Quantcast

LaTeX Lab: Crie documentos LaTeX no Google Docs

20 Comentários

Para quem não conhece o LaTeX, esta é uma linguagem de marcação que permite a produção de textos matemáticos e científicos, livros, etc. Devido à sua versatilidade de símbolos, é excelente ferramenta na escrita de equações, fórmulas e até outros tipos de gráficos.

Seguindo a sugestão do nosso leitor Ricardo, hoje apresento-vos o LaTeX Lab, uma aplicação web que permite a qualquer utilizador do Google Docs criar, editar e partilhar os seus documentos LaTeX via browser, de uma forma bastante visual.


É sabido que para criar documentos LaTeX basta abrir um simples editor de texto debitando sintaxe LaTeX e por fim compilar esse documento, podendo mais tarde exportá-lo para uma grande variedade de formatos, incluindo PDF.

Aqui no Pplware, o Sílvio Horta já tinha apresentado anteriormente o LyX, um editor WYSIWYG (What You See Is What You Get – “o que vê é o que obtém”), que não é mais do que um editor visual à semelhança do Microsoft Word, por exemplo.

Hoje trago-vos uma aplicação web que permite a qualquer utilizador do Google Docs editar documentos LaTeX via browser.

LaTeX Lab é uma implementação open-source de um editor web-based de LaTex para o Google Docs. A sua integração com o Google Docs é conseguida utilizando a API GData. A aplicação web é desenvolvida usando GWT (Google Web Toolkit) e está alojada no Google AppEngine. Para compilar documentos LaTeX é utilizada uma implementação CLSI (Common LaTeX Service Interface).

Vamos abrir a aplicação: neste momento existem 2 versões disponíveis: uma estável e outra em desenvolvimento, com mais funcionalidades mas poderá ser mais instável. Escolha uma das duas, podendo alternar entre as mesmas a qualquer altura.

Depois de clicar num dos links deverá obter uma página que lhe pedirá para continuar até à aplicação. Clique em “Continue”. É provável que a Google lhe peça para autorizar a aplicação para utilizar os seus dados pessoais, por isso aceite. Desta forma o LaTeX Lab terá acesso ao seu Google Docs.

Nesta altura será presenteado com um documento exemplo escrito em LaTeX. Pode dar-lhe um título editando o campo no canto superior esquerdo. Pode editar o texto ou colar o seguinte texto:

\documentclass[12pt]{article}
 \usepackage[utf8]{inputenc}
 \usepackage{amsmath}
 \title{Peopleware}
 \date{}
 \begin{document}
 \maketitle
 Este é um exemplo do que se pode fazer com o \LaTeX{}.

Aqui ficam algumas equações engraçadas:

\begin{align}
 \newcommand{\webvector}[2]{\left( \begin{array}{c} #1 \\ #2        \end{array} \right)}
 \webvector{a}{b}+\webvector{c}{d}=\webvector{a+c}{b+d}
 \end{align}
 \begin{align}
 E &= mc^2                              \\
 m &= \frac{m_0}{\sqrt{1-\frac{v^2}{c^2}}}
 \end{align}
 \end{document}

Experimente agora compilar e ver o resultado. Clique no menu em “Compiler” > “Compile…”. Deverá ver algo semelhante à seguinte imagem.

Se  pretender exportar o seu documento, tem 3 formatos disponíveis: PDF, PS e DVI.

Explore as barras de ferramentas da janela do LaTeX Lab. Se está na versão estável, experimente trocar o “docs” do URL do browser para “dev”. Dessa forma abrirá o seu documento actual com a versão em desenvolvimento. Reparará que a barra de ferramentas está mais organizada e é agora possível aceder mais facilmente às macros da linguagem.

Agora grave o documento e feche a janela. Abra o seu Google Docs aqui. Pode agora ver o seu documento LaTeX gravado como se de um documento de texto normal se tratasse. Se o abrir via Google Docs não recuperará o editor LaTeX Lab.

Para isso vá novamente à aplicação web LaTeX Lab e pela barra de ferramentas escolha “File” > “Open” e aceda ao seu documento no separador “All Documents”.

E qual é a grande vantagem desta aplicação web? A partilha. Se é um utilizador do Google Docs como eu, tem com certeza consciência das inúmeras facilidades que este nos disponibiliza. Use o LaTeX Lab para partilhar os seus documentos LaTeX entre amigos/colegas e edite-os concorrentemente.

