Layar Vision – Realidade aumentada em tudo o que existe
Lembra-se do Google Goggles? A aplicação móvel que permite captar e reconhecer objectos do dia-a-dia através da câmara do smartphone. Pois bem, em vez ser criada uma pesquisa por esse objecto no Google Search, o Layar Vision permite interagir em tempo real com o objecto filmado.
Confuso? Imagine-se a fotografar o seu restaurante favorito e poder fazer "gosto" ou fotografar um recorte de jornal e publicar a notícia nas redes sociais. Estes são apenas alguns exemplos daquilo que podemos esperar da realidade aumentada.
A Layar, empresa criadora da aplicação móvel de realidade aumentada com o mesmo nome, anunciou recentemente uma extensão para a sua plataforma, Layar Vision. Esta extensão permite o reconhecimento de objectos do mundo real através da câmara do seu smartphone e visualização de conteúdo digital sobre as imagens. Desde recortes de revistas e jornais, logótipos, posteres ou qualquer imagem pré-programada com conteúdo de realidade aumentada.
Tendo em conta a instalação do Layar em 10 milhões de dispositivos móveis um pouco por todo o mundo, trata-se de uma mais-valia para as empresas que pretendem publicitar os seus serviços enquanto divertem o cliente com conteúdo rico em realidade aumentada.
O Layar Vision, combinado com as inúmeras "camadas" já disponíveis na aplicação Layar com os mais diversos pontos de interesse e ligações a sites como a Wikipédia, mostra que cada vez mais caminhamos para um futuro onde a realidade aumentada poderá representar o futuro do marketing e publicidade.
Veja um vídeo que mostra todas a potencialidades desta plataforma.
Esta plataforma já está disponível para os developers que pretendam criar conteúdo rico para a plataforma. Está aberto um concurso de criação de camadas para o Layar Vision - Layar Creation Challenge - onde os prémios ascendem aos $55.000.
Embora ainda não tenha sido lançado ao público, o Layar Vision promete ser incluído no Layar Player que será lançado no último trimestre deste ano, tanto para iOS como para Android. Outra grande novidade é a capacidade de incorporar as funcionalidades do Layar Vision em aplicações individuais para dispositivos móveis.
Artigos relacionados:
- Nokia Live View – Realidade aumentada para Symbian
- Realidade Aumentada ao serviço das Compras Online
- Sony demonstra SmartAR – A Nova Realidade Aumentada
- Flyar: Realidade Aumentada no Twitter pela Ydreams
- Ydreams: A Realidade Aumentada além-fronteiras
Qual o papel da realidade aumentada no futuro do marketing e publicidade?
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia ,
Tem muitas potencialidades esta tecnologia .
Cumprimentos
Serva
O que eu quero saber é, funciona bem no nosso país?
Porque todos nós conhecemos aplicações deste género que não têm uso em Portugal, porque simplesmente não há onde as aplicar.
Isso resta saber se as empresas adoptarão. Atenção que é uma tecnologia ainda em desenvolvimento e actualmente são os developers que têm controlo sobre a mesma. No último trimestre deste ano já será lançada ao utilizador normal.
Será que existe alguma comunidade sobre o Layar aqui em Portugal?