliza há algum tempo e com um muito maior número de formatos suportados.
A chegada a Microsoft a esta área vem dar continudade ao trabalho que está a ser feito no Office 365 e nas suas versões do Office assente na Internte.
Homepage: Office Web Viewer
Este artigo tem mais de um ano
Boas Pedro,
Parabéns por esta publicação!
Querias apenas alertar para a seguinte gralha:
“(…)e de 5GB para os ficheiros Excel.”
sorry, we ran into a problem…
Sou só eu?
O “Office Web Viewer é apenas um visualizador de documentos, não permite a edição dos mesmos”…
… mas (penso que) bastará proceder ao respectivo download para se guardar e/ou editar.
tirando os filtros do excel não basta um pdf que os browser abrem sem problemas?
Vamos esperar que novas funcionalidades sejam adicionadas.
Para ver os ficheiros em condições basta colocá-los em pdf, sem complicações. No meu Office (LibreOffice), basta carregar no botão exportar para pdf. Se eu quiser incluir o ficheiro original no pdf, também dá. Querem melhor?
será que ninguém conhece o docs.com ou a função de editar docs em skydrive? é a mesma coisa.
para quem n tem o word, isto é muito util
A edição de documentos com o skydrive é muito limitada. É preferível usar o LibreOffice. Só não tem quem não quer. Caso não o possa instalar no pc pode sempre usar a versão portátil.