Mais de metade da população mundial estará ligada à Internet até o fim do ano
A Internet é hoje um dado adquirido para a maioria das pessoas, sendo simples e rápido o seu acesso na maioria dos casos. Mas, se isto é uma verdade na maioria das regiões do planeta, ainda existe muita gente que não o consegue.
Um estudo da ONU vem agora revelar que, até ao final do ano, mais da metade da população mundial estará ligada à Internet, continuando a onda de crescimento.
A informação agora partilhada vem da ITU, a agência das Organizações das Nações Unidas focada nas tecnologias da informação e comunicações, e dá conta de que até ao final de 2018 cerca de 3,9 mil milhões de pessoas vão estar ligadas à Internet.
Este número, apesar de muito elevado, representa apenas 51% da população mundial, revelando assim que o acesso à Internet está a crescer, mesmo sendo ainda só metade do que poderá ser.
Os 51% que agora são apresentados são um crescimento face aos valores que este estudo tinha apresentado antes. No ano passado, o mesmo estudo desta agência estimou que cerca de 48% da população mundial estava já ligada à Internet.
Segundo o relatório, o acesso à Internet tem aumentando de forma gradativa e constante em todo o mundo desde 2001. Nos países desenvolvidos, houve um aumento de 51,3% de cidadãos com acesso à Internet em 2005 para 80,9% em 2018. Já nos países em desenvolvimento, a inclusão digital passou de 7,7% para 45,3% nesse mesmo período.
A adesão à Internet móvel, especialmente nas áreas do Pacífico e da África subsaariana, teve excelente crescimento. De acordo com o relatório da ITU, atualmente há mais planos móveis do que pessoas no mundo. Além disso, o estudo relata que 96% dos locais povoados do mundo possuem redes móveis e 90% contam com velocidades 3G ou superiores.
Estes dados mostram também a diferença que existe entre as áreas desenvolvidas e as excluídas do nosso planeta, revelando que o (essencial) acesso à Internet não está democratizado, mesmo estando a crescer de ano para ano.
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja, até ao fim do ano 1/4 da população será constituído por florzinhas de cheiro que gostam de reclamar por tudo e por nada. Bom saber que estamos a caminhar no sentido certo.
Apoiado a 100%.Muito bem o que disse.
Mais da metade da população mundial ligada a Internet. Pena é haver nessa maioria gente que nao tem noção de como usar a Internet, expondo-se de qualquer forma. Sem ter a noção de segurança ou privacidade. Alias, Internet é ter whatsapp , facebook, youtube e google.
“Aliás,Internet é ter whatsapp , facebook, youtube e google.” Nem me diga nada !! Este fim-de-semana fui a um bar não havia rede Wi-Fi e,mesmo assim,estava tudo pregado com os olhos no raio dos smartphones a gastar os dados móveis todos !! Eu até fiquei tolo !! Tudo no Facebook,tipo a verem-se ao espelho !! Que gerações perdidas e acéfalas !! Eu nem comento… 🙁
Impressionante: 50% da população terá internet mas mais de 14% da população mundial não tem acesso (ou acesso muito limitado) a alimentos. E muitos desses que terão internet estarão mais preocupados com a velocidade do que com outros problemas muito mais importantes.
É bem verdade !
Eu vejo vídeos de africa, medio oriente, Siria por exemplo
Aquela gente a xafurdar no lodo, na mais abjeta imundice… a defecar no meio da rua… mas todos com um SMARTPHONE em frente ao focinho… e aparentemente ligado à net