membees, o seu assistente de compras online
Numa altura em que as compras online proliferam e que fazem já parte integrante do método de compras de muitos consumidores é importante ter o auxílio de ferramentas que os ajudem a organizar um tipo de compras que normalmente envolve muita pesquisa.
É essa ferramenta que hoje lhe damos a conhecer, falamos-lhe do membees.
A pensar nos consumidores online, que visitam vários sites antes da aquisição de um produto, que por vezes andam semanas ou até meses à procura da melhor oportunidade de compra, a empresa SigmaBees, criada por dois portugueses e um holandês, desenvolveu o membees, uma extensão para Chrome.
"Quando compramos coisas online, terminamos sempre por visitar vários websites (no decorrer de vários dias/semanas/meses)… hoje em dia esse processo é normalmente cheio de confusões e inconsistências (exemplo: onde guardamos as ofertas interessantes que vemos, como compará-las, como sabemos o que é que já vimos e o que queremos fazer, etc.)" referiu Eduardo Silva, CEO da SigmaBees.
E é desta ideia que surge o membees, um "assistente" que permite organizar e gerir quaisquer actividades de shopping, em qualquer domínio de shopping ou em qualquer website.
De uma forma simples, o utilizador desta extensão poderá:
- Organizar actividades de shopping em shopping sessions (e.g.: “preparar viagem a Paris”, “comprar prendas de natal”, “comprar ipad”, etc.);
- Dentro das shopping sessions é possível criar tasks (tarefas) que especificam o que é necessário fazer numa shopping session (ex: ao planear uma viagem, temos que “comprar voo”, “reservar hotel”, etc.; aquando das compras de Natal, podemos criar uma task para cada uma das prendas que pretendemos comprar);
- No âmbito da task existe uma watchlist, onde é possível guardar “ofertas interessantes” que se vão encontrando. O objectivo é guardar estas ofertas de forma a que o utilizador possa eventualmente compará-las e decidir qual comprar;
- Um dos grandes problemas de online shopping é saber “onde é que posso encontrar os melhores negócios” (devido à quantidade de lugares/websites que existem), o membees inclui um sistema de recomendações que apresenta as opções mais populares aos utilizadores.
Infelizmente este serviço ainda só está disponível em inglês e como extensão para o Google Chrome, mas poderá vir a ficar disponível brevemente para mais plataformas.
Este artigo tem mais de um ano
Uma boa notícia, principalmente quando estão portugueses envolvidos. Parabéns pela iniciativa.
Olá Rui Costa,
Sou o Eduardo, um dos criadores do membees.
Obrigado pelas palavras! Estamos de momento a lançar o produto (ainda em versão beta), se tiverem algum comentário ou sugestão, ficamos agradecidos.
Cumprimentos.
“Infelizmente este serviço ainda só está disponível em inglês…” – Esta é uma das coisas que eu acho parvas por parte de muitas empresas/serviços/produtos (principalmente online) portugueses.
Se o serviço é criado por portugueses (e um holandês), porque raio o serviço só esta em Inglês? Nada contra em estar em Inglês, mas devia estar também em Português!
Acho parvo, uma empresa portuguesa, ter o seu serviço apenas em outro idioma que não o seu.
Depois querem que existam mais manuais e serviços em português. Se as empresas internacionais, vêem que as próprias empresas portuguesas fazem produtos apenas em Inglês, porque é que elas tinham de fazer em PT!?…
É triste este facto. Fica-se sem vontade de utilizar esse tipo de serviços/produtos, como é esta caso.
Olá JJ,
Sou o Eduardo, um dos criadores do membees.
Deixa-me dar-te um pouco de contexto: o produto tem por objectivo suportar pessoas de “qualquer” lugar do mundo a fazer compras online. Com esse objetivo e com os recursos limitados de uma empresa nova, temos de tomar algumas decisões, tais como esta de começar por suportar inglês e depois ir adicionando novos idiomas (Português será com certeza um dos primeiros).
É sempre complicado encontrar o balanço perfeito… mas segundo a nossa analise e o nosso objetivo este pareceu-nos ser o caminho mais adequado.
Cumprimentos!
Enquanto não tiver em PT , para mim não serve.
Abc
Olá Rui,
Iremos abordar isso em breve. Quando tivermos novidades comunicaremos.
Cumprimentos!
Eu compreendo isso e até posso “aceitar” a aplicação estar só num idioma, por ser algo mais complexo.
Mas seu eu entrar no site da aplicação, está tudo em Inglês. Ter um site com mais do que um idioma hoje em dia não é muito complicado nem muito demorado.
