IPMA: preencha o questionário sobre o sismo sentido em Portugal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera deseja cartografar a extensão dos efeitos dos sismos sentidos. Se ocorreu um sismo que tenha sido sentido na zona onde se encontrava a sua resposta a este questionário é importante para o IPMA, mesmo que não o tenha sentido!
O questionário macrossísmico é um instrumento utilizado na sismologia para obter informações sobre os efeitos de um terramoto, com o objetivo de avaliar a intensidade sísmica em diferentes locais afetados. Esse tipo de questionário é geralmente preenchido por pessoas que sentiram o terramoto.
As perguntas típicas do questionário abordam aspetos como:
- A intensidade com que o terramoto foi sentido.
- Danos observados em construções e infraestrutura.
- Efeitos sobre pessoas (por exemplo, se foram acordadas, se sentiram medo).
- Efeitos observados em objetos (como móveis se movendo ou quedas de objetos).
Essas respostas são analisadas para determinar a intensidade do terramoto numa escala como a Escala de Intensidade Macrossísmica Europeia (EMS-98) ou a Escala Mercalli Modificada. Essa análise ajuda a mapear as áreas mais afetadas e a compreender melhor o impacto do evento sísmico.
O Site do IPMA é um desastre.. parece desenhado nos anos 80 e aposto que corre numa consola de 8bits dentro de um cartucho.
Tentem abrir o site num telemóvel e ficam cegos a tentar localizar a informação.
Só faltam ali gifs de planetas a girar e envolopes para o email… muito mau e já merecia investimento.
Faz download da app.
Sem dúvida, é uma vergonha, nem tem versão mobile.
Depois de terem recebido mais de 1 milhão para se modernizar continuam uma miséria. Até nas previsões
A app Sismos@IPMA para iOS funciona bem. Também tem o link para o questionário web “sentiu o sismo”
Portugueses não respondam ao questionário, o Estado e respectivas entidades competentes possuem pessoal técnico e qualificado, assim como os respectivos equipamentos, para analisar o sismo que ocorreu.
É muito ao gênero, da EDP, arranja trabalhadores gratuitos para da contagem dos contadores, os sensores de sismos, são os relatos do “passa a palavras dos populares”! Ou como colocar as maquinas automáticas nas caixas dos supermercados! O povo não abre os olhos, e vê que estamos a anda para trás e não para a frente na evolução!
Mas como é vou responder a um inquérito que já podia ter morrido, nem uma mensagem de prevenção sequer, nem tão pouco é dada formação de como proceder nestas situações, e já nem falo da preparação que as nossas forças de socorro tem que isto parece que ainda estão agora a reunir para ver como vai ser as coisas…
Portugal no seu melhor…
O aviso compreendo, o procedimento se não o sabes, mereces ir à vida… És tão palerminha que nem vês as notícias e percebes que a proteção civil tratou logo de tudo enquanto dormias…
Agora é levar com sismo na tv a semana inteira. Os tudólogos comentadeiros a propagar a sua especialidade em sismologia.
Os tótós das tedes socias eufóricos a tentar que neio mundo repare na sua experiência.
Observatórios que mamam dinheiro público a usar isto para tentar justificar a sua existência.
Paciência, muita paciência para tanta imbecialiade em redor de algo sem jeito nenhum.
Está a dar na TV? Há, já sei. C@guei para a televisao e redes sociais ha muito tempo e vivo feliz.
Só são activados quando a magnitude do sismo é superior a 6,1.
Coincidência ou não mas neste dia 26 de Agosto de 1966 05h 56 m (TUC) também houve um sismo mais ou menos na mesma zona.
não é coincidencia, é um timer nas placas tectonicas, quando os abalos o relogio ficou atrasado
Mais eficaz foi o meu Android, até mais que os meus animais que se diz sentirem estas coisas, estava eu a mexer no telemovel e um segundo antes (mais coisa menos coisa) de tudo começar a abanar recebi a notificação de terramoto, muito bom.
As galinhas são as que mais sentem, já dizia a minha avó.
Em Seia sentiu -se o sismo
Eu não senti nada. Devia estar ferrado e o alarme de sismos do Android tb não tocou pq em casa tenho configurada a localização para desligada.
Mas depois sais da garagem de casa com o gps ligado para ires a algum local…..
Yá, qd perde o sinal o WiFi de casa, liga o dados, liga o BT e liga a localização.
Isto pq se perder o telefone vai ser mais fácil encontrá-lo com a localização activa.
Todas essas coisas andam desliqadas em casa pq não faz sentido tê-las ligadas. (se calhar agora até faz, se a moda dos terramotos pega …)