Matrix 1.0: O protocolo de comunicações que vai revolucionar a internet
É verdade que o protocolo IP é hoje amplamente usado no mundo da internet. Como standard, é este protocolo que tem garantido o sucesso de muitos serviços, mas há muitos outros protocolos que complementam este (especialmente ao nível da segurança).
O protocolo que apresentamos hoje chama-se Matrix e recebeu recentemente a primeira versão estável.
O protocolo Matrix encontra-se atualmente na versão (estável) 1.0 e é caracterizado por ser um protocolo livre e que garante a privacidade das comunicações. Este é um protocolo direcionado para aplicações de conversação, VoIP e videoconferências em infraestruturas descentralizadas. O desenvolvimento deste protocolo começou há 5 anos e desde então que as novidades têm sido muitas as novidades especialmente ao nível da privacidade.
Com a versão 1.0 chega também a Fundação Matrix.org, uma organização sem fins lucrativos e com o objetivo de ajudar a crescer este protocolo.
Características do protocolo livre Matrix
O protocolo Matrix tem como base software livre e com algumas semelhanças ao já popular Signal, que cifra as comunicações ponto a ponto, mas melhorado.
O grupo de trabalho tem desenvolvido este protocolo com foco na compatibilidade para que possa ser integrado em aplicações como o Telegram, WhatsApp, IRC, entre outros. Um dos serviços que já faz uso deste protocolo é o Riot.im.
Tendo em conta as propriedades, este é sem dúvida um protocolo que promete vingar no segmento as aplicações e serviços de comunicações. O Pplware irá continuar a acompanhar os desenvolvimentos deste interessante protocolo aberto e flexível.
Este artigo tem mais de um ano
Está tudo a compor-se. Estamos num verdadeiro Matrix!
Quanto à privacidade, tenho dúvidas.
Bem me parecia que os filmes Matrix continham uma história visionária… Não tarda nada estamos a ver vizinho Neo a fugir às balas…
Usei o Riot e outros dois apps com duas ou 3 pessoas. Funcionou tudo 100%. Façam mais matérias sobre esse Matrix. Ainda há muito o que ser divulgado. Até o Telegram ficou “por baixo” eu penso.
Muito interessante. Algo futurístico.
Olhem,tem wue fazer um novk post sobre o matrix ,fediverse etc