Até podiam ter aplicação apenas em Inglês, e até solicitar o apoio da comunidade para a tradução, como muitas outras empresas fazem.
Mas acho que pelo o menos o site devia estar em Português!
Olá JJ,
Tens razão, é algo que vamos adicionar com alguma urgência (suporte para várias línguas, primeiro no site e depois na extensão).
Obrigado pelo feedback.
Cumprimentos.
Não vejo razão para estar em Português. Inglês é universal e toda a gente percebe, não faz sentido estar a limitar, independentemente de onde são os desenvolvedores. Deixem-se de patriotismos.
Para mim triste é ver comentários como este, que criticam um produto por não estar na língua que querem.
A minha resposta era ao JJ.
1. Eu não critiquei o produto! Até generalizei o ponto a todas as empresas/serviços/produtos.
2. Se toda a gente percebe, porque é que as empresas apresentam os serviços em vários idiomas?
3. Referi que não vejo mal em estar em Inglês, a questão é que devia estar também no idioma dos criadores. Num comentário seguinte, referi até que pelo o menos o site devia ter alguma informação em PT.
4. Não é uma questão de patriotismos, é uma questão de lógica. Em outros países da Europa, as empresas desses países tem sempre o cuidado de apresentar as informações dos seus produtos no seu idioma apesar de estarem direccionados para um mercado internacional.
Isto é o mesmo que um representante de Portugal, ira a conferencias da UE, NATO, ONU e falar em inglês. Por sua vez, vemos os franceses falar francês, os alemães falar alemão, os chineses falar mandarim e até os brasileiros falam português… mas os portugueses tem de falar inglês. Porque? Por que “Inglês é universal e toda a gente percebe, não faz sentido estar a limitar…”
5. Não é uma questão de limitação é lógica. Se é uma empresa portuguesa (esta ou outra), deve ter alguma informação em português e os seus produtos devem ser mais acessíveis aos portugueses do que aos estrangeiros. Isto é o que acontece com outras empresas internacionais de outros países.
Um produto de uma empresa dos EUA é mais barato nos EUA do que fora dos EUA. Um produto de uma empresa Alemã é mais barato na Alemanha do que nos outros países, etc.
Mas em Portugal, o produto português custa o mesmo que em qualquer outro país onde é comercializado.
É por esta e por outras, que existe muito boa empresa portuguesa, com bons produtos que a maioria dos portugueses desconhecem essas empresas/produtos e alguns até compram produtos dessas empresas e pensam que o produto não é português.
Isso é triste, porque em vez de estimularmos a utilização dos produtos portugueses, que deviam ser mais baratos em Portugal fase a produtos semelhantes de empresas estrangeiras, somos capazes de nem saber se o produto que estamos a comprar se calhar é português.
JJ,
Eu quero reforçar que iremos ter suporte para lingua Portuguesa em breve. No website será bastante em breve, e na extensão será num futuro próximo.
A nossa empresa é ainda pequena mas temos gente de vários países… Eu concordo plenamente que os produtos devem de ter suporte para várias línguas, e não temos de falar todos Inglês.
No entanto, pelas razões apresentadas num comentário anterior, pareceu-nos que que a melhor estratégia seria começar com o suporte em Inglês. Uma vez mais, nós queremos que o produto seja útil para Portugueses, Holandeses, Ingleses e gente de outros idiomas… dado que é um produto que pode ser usado á escala global.
Com o tempo iremos adicionando suporte para novos idiomas. Obrigado por discutirem este ponto bastante relevante!
Cumprimentos!
Eduardo,
Eu já compreendi a situação. Este ultimo comentário foi em resposta ao @Miguel.
Obrigado.
Boa iniciativa! Com tempo pode ser que passe a ser um serviço ainda melhor que o KuantoKusta, por exemplo, permitindo fazer pesquisas nestes sites e guardando o melhor para o fim.
@Pplware: eu sei que vocês fazem vários passatempos com a KuantoKusta; não quis dizer mal.
@Criadores da Extensão: Podiam aproveitar e juntar o pinterest ao kuantokusta e melhoram as coisas … de certa forma (foi só uma ideia).
Olá Pedro,
Obrigado pelas palavras.
O membees e o KuantoKusta podem ser complementares. O membees é usado para gerir compras e encontrar as melhores ofertas (em qualquer website). No caso de o KuantoKusta ser uma opção, este poderá ser sugerido pelo membees aos seus utilizadores. Estas sugestões são criadas baseado nos serviços mais populares da comunidade membees.
