Mais uma grande funcionalidade no Gmail
Não nos cansamos de apregoar as imensas qualidades que o Gmail tem. Este é, provavelmente, um dos melhores serviços de email que actualmente existe na Internet. É também, a par com o serviço fornecido pela Hotmail, um dos que mais utilizadores tem. Cientes da importância e dimensão que este serviço já tem, a Google não pára de o melhorar e de lhe introduzir novas funcionalidades que tentam facilitar a sua utilização.
Apresentámos recentemente algumas dessas novidades. Primeiro foi a possibilidade de os anexos das mensagens de correio electrónico passarem a poder ser arrastados para dentro das mensagens, evitando o processo de upload. Depois foi a capacidade de arrastar imagens directamente para dentro das mensagens, evitando também o processo de upload e permitindo construir mensagens mais atractivas. Pois hoje é a vez de apresentar uma capacidade oposta. A possibilidade de arrastarmos os anexos que recebemos nos email directamente das mensagens para o nosso ambiente de trabalho.
Esta nova funcionalidade apenas está para já disponível para quem acede ao Gmail com o browser da Google, o Chrome, mas prevê-se que, tal como as restantes funcionalidades apresentadas passe em breve a estarem disponíveis para o Firefox e para o Safari.
Mais uma vez a Google faz uso das potencialidades do HTML5 para fornecer aos utilizadores dos seus serviços funcionalidades avançadas. Com o amadurecer desta linguagem e com a capacitação dos browsers para a interpretarem muitas funcionalidades até agora apenas imaginadas começam a tomar forma.
Esta novidade está já disponível na maioria dos utilizadores e não requer qualquer configuração por parte destes. Requer apenas, tal como indicado antes, que acedam ao Gmail com o Chrome.
Para terem acesso a esta funcionalidade basta que acedam a uma mensagem que contenha um anexo. Agora, para além das hipóteses que eram habituais (transferir, visualizar ou abrir como documento Google), passam a poder arrastar o anexo para o local que pretenderem no vosso PC.
Ao pararem o rato em cima do anexo passam a ter presente a mensagem "Clique para ver OU arraste para o seu ambiente de trabalho para guardar". E é mesmo isso que devem fazer. Seleccionar o anexo e arrastar para o ambiente de trabalho.
Caso o tamanho do anexo seja maior que o normal será apresentada uma barra de progresso a indicar o estado da transferência.
Mais uma vez inova com a utilização de novas tecnologias que estão ao dispor de todas as empresas. Vamos então aguardar impacientemente pela próxima novidade.
Artigos relacionados:
- Gmail – Assinaturas diferenciadas por conta
- Gmail – Arraste imagens para novas mensagens
- Gmail com mais 2 novidades
Homepage: Gmail
Este artigo tem mais de um ano
O Google Blog já anunciou a funcionalidade do login em multi-sessões, para quem tem mais que uma conta do Gmail (como eu), mas parece que ainda não está disponível para todos.
Espero que não demore muito, porque daria jeito consultar os emails nas duas contas sem ter de terminar sessão numa delas.
Isso faz-me uma falta do caraças! :s
Mas pra isso não é só configurar o Gmail pra receber de outra conta, seja ela qual for…
Duas sessões de contas do Gmail….
vai ler este artigo pra esclarecer e saber como ativar a função. Boa sorte
http://gmailblog.blogspot.com/2010/08/access-two-gmail-accounts-at-once-in.html
viva
o gmail é o melhor, mas o novo look and feel do novo hotmail junto com a sua simplicidade é caso para a google mexer-se e penso que teremos novidades para breve no gmail
Olá!
Por acaso prefiro o aspecto do Gmail que o novo e pesadão do Hotmail que foi apenas pensado para algumas máquinas e não no geral o que é mesmo mau, já que em 1 ou 2 máquinas tenho alguns problemas em usar esse novo e supostamente melhorado Hotmail!!!
Quanto ao artigo, boa notícia, assim já não é preciso recorrer sempre ao link “Transferência”. Isto sim são funcionalidades de jeito e de valor 🙂
Cumprimentos,
wolfytuga
O hotmail quando não dá erros a dizer que a minha ultima versão do firefox não é suportada por ser muito antiga, até funciona mais ou menos.
