IObit Cloud – Protecção contra vírus via Internet
A IObit, que já nos habitou a muitas e boas ferramentas, resolveu lançar-se no mercado dos antivírus alojados na net e disponibiliza uma ferramenta para análise de ficheiros que podem ajudá-lo na hora de avaliar o grau de perigo de um ficheiro. Este tipo de antivírus, que não requerem qualquer instalação nos vossos PC's são perfeitos para, por exemplo, em situações que estejam numa máquina sem antivírus instalado necessitam de testar um ficheiro que descarregaram.
A utilização do IObit Cloud segue tudo o que tem sido feito nesta área e consegue dar aos seus utilizadores uma protecção simples, se bem que fidedigna! Conseguem uma protecção adicional, ou de primeira linha contra tudo o que de mau conseguem achar na Internet.
Esta ferramenta alojada na Cloud permite que recorrendo a mecanismos de análise heurística seja detectado spyware, adware, trojans, keyloggers, bots, worms, hijackers e outros riscos associados à segurança. Todo este processo é realizado de forma completamente automática e com a mínima intervenção dos utilizadores.
A utilização deste serviço é muito simples e intuitiva. O processo inicia-se com o envio do ficheiro que julgam estar infectado ou em que não confiam para os servidores da IObit para analise. Para este processo existe um botão sobredimensionado, para permitir uma rápida identificação e que vos permite escolherem o ficheiro.
Terminado este passo o controle passa totalmente para a página web e o processo de análise decorre sem problemas. Os passos que estão a ser tomados e executados são mostrados nessa página web para que possam acompanhar o estado do processo. É ainda mostrado um contador de percentagem em cada um dos passos.
Dependendo da ocupação que os servidores que prestam este serviço, a análise demorará mais ou menos. Existe ainda um indicador no topo direito da página onde podem controlar o estado de ocupação desses servidores e a rapidez com que o serviço vai ser prestado.
No final deste processo é mostrada uma indicação sobre o ficheiro que enviaram. Podem verificar se este está ou não infectado com algum tipo de vírus, ou se pelo contrário é um ficheiro sem qualquer problema. É ainda apresentado um pequeno relatório sobre o ficheiro que foi submetido.
No final desse relatório têm acesso a um link que podem partilhar e onde é mostrado este mesmo relatório. É perfeito para quem desenvolve software e pretende mostrar que os ficheiros que partilham não estão infectados e que são seguros.
Uma última informação que é disponibilizada nessa página é o estado do serviço. No link Stats conseguem ver por dia o número de ficheiros que foram carregados e quantos apresentaram problemas.
Nunca convêm esquecer que estes serviços, apesar de serem uma grande ajuda na prevenção de problemas de segurança nos vossos computadores não dispensam a utilização de ferramentas locais e com maiores capacidades de acção. É importante e obrigatória a utilização de um antivírus, para vossa segurança!
Homepage: IObit Cloud
Este artigo tem mais de um ano
Uma outra boa alternativa é o VirusTotal.
http://www.virustotal.com
…E o desempenho é que sofre com ligação cloud. Sem fibra, nunca dispensarei o meu peso-pluma ESS. O meu protector em todas as situações.
onde é que está a comparação??? Isto é para analisar UM ficheiro!!!
Se desconfiares dele mandas para lá e se não acusar vírus já sabes que pelo menos 2 AV’s (o teu ESS e o iobit online) dizem que é seguro.
Nota que este produto está ainda em beta e é um “complemento” do futuro IOBIT malware fighter, que se encontra em estado prototipo.
Muito inútil.
Para ficheiros pequenos dá jeito porque de resto.
Só o facto de ter que tar a enviar o ficheiro para os servidores deles.
Imaginem o que é tar a enviar algo com xGb.
Então dá jeito e é inútil? Não estarás descalibrado? Obviamente que esta aplicação, como muitos serviços que existem, têm uma utilidade relativa. mas por isso é que está dito no texto, que é uma ferramenta para analisar ficheiros via link ou via upload. Enfim…
Se funcionar como o Panda Cloud Antivírus não envia o ficheiro de x Gb para a nuvem como é óbvio… A unica coisa que envia é a Hash de MD5 do ficheiro. Se assim não fosse era impossível um antivírus funcionar desta forma…