Quanto á tua sugestão, é sem duvida algo fundamental no nosso serviço. Estamos a trabalhar bastante nisso. A ideia é que compramos coisas em muitos lugares, e muitas vezes descobrimos “ofertas” muito boas (que outras pessoas não sabem que existem). O membees quer permitir que as pessoas “partilhem” e “beneficiem” dessas ofertas encontradas em qualquer lugar por outros membros da “comunidade”. Teremos novidades nessa frente em breve.
Para novas sugestões (ou comunicar problemas), podem também usar o nosso sistema de “feedback”: https://membees.uservoice.com/
Cumprimentos.
Alguma previsão para Firefox?
Olá César,
Com certeza. Na verdade nós já estamos a trabalhar na versão do Firefox. Será a próxima plataforma a ser suportada, esperamos ter novidades nos próximos meses. Para além dos “Browsers”, iremos também desenvolver mobile Apps para oferecer o mesmo suporte em dispositivos móveis.
Cumprimentos!
Quando fizerem as apps moveis, não se esqueçam de uma app para o WP e Win8. Obrigado.
Ola JJ,
Com certeza! Uma vez mais temos uma estratégia para desenvolver as apps moveis, como função do que está a ser mais requisitado… no entanto a ideia é o mais rápido possível ter suporte para todos os browsers e dispositivos moveis.
Na verdade nós temos uma sistema de “feedback” onde os nossos utilizadores podem pedir funcionalidades, e votar em funcionalidades (https://membees.uservoice.com). Esse sistema é bastante interessante para nós entendermos o que os nossos utilizadores querem do produto.
Cumprimentos!
Olá
comecem com o pé direito rapazes. SEGURANÇA !!!
Comprem um certificado de segurança e alterem o vosso site para HTTPS.
Eu e muitos leitores do PPLWARE nem sequer vão efetuar registo no vosso site enquanto não mudarem.
Depois sim tratem da tradução para o português.
Cumprimentos!
Mas é solicitada alguma informações alem de username e password?
(Não testei app/site.)
Julgo que se a informação não for alem dessa, e do simples registo de links, não é assim tão urgente o certificado. Não deixa de ser importante.
Alem disso, se fosse por essa ordem de ideias, nem sequer tinha feito esse comentário, tendo em conta que o pplware não usa HTTPS, usa o wordpress e é obrigatório indicar o email para comentar…
Normalmente os certificados são importantes em sites onde envolve pagamentos ou informações confidenciais, agora um simples registo de email/password, não é assim tão grave não usar certificado. Qualquer das formas, eles terem um certificado de segurança é importante, não é algo barato, mas pode ser bom.
Olá Mega,
Obrigado pelo comentário. Tens toda razão, iremos colocar isso em breve o site com suporte HTTPS. De momento ainda não colocamos pois não temos muitas funcionalidades lá… no entanto isso vai mudar em breve. Toda a informação de “registo” é feita por HTTPS (podes ver na consola do teu browser)… nunca enviamos nenhuma informação, quer pessoal quer referente ás compras sem ser sobre “canal seguro” (HTTPS). Para enviar as informações sobre HTTPS, já criamos o tal “certificado”, de modo a “validar” todas essas comunicações.
Cumprimentos!
Olá amigo Eduardo.
É bom saber que estás na linha da frente de daquilo que considero um grande projeto e com uma ulitidade cada vez maior nos tempos que correm e seguramente ainda mais no futuro. Já, por varias vezes, necessitei de recorrer ao KuntoKusta e outros similares e parece-me que este projeto irá mais além do que estes oferecem. Assim aguardo com grande curiosidade e expectativa a introdução da Língua Portuguesa no mesmo para o poder explorar com maior facilidade.
Deixo o meu reconhecimento e um abraço, desejando que seja um grande sucesso.
Manuel Oliveira
Olá Manel,
Obrigado! Ainda bem que achaste o membees interessante! Uma vez mais, acho que o nosso produto é bastante complementar ao KuantoKusta e outros produtos semelhantes. O nosso objectivo é também permitir ás pessoas encontrar as melhores ofertas e partilhar todo esse conhecimento… a diferença é que assumimos (e a meu ver é a realidade) que as pessoas fazem estes processos por algum tempo (dias, semanas ou mesmo meses), e visitam muitos websites.
Vamos trabalhar na versões de Portuguesa! Espera noticias para um futuro próximo.
Mando-te um forte abraço, e até breve!