Um bom acesso à Internet é uma das condições essenciais para conseguir usar os serviços de streaming, tanto de música como de vídeos. O Netflix é um exemplo desses serviços e da sua dependência.
Por essa razão apresenta periodicamente os ranking dos operadores em cada país. Os dados referentes ao último mês estão já disponíveis e, em Portugal, a NOWO continua a dominar.
O cenário que a Netflix traça para o nosso país tem estado a alterar-se. Nos últimos meses as velocidades médias têm decrescido, em todos os operadores.
Esta tabela continua a ser controlada pela NOWO, com 3,31 Mbps de velocidade média de acesso. A segunda posição nesta tabela nacional é ocupada pela Nos, que consegue uma velocidade média de 3,21 Mbps.
As duas seguintes posições, e a fechar a lista, temos a MEO e a Vodafone, com velocidades médias de 3,19 Mbps e 3,15 Mbps.
A NOWO é das 4 operadoras presentes a única que ainda baseia a sua oferta exclusivamente no cabo, tendo as restantes tecnologias alternativas assentes em fibra e ADSL.
Comparativamente ao período passado, as quedas existem e em todos os operadores. A NOWO tinha 3,36 Mbps, a Nos com 3,28 Mbps, a MEO com 3,26 Mbps e a Vodafone com 3,23 Mbps.
Não sendo uma quebra significativa, ela acompanha muitas outras que frequentemente acontecem.
O último ano tem assistido a oscilações grandes, tendo existido também várias mudanças nas classificações dos operadores e na tabela.
Se a NOWO se tem conseguido manter nos 2 primeiros lugares, com um crescimento significativo nos últimos meses, a MEO teve uma quebra grande, passando do topo para a terceira posição.
Como define o Netflix estas velocidades?
O índice de velocidade de ligação Netflix fornece a média de bits de conteúdo do Netflix transferidos no horário nobre para assinantes do Netflix durante um mês específico.
No horário nobre, calculam a média de bits de conteúdo do Netflix em megabits por segundo (Mbps) transmitidos por assinantes do Netflix, segundo o fornecedor de Internet.
Medem a velocidade em todos os aparelhos compatíveis com conteúdo Netflix, excepto nos poucos equipamentos cuja taxa de transferência não pode ser medida com exatidão e streams via redes móveis.
A velocidade indicada no índice de velocidade de conexão Netflix não é uma medição do desempenho máximo nem da capacidade máxima de um provedor de Internet.
Comparativamente ao resto da Europa, Portugal está na cauda da tabela, com as mesmas velocidades médias que França, conforme pode ser visto nesta página.