Mesmo assim, para mim continua a ser pior que o gmail.
o novo hotmail é simples comparado com o Gmail? WTF!?!?
a primeira vez q entrei devo ter demorado 5 segundos a encontrar o “Eliminar”
para mim aquilo cada vez está mais confuso, e mudarem de aspecto tantas vezes é muito bom para a habituação (not)
._.’
Eu nem gosto da nova versão do hotmail, a antiga era melhora, mas o gmail e ainda melhor!!!
Penso que o que realmente faz falta no GMail, a nível de gestão de anexos, é a possibilidade de passar directamente anexos entre emails, ou por drag&drop ou um menu de selecção, e também uma melhor integração com o Google Docs que permita gravar e obter os anexos a partir do Google Docs.
Ou seja, tirar totalmente o computador local da equação.
E já que estamos no ramo da integração do GMail com os Docs seria também interessante poder gravar os próprios eMails para os Docs, actualmente recorro à impressão para PDF dos eMails com upload para os Docs.
concordo
Olá a todos.
Para os que não se lembram o Microsoft Outlook permite arrastar anexos para o desktop ou qualquer lugar há já algum tempo.
Acho que o serviço de e-mail do hotmail está bastante melhor que o do Gmail, tanto em termos de simplicidade e organização como de aparência. Em todo o caso, it’s my opinion… 🙂
“Para os que não se lembram o Microsoft Outlook permite arrastar anexos para o desktop ou qualquer lugar há já algum tempo.”
Não é bem a mesma coisa, acho eu…
Tecnologicamente não, funcionalmente sim. Ainda não deixei meu MSOutlook de lado para WebMail. Nâo gosto da idéia de ficar sem informação caso esteja sem internet.
Já há muito tempo que é possível aceder ao gmail em modo offline:
https://pplware.sapo.pt/informacao/gmail-offline/
Contatos, agenda e tarefas também ? …. acho que não…
faz um bom tempo que esta ferramenta já está disponível pelo google labs
Hum… acho que não…
Já nem me lembro de ter conta no hotmail, tanta foi a aversão que lhe ganhei.
Pelo meio tive Yahoo e uma conta pioneira em Portugal, que embora paga, foi a primeira a ter mails de GB, enquanto os outros ainda tinham alguns MB apenas.
Pouco depois apareceu o Gmail e desde então que é o meu email. Simples, fácil, fiável (pois raramente está em baixo) e sempre a inovar.
Já somos 2.
O mail do hotmail é uma treta pegada, fiz o POP e cai tudo no gmail. Simples, fácil e rápido.
Então já somos 3…
Uma pergunta: no hotmail é possível separar os emails por labels?
E uma outra: também existe a possibilidade de colocar os modelos de respostas?
Sem isto qualquer outro webmail parece um email para newbies…
Mas as coisas são mesmo assim, se a intenção for enviar emails ocasionalmente, ou aqujeles emails de brincadeira, qualquer serviço de email serve, normalmente é usado o hotmail porque os newbies estão lá.
Agora se é para fazer um bom uso do email não conheço nada melhor do que o gmail.
Ahhh… mto obrigado por jogar meus 15 anos de experiencia em informatica no lixo simplesmente por ter um @hotmail integrado ao meu MSOutlook… kkkkk … morro e não vejo tudo…
@weingartner.
Infelizmente os teus 15 anos de experiência de informática não te ensinaram a interpretar um texto. Tem calma estamos a falar de webmails… Não sejas trágico-cómico.
Ficará quase perfeito quando for possível guardar directamente no servidor qualquer ficheiro anexo, e não apenas aqueles reconhecidos pelo Google Docs. O aplicativo GMail para telemóveis (não PDA nem smartphone) também já merecia um update com a possibilidade de incluir anexos, entre outras melhorias.
Ainda assim, pela facilidade de pesquisa, etiquetas e organização de correio, é também o meu webmail de eleição 🙂
+1 ponto prá Google