Manuais Digitais: o que vai mudar em 2025/2026?
Em Portugal os manuais Digitais vão ter novas regras. Saiba o que vai mudar já no próximo ano letivo.
A transição para manuais digitais em Portugal tem sido progressiva nos últimos anos, mas o ano letivo de 2025/2026 irá ter algumas novidades que poderão "abrandar" todo o processo de digitalização.
O que muda nos Manuais Digitais?
- O 1.º ciclo deixa de os utilizar.
- Nos restantes ciclos, só podem ser usados com fundamentação pedagógica, formação de professores e alunos e envolvimento das famílias.
Alexandre Homem Cristo, secretário de Estado Adjunto e da Educação, referiu que esta proibição dos manuais do 1.º ciclo acontece porque os alunos estão numa “fase crítica do desenvolvimento da leitura e da escrita”. Nos anos seguintes o uso de manuais “será condicionado”.

























Steve jobs, inventor do ipad, em 2010 pôs os seus filhos numa escola sem tecnologia, muitos CEO’s do Vale do Sílico fazem o mesmo. Porque será? O que eles sabem?
Pelo que eu vejo pelos manuais do meu filho, o problema de não haver melhorias generalizadas no desempenho dos alunos não passa por serem digitais, mas sim pela ma qualidade dos manuais escolhidos. Trazem exercícios, mas fracas explicações de como os resolver, trazem erros nas soluções, assuntos/matérias explicadas de um modo ambíguo ou noutras vezes explicados de uma forma que não fazem sentido, enfim, trazem erros que não deveriam acontecer em qualquer livro, e muito menos em manuais onde é suposto os miúdos recorrerem para aprenderem matéria quando não entendem a 100% nas aulas ou quando vão estudar para testes e/ou exames. Deveriam se preocupar mais em escolher melhores manuais e com as revisões aplicadas neles do que com a existência de mais uma forma de terem acesso a material de estudo, que é no final de contas o propósito dos manuais digitais (e nunca serão demais os acessos a diversas e variadas formas de estudo)