Versão estável: LaTeX Lab (Docs)
Versão em desenvolvimento: LaTeX Lab (Dev)
Homepage: LaTeX Lab

Partilhar:
Tags:

Comentários

20
  1. TA
    Tagus

    lolol só falta podermos programar java, C++, javascript entre outras no google docs e podermos logo visualizar o resultado. Isso sim era lindo.
    Mas claro bem sustentada, com o famoso auto complete de métodos existentes e coisas do género, um pouco ao estilo do eclipse ou netbeans. 😀

    1. SÍ
      Sílvio

      Não sei se já conheces ou não, mas neste site dá para fazeres o que dizes: http://www.ideone.com

      Cumprimentos

      1. HC

        Muito interessante, não conhecia.
        Às vezes para testar algum código “à pressa” num PC que não tem nenhum IDE é um martírio. Assim está feito 🙂

  2. ZE
    Zeg

    O ” Latex” é basicamente o meu Word para a faculdade…
    Todos os relatórios que tenho que fazer é com o Latex e com o editor Kile … Para relatórios muito específicos em que é necessário muito rigor em termos de alinhamento e etc, é muito útil.

  3. KE
    kekes

    Gostei bastante 🙂 continuem com dicas destas 😀

  4. RC
    Ricardo Correia

    Excelente ferramenta!
    Como disse o Zeg, todos os relatorios que faço na faculdade têm que ser em Latex.

    Até agora também utilizava o Kile através do Ubuntu, mas assim facilita muito mais o trabalho.

    😉

  5. JF
    jffd

    A minha tese de mestrado foi formatada em LaTex, fica com um aspecto muito profissional. Recomendo!

  6. RG
    Rui Guedes

    Mestrado -> dissertação. Doutoramento -> tese… Dissertação significa que vais dissertar sobre algo, que estás apto a aplicar os conhecimentos adquiridos. Agora na tese é que tem que haver inovação, criar algo novo, por isso se chama tese…

    1. AN

      Eu acho que depende dos cursos. No meu curso (Eng. Informática e de Computadores), tu desenvolves algo novo, pegando em algo existente, é certo, mas tens de inovar, tens de produzir código final, inovador. Isto na parte prática. Na parte escrita é claro que vais explicar todo o processo.

    2. PA
      Paulecas

      Também pode ser tese de mestrado. Isso depende do que realmente foi feito pela pessoa.

  7. HC
    Hugo Costa

    Muito bom! Grande passo para o Google Docs!

    1. AN

      Na verdade, é para o LaTeX Lab. O Google Docs apenas disponibiliza uma API que qualquer pessoa pode usar para fabricar as suas próprias aplicações. 😉

      1. XO
        Xavier Orkall

        É um apenas entre aspas, claro. Ou achas assim tão pouco?

  8. RI
    Ricardo

    Há que referir que o mentor desse projecto ( Bobby Soares) é Português mas penso que não a viver em Portugal 😉

    Aos que normalmente usam latex gostaria de vos indicar que dessem umas olhadela ao novo kile. na sua versão beta 4 já podemos ver bastantes inovações e também wizards.

  9. OU
    Okapi ( UK )

    Para quem usa esta aplicação fica aqui link de um freeware para Windows, Linux e Mac, esta ferramenta encontrei-a há uns meses para safar um amigo que me pediu.

    http://www.xm1math.net/texmaker/download.html

    Por sinal o site do desenvolvedor tem tudo muito bem explicado.

  10. PP
    pph

    Era capaz de me ter dado jeito há uns tempos.

    O Latex produz documentos muito profissionais, mas tem dois defeitos, que são:
    -por vezes a filosofia WYSIWYM, não acerta la muito bem no que queríamos, e provoca algumas dores de cabeça
    -a curva de aprendizagem é um bocado bruta

  11. FS

    Grande ferramenta, já uso à algum tempo o texmaker, a minha dissertação de mestrado já foi feita em latex e uso para todos os documentos que produzo.
    Esta semana tive de enviar um artigo em que só aceitavam .doc e vi-me grego para editar o texto, imagens, tabelas, etc…

  12. LM
    lmx

    boas..
    isto ate é giro e tal, mas isto da muita trabalho, não existe o contrario, eu pensar em algo e aparecer escrito no ecran?lol 🙂
    è que isto tenho que estar a indocar tamanhos de letra tipos, etc e sei la mais o que cada vez que quero escrevr uma letra…

    cmps

    1. OV
      over

      Eu actualmente sou duplamente mais rápido a fazer relatórios em latex do que noutra ferramenta. basta ter templates para o que se normalmente faz, como excertos de código latex para tabelas, imagens… e tens a benesse que durante o tempo em que estás a escrever estás concentrado no que realmente interessa, e não estás preocupado ora porque agora os items mudaram para a frente e para trás… tamanhos de letra (já houve alguem que pensou nisso por ti… se bem que podes mudar mas não vale a pena). enfim, inúmeras vantagens.

      1. CU

        Exactamente! Sou exactamente da mesma opinião! Escrever através do LaTeX, depois de se ter experiência e templates, é simplesmente a melhor e mais concentrada maneira de escrever documentos.

        Utilizo-o já não só para relatórios mas também como forma de escrita de apontamentos e resumos!

        Ah, utilizo através do Kile, mas tenho de dar uma olhada a esse serviço!

        Abraço,
        Cláudio Novais.

Deixe um comentário